Perspectivas y tensiones de la responsabilidad social de la universidad
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art10Palavras-chave:
responsabilidad de la educación, responsabilidad social, universidad, educación superior, responsibility of education, social responsibility, university, higher education, responsabilidade da educação, responsabilidade social, universidade, ensino superior.Resumo
Este artigo analisa de forma crítica e propositiva a emergência da responsabilidade social universitária (doravante USR) como um problema de investigação que tensiona a relação da universidade com a sociedade sob dois pontos de vista: por um lado, de uma perspectiva construtiva, sentida e situada, e por outro, de práticas associadas a racionalidades políticas típicas do liberalismo avançado que está actualmente presente no ensino superior. O método de investigação centrou-se nos estudos de governabilidade, sendo relevante a triangulação da análise das declarações discursivas e não discursivas, revendo a racionalidade política, o significado e os objectivos do que foi evidenciado nas práticas. Como resultados relevantes, podemos mencionar aspectos em duas linhas, aqueles que justificam tanto a importância da USR no contexto da relação com a sociedade, como a crítica de lógicas que procuram tornar o assunto hiper-responsável ou encorajar acções "cooperativas", que reduzem grandemente a carga e a responsabilidade do Estado. Conclui-se assim que os discursos da USR têm um conteúdo e um significado que revelam compromissos importantes para reforçar a relação com a sociedade, bem como provas de lógicas de gestão e projecção social que devem ser suspeitas e questionadas, impedindo que um elemento missionário seja utilizado para fins associados ao poder do mercado no ensino superior.
Biografia do Autor
Jairo Rodrigo Velásquez Moreno, Fundación Universitaria Cafam
Candidato a doctor en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Cinde - Universidad de Manizales; Magíster en Desarrollo Educativo y Social del Convenio Cinde Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá-Colombia), Profesor Asistente de la Escuela de Pedagogía e Innovación, coordinador del Grupo interdisciplinario de investigación en pedagogía para la innovación y el desarrollo, Fundación Universitaria Cafam
Ruth Amanda Cortés Salcedo, Universidad de Manizales
Doctora en educación- Doctorado Interinstitucional en Educación Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá Colombia), Magister en Desarrollo educativo y social del Convenio Cinde, Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá-Colombia), Asistente de Dirección del Instituto de Investigación Educativa y Desarrollo Pedagógico –IDEP–, Universidad de Manizales
Referências
Ayuste, A. y Trilla, J. (2020). Un sexto principio para el manifiesto por una pedagogía post-crítica. Teoria de la educaciòn: Revista internuniversitaria, 32(2), 25-36. https://doi.org/10.14201/teri.22384 DOI: https://doi.org/10.14201/teri.22384
Bassi, M., Busso, M., Urzúa, S. y Vargas, J. (2012). Desconectados: habilidades, educación y empleo en América Latina. Fondo de Cultura Económica. https://publications.iadb.org/publications/spanish/document/Desconectados-Habilidades-educaci%C3%B3n-y-empleo-en-Am%C3%A9rica-Latina.pdf
Castro-Gómez, S. (2010). Historia de la gubernamentalidad. Siglo del hombre Editores.
Cortés, R. (2012). Prácticas de ciudadanización en la escuela contemporánea. Colombia, 1984-2004 [Tesis doctoral, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio institucional UPN. . http://repositorio.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/12999
De Sousa, B. (2006). Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social (encuentros em Buenos Aires). CLACSO. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/coediciones/20100825032342/critica.pdf
Díaz, O. (2013). Las competencias como tecnología de gobierno neoliberal: consentimientos y contraconductas en la educación superior [Tesis doctoral inédita]. Colombia.
Foucault, M. (1970). La arqueología del saber (A. Garzón del Camino, Trad.). Siglo XXI editores.
Foucault, M. (2003). Historia de la Sexualidad 2: El uso de los placeres. Siglo XXI.
Foucault, M. (2009). El gobierno de sí y de los otros. Fondo de Cultura Económica.
Fundación Saldarriaga Concha. (2019). Habilidades socio-emocionales para la empleabilidad. https://www.saldarriagaconcha.org/wp-content/uploads/2019/01/Guia-Instituciones-y-agencias-de-empleo.pdf
Galceran, M. (2007). Reflexiones sobre la reforma de la universidad en el capitalismo cognitivo. Nómadas, (27), 86-97. https://nomadas.ucentral.edu.co/index.php/inicio/22-universidad-y-produccion-de-conocimiento-tensiones-y-debates-nomadas-27/280-reflexiones-sobre-la-reforma-de-la-universidad-en-el-capitalismo-cognitivo
Hoyos, G. (2011). Educación para un nuevo humanismo en tiempos de globalización. Cuestiones de Filosofía, (12), 1-23. https://doi.org/10.19053/01235095.v0.n12.2010.661 DOI: https://doi.org/10.19053/01235095.v0.n12.2010.661
Martí, J. (2011). Responsabilidad social universitaria: estudio acerca de los comportamientos, los valores y la empatía en estudiantes de Universidades iberoamericanas [Tesis doctoral, Universidad de Valencia]. Roderic. https://roderic.uv.es/handle/10550/49997
Martínez, A. (2017). La formación de los estudiantes y la responsabilidad social. Sistema de indicadores en un modelo de gestión de la calidad en educación superior. [Tesis doctoral, Universidad de Barcelona]. TDX. http://www.tesisenred.net/handle/10803/402105
Navarro, G., Boero, P., Jiménez, G., Tapia, L., Hollander, R., Escobar, A. y Espina, Á. (2012). Valores y actitudes socialmente responsables en universitarios chilenos. Calidad en la Educación, (36), 123-147. https://doi.org/10.4067/S0718-45652012000100004 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-45652012000100004
Ortìz-Riaga, M. y Morales-Rubiano, M. (2011). La extensión universitaria en América Latina: concepciones y tendencias. Educaciòn y Educadores, 14(2), 349-366. https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.6 DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.6
Palechor, L. (2017). La Universidad Autónoma Indígena Intercultural (UAIIN): una apuesta a la construcción de interculturalidad. Educaciòn Superior y Sociedad, 20(25), 157-181. https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/23/23
Real Academia Española (RAE). (2014). Empatía. En Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/empat%C3%ADa
Rose, N. (1997). El gobierno en las democracias liberales 'avanzadas': del liberalismo al neoliberalismo. Cuadernos de Crítica de la Cultura, (29), 25-40.
Santacruz, G. (2021). Hacia dónde va la extensión universitaria. En S. Valenzuela y R. del Campo (comp.), Los caminos de la extensión en Colombia (pp. 48-65). ASCUN. https://ascun.org.co/pdfviewer/los-caminos-de-la-extension-en-colombia/?auto_viewer=true#page=&zoom=auto&pagemode=none
Velásquez, J. y Cortés, A. (2023). Universidad y sociedad: tránsitos y trayectorias de la responsabilidad en clave de gubernamentalidad. Emerging Trends in Education, 6(11), 62-74. https://doi.org/10.19136/etie.a6n11.5586 DOI: https://doi.org/10.19136/etie.a6n11.5586
Zuluaga, O. (1999). Pedagogía e historia. Universidad de Antioquia.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista UNIMAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |