Condições institucionais para realizar simultaneamente dois programas acadêmicos

Autores

  • John Ernesto Bennett Muñoz Universidad Mariana

Palavras-chave:

conteúdo do programa, currículo integrado, instituições de ensino superior, título acadêmico

Resumo

Um grupo de alunos que tiveram a experiência de estudar simultaneamente dois programas acadêmicos na Universidade Mariana foi identificado a partir do primeiro semestre de 2015, através de um recenseamento, onde 11 casos foram obtidos. Para tanto, foi realizado um estudo cujo objetivo geral era: determinar as condições oferecidas por esta universidade para os alunos que estudam dois programas acadêmicos simultaneamente e os objetivos específicos: a) identificar as características sociodemográficas desse tipo de alunos; b) descrever os motivos que motivaram esses alunos; c) descrever os processos acadêmicos, administrativos e financeiros oferecidos pela Universidade Mariana para acessar dois programas simultâneos; d) fazer uma proposta que promova o desenvolvimento de dois programas simultâneos em estudantes de graduação na Universidade Mariana, bem como a identificação das motivações e limitações dos alunos. A metodologia utilizada foi descritiva transversal, aplicando uma pesquisa à população em estudo. Para complementar esta informação, foi utilizada uma entrevista dirigida aos diretores de alguns dos programas existentes. Como conclusão geral, descobriu-se que a Universidade não tem regulamentos ou diretrizes para conduzir os processos para o desenvolvimento desses estudos. Sobre as principais motivações expressadas pelos alunos são: o gosto pelas profissões, o aumento de seus conhecimentos e a extensão das oportunidades de trabalho.

References

Centro Virtual de Noticias de la Educación. (2010). Educación, Comunicaciones, Ciencias Exactas y Naturales e Ingeniería en la ruta de la doble titulación. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-221731.html

El Espectador. (2009). Doble titulación una tendencia. Recuperado de http://www.elespectador.com/publicaciones/especial/articulo165677-doble-titulacion-una-tendencia

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2009) Doble titulación, una tendencia - Observatorio de Medios. Recuperado de www.mineducacion.gov.co/observatorio/1722/article-205287.html

Montes, I. (2009). evaluación doble titulación en pregrado en la Universidad Eafit. Oficina De Planeación Integral. Medellín. Recuperado de http://www.eafit.edu.co/institucional/calidadeafit/investigacion/Documents/Doble%20titulaci%C3%B3n%20interna.pdf

Universidad Católica San Antonio de Murcia. (2015). Doble Grado en Administración y Dirección de Empresas y Derecho. Recuperado de: http://www.universia.net.co/estudios/ucam/ucam-doble-grado-administracion-direccion-empresas-derecho/st/186951

Universidad de Los Andes (UNIANDES). (2012). Flexibilidad curricular. Recuperado de http://www.uniandes.edu.co/institucional/ique-nos-diferencia/flexibilidad-curricula

Universidad del Rosario. (2014). Las menciones y el doble programa le dan un factor complementario a tu carrera. Recuperado de www.urosario.edu.co/urosario_files/24/243/cde8-3daa-4061-8040-103fb0eceacf.pdf

Universidad Nacional (UNAL). (2010). Doble Titulación; Un camino a la internacionalización Claves para el Debate Público Bogotá, Colombia, Noviembre De 2007. Recuperado de http://www.agenciadenoticias.unal.edu.co/uploads/media/Claves_8_02.pdf

Biografia do Autor

John Ernesto Bennett Muñoz, Universidad Mariana

Magíster en Administración y Competitividad; Especialista en Alta Gerencia; Contador Público.
Docente Oficina de Planeación y Desarrollo Institucional, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Centro Virtual de Noticias de la Educación. (2010). Educación, Comunicaciones, Ciencias Exactas y Naturales e Ingeniería en la ruta de la doble titulación. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-221731.html

El Espectador. (2009). Doble titulación una tendencia. Recuperado de http://www.elespectador.com/publicaciones/especial/articulo165677-doble-titulacion-una-tendencia

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2009) Doble titulación, una tendencia - Observatorio de Medios. Recuperado de www.mineducacion.gov.co/observatorio/1722/article-205287.html

Montes, I. (2009). evaluación doble titulación en pregrado en la Universidad Eafit. Oficina De Planeación Integral. Medellín. Recuperado de http://www.eafit.edu.co/institucional/calidadeafit/investigacion/Documents/Doble%20titulaci%C3%B3n%20interna.pdf

Universidad Católica San Antonio de Murcia. (2015). Doble Grado en Administración y Dirección de Empresas y Derecho. Recuperado de: http://www.universia.net.co/estudios/ucam/ucam-doble-grado-administracion-direccion-empresas-derecho/st/186951

Universidad de Los Andes (UNIANDES). (2012). Flexibilidad curricular. Recuperado de http://www.uniandes.edu.co/institucional/ique-nos-diferencia/flexibilidad-curricula

Universidad del Rosario. (2014). Las menciones y el doble programa le dan un factor complementario a tu carrera. Recuperado de www.urosario.edu.co/urosario_files/24/243/cde8-3daa-4061-8040-103fb0eceacf.pdf

Universidad Nacional (UNAL). (2010). Doble Titulación; Un camino a la internacionalización Claves para el Debate Público Bogotá, Colombia, Noviembre De 2007. Recuperado de http://www.agenciadenoticias.unal.edu.co/uploads/media/Claves_8_02.pdf

Como Citar

Bennett Muñoz, J. E. (2017). Condições institucionais para realizar simultaneamente dois programas acadêmicos. Revista Criterios, 24(1), 169–185. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1761

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: