Enfoque ambiental nos meios de comunicação social na Colômbia. Casos dos noticiários Caracol e RCN

Autores

  • Kelly Yohanna Martínez-Bautista
  • Dalia Jeraldin Caballero-Ramírez
  • Yamile García-Avendaño

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.1-art8

Palavras-chave:

Ambiente, notícias, foco ambiental, meios de comunicação

Resumo

Os diversos estudos ambientais realizados por instituições como a Organização das Nações Unidas têm mostrado a importância do controle humano no meio ambiente. Os meios de comunicação, apesar de sua importância, tendem a usar ou ocultar informações. Para verificar se há ou não uma correspondência entre a importância do tratamento da informação e os telejornais, buscou-se reconhecer qual o espaço atribuído ao meio ambiente em telejornais nacionais como Caracol e RCN. Para isso, foi realizado um trabalho de acompanhamento das notícias, por meio de uma classificação durante os dias 15 a 30 de setembro de 2020, obtendo como resultado, que as notícias ambientais têm um tempo reduzido, salvo se tratarem de questões governamentais ou catástrofes; a quantidade de notícias sobre o assunto é mínima, levando-se em conta a duração dos noticiários. E, embora o noticiário procure principalmente informar, nota-se um tom publicitário em algumas notas, especificamente aquelas relacionadas a uma seção em aliança com uma empresa. O objetivo é identificar a intenção e a importância com que as notícias ambientais são transmitidas; ou seja, dar conta da ausência e importância dos meios para modificar suas agendas.

Biografia do Autor

Kelly Yohanna Martínez-Bautista

Estudiante de comunicación social – periodismo(Corporación Universitaria Minuto de Dios). Zipaquirá, Cundinamarca.

Dalia Jeraldin Caballero-Ramírez

Estudiante de comunicación social – periodismo(Corporación Universitaria Minuto de Dios). Zipaquirá, Cundinamarca.

Yamile García-Avendaño

Estudiante de comunicación social – periodismo (Corporación Universitaria Minuto de Dios). Zipaquirá, Cundinamarca.

Referências

Angulo, L. (2011). Análisis de contenidos del noticiero de RCN de Colombia desde la perspectiva de la Comunicación, el conflicto y el desarrollo. Oikema, Revista de la Facultad de Ciencias Humanas y Artes. 51-74.

Apaza, J.A. (2014). La conciencia ecológica en el consumo de productos en la ciudad de Puno – Perú. Comuni@ccion: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo, 5(2), 5-12.

Arias, F.G. (2012). El Proyecto de Investigación. Introducción a la metodología científica (6.a ed.). Editorial Episteme.

Berrocal-Gonzalo, S., Redondo-García, M. y Torres-Chico, L.M. (2015). La crisis como espectáculo: el infoentretenimiento en las noticias sobre el rescate bancario de la prensa española de referencia. Comunication & Society, 28(4), 1-16. https://doi.org/10.15581/003.28.4.1-16

Betancur, F. (2019). Percepción sobre los noticieros que se emiten en la televisión colombiana por parte de estudiantes universitarios de la ciudad de Medellín Colombia. El Ágora USB, 19(2), 343-351. https://doi.org/10.21500/16578031.4387

Califano, B. (2015). Los medios de comunicación, las noticias y su influencia sobre el sistema político. Revista Mexicana de Opinión Pública, (19), 61-78. https://doi.org/10.1016/j.rmop.2015.02.001

Carabaza, J., Lozano, J., González, J., Pasco, L., Reyes, L., Berumen, A., y Álvarez, P. (2007). Cobertura del medio ambiente en la televisión mexicana. Comunicación y Sociedad, (7), 45-76. https://doi.org/10.32870/cys.v0i7.3841

Cervantes-Loredo, M.T. (2015). Educación ambiental en los medios de comunicación. Ciencia UANL, 18(74), 16-19.

Díaz-Nosty, B. (2009). Cambio climático, consenso científico y construcción mediática. Los paradigmas de la comunicación para la sostenibilidad. Revista Latina de Comunicación Social, 12(64), 99-119. https://doi.org/10.4185/RLCS-64-2009-808-99-119

Fernández, F. (2002). El análisis de contenido como ayuda metodológica para la investigación. Revista de Ciencias Sociales, 2(96), 35-53.

González-Alcaraz, L. (2018). La cobertura noticiosa sobre cambio climático en la agenda informativa de Clarín y La Nación. Global Media Journal, 15(29), 179-201. https://doi.org/10.29105/gmjmx15.29-10

González-García, C. (2018). Tratamiento periodístico del cambio climático en los diarios peruanos El Comercio y La República (2013-2017). Comunicación y medios, (38), 26-36.

Hermelin, D. (2007). Los desastres naturales y los medios en Colombia: ¿Información para la prevención? Gestión y Ambiente, 10(2), 101-108.

Hernández. R., Fernández, C. y Baptista. P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). Mc Graw Hill.

Instituto de Hidrología, Meteorología y Estudios Ambientales (IDEAM). (2014). Cambio climático. http://www.ideam.gov.co/web/atencion-y-participacion-ciudadana/cambio-climatico

López, F. (2002). El análisis de contenido como método de investigación. XXI Revista de Educación, (4), 167-179.

Montero, J.M. (2008). Información ambiental en televisión. https://relec.es/dosculturas/informacionambientalTVjosemariamontero.pdf

Quiñónez, H. (2012). Periodismo Ambiental: un análisis a los medios digitales venezolanos Noticias 24 y Reporte 360. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social ‘Disertaciones’, 5(1), 184-208.

Rating Colombia. (2022). Records de sintonía en la televisión colombiana. https://www.ratingcolombia.com/2010/12/cifras-de-audiencia-en-colombia.html

Tinto-Arandes, J.A. (2013). El análisis de contenido como herramienta de utilidad para la realización de una investigación descriptiva. Un ejemplo de aplicación práctica utilizado para conocer las investigaciones realizadas sobre la imagen de marca de España y el efecto país de origen. Provincia, (29),135-173.

Como Citar

Martínez-Bautista, K. Y., Caballero-Ramírez, D. J., & García-Avendaño, Y. (2022). Enfoque ambiental nos meios de comunicação social na Colômbia. Casos dos noticiários Caracol e RCN. Revista Criterios, 29(1), 148–157. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.1-art8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: