Centros de interesse: uma proposta diferente para una ensina diferente

Autores

  • María Fernanda Insuasty Cortés C.E.M. La Victoria
  • Magaly del Rocío Paz Yanguatín Instituto Colsup
  • Isabel Hernández Arteag Universidad Cooperativa de Colombia

Palavras-chave:

Centros de Interesse, ensino de inglês, estratégia didática, alunos de transição

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa: “Centros de interesse como
uma estratégia didática para o ensino do vocabulário básico em inglês”,
cujo desenvolvimento foi metodologicamente enquadrado pelo paradigma
qualitativo, guiado pela abordagem social crítica e pelas diretrizes de pesquisa
- Ação (IA), com o objetivo de analisar os interesses dos estudantes de
transição do Colegio Sagrado Corazón de Jesús Bethlemitas - Pasto, em relação
ao ensino do vocabulário básico em inglês, para aplicar a estratégia didática
dos Centros de Interesse.
Foram elaborados quatro objetivos específicos de teorização, diagnóstico,
aplicação e concepção de propostas, utilizando revisão documental
bibliográfica, entrevista de peritos, levantamento de professores. Um diagnóstico de interesses foi feito aos alunos para determinar
os Centros de Interesse sobre o vocabulário básico de Inglês,
oficinas de jogo na aplicação da estratégia, em que unidades
didáticas foram planejadas usando a estratégia didática
de Centros de Interesse com seus estágios de observação,
associação e expressão. A sistematização foi organizada pela
técnica da matriz e analisada pela técnica de triangulação. Os
principais resultados da pesquisa mostram que os Centros
de Interesse, como uma estratégia didática favorecem a
participação do aluno nas diferentes etapas do processo de
ensino, tornando real a abordagem da educação atual, onde
o aluno é o centro do processo, demonstrando, neste caso, a
eficácia no ensino do vocabulário básico em inglês.

Biografia do Autor

María Fernanda Insuasty Cortés, C.E.M. La Victoria

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Inglés – Francés. Docente C.E.M. La Victoria, Corregimiento de Catambuco, Nariño, Colombia.

Magaly del Rocío Paz Yanguatín, Instituto Colsup

Magíster en Pedagogía; Licenciada en educación preescolar. Coordinadora del programa de Primera
Infancia, Instituto Colsup; docente tiempo completo Instituto Colsup, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Isabel Hernández Arteag, Universidad Cooperativa de Colombia

Doctora en Ciencias de la Educación. Docente investigadora de la Escuela de Posgrados de la Universidad Cooperativa de Colombia sede Bogotá; docente y asesora de maestrías en el campo de la educación en el país.

Referências

Antón, C. P. (2008). Investigación de la teoría decrolyana: la vida como objeto de la educación. CEP Granada. Obtenido de https://es.calameo.com/read/00078066421c1f95fc68e

Carr, W. (1995). Una teoría para la educación. Madrid: Morata.

Chavez, J. L. (Junio de 2015). Entrevista sobre Estrategia Didáctica Centros de Interés. (F. P. Insuasty, Entrevistador)

Decroly, O. (1965). Iniciación General al Método Decroly. Buenos Aires: Losada.

Dewey, J. (1907). The school and Society. Chicago: Chicago University Press.

Lázaro, A. (2002). procedimientos y técnicas del diagnóstico en educación. Tendencias pedagógicas, 97 - 116.

Ludeña, E. (2011). Magisterio de Educación Primaria. Obtenido de http://tendenfanylu.blogspot.com/

Meza, R. (Junio de 2015). Entrevista sobre Estrategia Didáctica Centros de Interés. . (F. P. Insuasty, Entrevistador)

Monereo, C. P. (2007). Estrategiasde enseñanza aprendizaje: formación del profesorado y aplicación en la escuela. Mexico DF: GRAO.

Navarro, R. E. (17 de noviembre de 2014). El concepto de enseñanza aprendizaje. RED cientifica.

Ramos, C. (2001). La escuela por la vida y para la vida. Historia de la Educación Colombiana, 136-137.

Rodríguez, C. P. (2006). La triangulación analítica como recurso para la validación de estudios de encuesta recurrentes e investigaciones de réplica en educación superior. Revista Electtrónica de Investigación y Evaluación Educativa (RELIEVE), 12(2), 289 - 305.

Sandin, E. P. (2003). Tradiciones en la investigación cualitativa. En Investigación cualitativa en educación. Fundamentos y tradiciones. Madrid, España: Mc Graw and Hill Interamericana de España.

Torres, D. &. (2005). La estimulación del espíritu investigativo a partir de los Centros de Interés. (12). Pasto, Nariño, Colombia.

Valderrama, J. (2006). Los Centros de Interés como estategia pedagógica para favorecer el desarrollo del lenguaje oral y comprensivo de los niños y las niñas de preescolar de la institución educativa municipal Antonio Nariño. (12). Pasto, Colombia.

Como Citar

Insuasty Cortés, M. F., Paz Yanguatín, M. del R., & Hernández Arteaga, I. (2016). Centros de interesse: uma proposta diferente para una ensina diferente. Revista Criterios, 23(1), 31–46. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1784

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações