Método heurístico de George Pólya na resolução de problemas matemáticos, em alunos do sexto ano
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar38-2-art5Palavras-chave:
resolução de problemas, método, ensino, aprendizagem, construtivismoResumo
O método heurístico de George Pólya na resolução de problemas matemáticos é a base e a razão da
investigação. O estudo destina-se a alunos do sexto ano do Instituto de Ensino San Luís Gonzaga do
município de Túquerres, observando o desenvolvimento do pensamento e das relações numéricas,
na aplicação de operações combinadas, na hora de resolver problemas. A metodologia é qualitativa
naturalística com uma abordagem construtivista e um tipo descritivo abrangente; o estudo permitiu
conhecer e compreender as realidades das ações humanas em virtude do problema formulado. Os
instrumentos de coleta de dados utilizados foram o teste de conhecimentos, o questionário do teste, uma
oficina de uso e aplicação, uma oficina de avaliação, um questionário e um diário de campo aplicado aos 12
alunos da amostra. Os resultados indicam que na perspectiva heurística, o professor é o ator educacional
fundamental, capaz de diagnosticar e detectar situações práticas, como protagonista da ação educativa.
Em conclusão, os achados encontrados fortalecem o processo de ensino e aprendizagem de matemática
para identificar as políticas e diretrizes que devem ser seguidas na Instituição de Ensino.
Biografia do Autor
Lucía Nathaly Sánchez-Cuastumal
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana. Licenciada en Matemáticas, Universidad de Nariño. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Yanet del Socorro Valverde-Riascos, Universidad Mariana
Candidata a Doctora en Educación, Universidad de Baja California, México. Magíster en Pedagogía, Especialista en Pedagogía, Licenciada en Matemática Creativa e Informática, Universidad Mariana. Docente Investigadora, Categoría Junior, Facultad de Educación, Universidad Mariana. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Referências
Aguilar, B. (2014). Resolución de problemas matemáticos con el Método de Pólya mediante el uso de Geógebra en primer grado de secundaria (Tesis de Maestría). Tecnológico Monterrey, Tolima, Colombia. Recuperado de https://repositorio.tec.mx/handle/11285/626537
Aldana, C. (2012). Trabajo colaborativo en el área de matemáticas. En Blanco y Negro. 3(1), 26-35.
Arroyo, M., Korzeniowski, C. y Espósito, A. (2014). Habilidades de planificación y organización, relación con la resolución de problemas matemáticos en escolares argentinos. Centro de documentación, Investigación y Difusión de Psicología científica, Eureka, 11(1), 55-64.
Boscán, M.M. y Klever, K.L. (2012). Metodología basada en el método heurístico de Pólya para el aprendizaje de la resolución de problemas matemáticos. Escenarios, 10(2), 7-19.
Barrantes, H. (2006). Resolución de problemas. El trabajo de Allan Schoenfeld. Cuadernos de investigación y formación en educación matemática, 1(1), 1-9.
Barrera-Mora, F. y Reyes-Rodríguez, A. (2017). Tareas con diversas soluciones: estructuras conceptuales en profesores de matemáticas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(1), 110-122. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.1.971
Calvo, M. (2008). Enseñanza eficaz de la resolución de problemas matemáticos. Educación Matemática 32(1), 123-138. https://doi.org/10.15517/revedu.v32i1.527
Derazo, D. y Riascos, J. (2018). Errores en el aprendizaje de la adición y sustracción de números racionales positivos en notación fraccionaria (Tesis de Maestría). Universidad Mariana, Nariño, Colombia.
Díaz, V., Belmar, H. y Poblete, A. (2018). Manifestación emocional y modelación de una función matemática. Bolema, Río Claro, 32(62), 1.198-1.218. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a22
Echenique, I. (2006). Matemáticas, resolución de problemas. Navarra, España: Gobierno de Navarra.
Gómez, A. (2010). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los conceptos de ordenación y combinación con estudiantes de educación superior: Un enfoque basado en la resolución de problemas (Tesis doctoral). Universidad Autónoma de Barcelona. Recuperado de https://www.educacion.gob.es/teseo/imprimirFicheroTesis. do?idFichero=LYcyteLZX58%3D
Guerrero, E. y Blanco, L. (2004). Diseño de un programa psicopedagógico para intervención en los transtornos emocionales en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación, 34(2), 1-14. https://doi.org/10.35362/rie3422990
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). Santa Fe, México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.
Latorre, A., Rincón, D. y Arnal, J. (2003). Bases metodológicas de la investigación educativa. Barcelona, España: Ediciones Experiencia.
Mamani, F. y Villalta, B. (2017). Aplicación del método heurístico de Pólya en la resolución de problemas con las cuatro operaciones básicas en los estudiantes de sexto grado de primaria de la Institución Educativa Particular Latinoamericano del Distrito de Paucarpata – Arequipa, 2016 (Trabajo de Grado). Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Perú. Recuperado de http://repositorio.unsa.edu.pe/handle/UNSA/4269.
Marroquín, M. (2015). Docentes estratégicos forman estudiantes estratégicos. Una propuesta para el trabajo de aula. San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Unimar.
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (1998). Serie Lineamientos Curriculares – matemáticas. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-89869_archivo_pdf9.pdf
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (s.f.). Derechos Básicos de Aprendizaje (DBA). Matemáticas 6. Recuperado de http://aprende.colombiaaprende.edu.co/sites/default/ files/naspublic/DBA_Matem%C3%A1ticas.pdf.
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Estándares básicos de competencias en matemáticas. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-340021_recurso_1.pdf
Monereo, C., Castelló, M., Clariana, M., Palma, M. y Pérez, M. (2006). Estrategias de enseñanza y aprendizaje. Formación del profesorado y aplicación en la escuela (6.ª ed.). Barcelona, España: Editorial Graó.
Romero, G. y Quintanilla, V. (2019). El círculo hermenéutico de la comprensión en matemáticas: una propuesta integradora para la evaluación en el aula. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 22(1), 97-122.
Rosales, M. y Salvo, E. (2013). Influencia de la Comprensión Lectora en la Resolución de Problemas Matemáticos de Contexto en estudiantes de quinto y sexto año básico de dos establecimientos municipales de la comuna de Chillán (Trabajo de Grado). Universidad Bío-Bío, Chillán. Recuperado de http://repobib.ubiobio.cl/jspui/bitstream/123456789/1868/1/Rosales_Molina_Maria.pdf
Ruiz, F. (2017). Las estrategias heurísticas y la resolución de problemas de los estudiantes del tercer año de secundaria de la I.E. N°_ 6094 “Santa Rosa”, Chorrillos; Lima, 2016 (Tesis de Maestría). Universidad César Vallejo, Perú. Recuperado de http://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/5622?locale-attribute=en
Silva, M., Rodríguez, A. y Santillán, O. (s.f.). Estrategias de resolución de problemas matemáticos empleadas por alumnos de sexto de primaria. X Congreso Nacional de Investigación Educativa. Veracruz, México. Recuperado de https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v10/pdf/area_tematica_05/ponencias/1729-F.pdf
Universidad Mariana. (s.f.). Facultad de Posgrados y Relaciones Internacionales, Maestría en Pedagogía. Formación y Práctica Pedagógica. Recuperado de http://www.umariana.edu.co/pedagogia/5-INVESTIGACION/ANEXO%2025.%20Documento%20Linea%20investigaci%C3%B3n%20Grupo%20INDAGAR.pdf
Valverde, Y. y Valverde, O. (2017). Conocimiento práctico de la evaluación, Sentido del Profesorado y Evaluación para el aprendizaje y el Desarrollo de las Competencias. San Juan de Pasto, Colombia: Editorial UNIMAR.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |