Comunicação assertiva em adolescentes de Tumaco, Nariño

Autores

  • Andrea Carolina Flórez Madroñero Universidad Mariana
  • Daniela Alejandra Arias Romo
  • Katherin Fernanda Obando Rivera
  • Anyela Celene Rivera Arizala

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art9

Palavras-chave:

Comunicação, assertividade, adolescência, adaptação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar três dimensões de assertividade por meio da Escala de Assertividade Multidimensional em adolescentes pertencentes ao Centro Educacional Nerete - Tumaco (Nariño). O estudo foi orientado a partir do paradigma quantitativo, do tipo descritivo, com abordagem empírica analítica e delineamento transversal; a partir de amostra não probabilística, contou-se com 31 participantes entre 15 e 17 anos. Como estratégia de avaliação, foi utilizada a escala EMA, que analisa as dimensões: não assertividade, assertividade indireta e assertividade. Constatou-se que a maioria dos adolescentes apresenta a dimensão da assertividade e, portanto, possui um nível adequado de capacidade para se expressar de forma equilibrada; a maioria dos alunos não usa meios indiretos para se comunicar.

Biografia do Autor

Andrea Carolina Flórez Madroñero, Universidad Mariana

Magíster en Ciencias Sociales; Psicóloga. Docente de Psicología, Universidad Mariana. Pasto, Nariño, Colombia.

Daniela Alejandra Arias Romo

Psicóloga. San Juan de Pasto.

Katherin Fernanda Obando Rivera

Psicóloga. San Juan de Pasto.

Anyela Celene Rivera Arizala

Psicóloga. San Juan de Pasto.

Referências

Betancourth, S., Zambrano, C., Ceballos, A., Benavides, V. y Villota, N. (2017). Habilidades sociales relacionadas con el proceso de comunicación en una muestra de adolescentes. Psicoespacios, 11(18), 133-147. https://doi.org/10.25057/21452776.898

Betina, A. y Contini, N. (2011). Las habilidades sociales en niños y adolescentes. Su importancia en la prevención de trastornos psicopatológicos. Fundamentos en Humanidades, 12(23), 159- 182.

Caballero, M. (2010). Convivencia escolar. Un estudio sobre buenas prácticas. Revista de Paz y Conflictos, 154-169.

Chala, L.D. y Matoma, L.V. (2013). La construcción de la identidad en la adolescencia [Tesis de Pregrado, Universidad Pedagógica Nacional]. http://repositorio.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/2535

Comité Internacional de la Cruz Roja. (2011). Los niños afectados por los conflictos armados y otras situaciones de violencia.

Comité Internacional de la Cruz Roja.

Contreras, Á. (2013). El fenómeno de bullying en Colombia. Revista Logos, Ciencia y Tecnología, 4(2), 100-114. https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.195

Flores, M. y Díaz, R. (2004). Escala Multidimensional de Asertividad (EMA). Editorial Manual Moderno.

García, M., Cabanillas, G., Morán, V. y Olaz, F.O. (2014). Diferencias de género en habilidades sociales en estudiantes universitarios de argentina. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, 7(2), 114-135.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6.a ed.). McGraw-Hill.

León, A., Rodríguez, C., Ferrel, F. y Ceballos, G. (2009). Asertividad y autoestima en estudiantes de primer semestre de la Facultad de Ciencias de la Salud de una universidad pública de la ciudad de Santa Marta (Colombia). Psicología desde el caribe, 91-102.

Lucía, B., Arranz, V. y Aguado, D. (2017). Programa de entrenamiento en habilidades: Comunicación. UAM Ediciones. https://doi.org/10.15366/hab.comunicacion2008

Luque, A. y Herrero, N. (2019). Impacto de la tecnología en la sociedad: el caso de Ecuador. Universidad y Sociedad, 11(5), 11-66.

Mantilla, L. (2001). Habilidades para la vida, una propuesta educativa para la promoción del desarrollo humano y la prevención de problemas psicosociales. Fe y Alegría.

Mendoza, B. y Maldonado, V. (2016). Acoso escolar y habilidades sociales en alumnado de educación básica. Ciencia ergo-sum, 24(2), 109-116. https://doi.org/10.30878/ces.v24n2a2

Pérez, L.C. (2013). “Nivel de asertividad en adolescentes” (Estudio realizado en la Fundación “Futuro de los niños” del municipio de Salcajá, Quetzaltenango [Tesis de Pregrado, Universidad Rafael Landívar]. biblio3.url.edu.gt/Tesario/2013/05/42/Perez-Luis.pdf

Rincón, L.R., Ortiz, Y.A., Cáceres, L.Á., López, A.R. y Mendieta, Y.O. (2015). Influencia de la ausencia de comunicación asertiva en el desarrollo psico-social de los sujetos que conforman las familias de las comunidades de Girardot, Zipaquirá, Suesca, Flor del llano y Batallón en Bogotá. https://repository.unad.edu.co/bitstream/handle/10596/3773/1078348046. pdf?sequence=3&isAllowed=y

Ruíz, V. (2014). Habilidades para la vida: una propuesta de formación humana. Itinerario Educativo, 28(63), 61-89. https://doi.org/10.21500/01212753.1488

Van der Hofstadt, R. (2005). El libro de las habilidades de comunicación: cómo mejorar la comunicación personal (2.ª ed.). Editorial Díaz de Santos S. A.

Como Citar

Flórez Madroñero, A. C., Arias Romo, D. A., Obando Rivera, K. F., & Rivera Arizala, A. C. (2022). Comunicação assertiva em adolescentes de Tumaco, Nariño. Revista UNIMAR, 40(1), 175–184. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: