Componentes Didáticos nos Professores em Formação em Educação Pré-Escolar da Universidade de Mariana

Autores

  • Edith Consuelo López Imbacuán Universidad Mariana

Palavras-chave:

Componentes didáticos, professores, educação pré-escolar, prática pedagógica

Resumo

Este artigo destaca os resultados obtidos na pesquisa chamada "Os componentes didáticos nos professores em formação da Licenciatura em Educação Pré-escolar da Mariana Universidade, a fim de melhorar sua prática pedagógica", pois essas foram ferramentas úteis que lhes permitem sua apropriação e aplicação dentro da sala de aula.

Da mesma forma, esta pesquisa foi qualitativa porque permitiu uma aproximação reflexiva com os sujeitos de estudo, neste caso, as professoras em formação da Licenciatura de pré-escolar do Centro de Suporte Tutoria

Pasto e Tumaco, com base na abordagem hermenêutica, que procurou compreender e interpretar a realidade, os significados e as intenções dos sujeitos de estudo, buscando construir um novo conhecimento. Além disso, o tipo de pesquisa foi descritiva, com o objetivo de conhecer as situações, costumes e atitudes predominantes através da descrição exata das atividades, objetos, processos e pessoas.

Biografia do Autor

Edith Consuelo López Imbacuán, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía; Especialista en Orientación Educativa y Desarrollo Humano. Docente de la Facultad de Educación, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Asprelli, M. (2012). La didáctica en la formación docente. Argentina: Homo Sapiens Ediciones.

Ausubel, D. (2002). Adquisición y Retención del Conocimiento. Una perspectiva cognitiva. Barcelona, España: Editorial Paidós.

Benavides, M. y Gómez-Restrepo, C. (2005). Métodos en investigación cualitativa: triangulación. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(1), 118-124.

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá de dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3a.ed.). Santafé de Bogotá D.C. Colombia: Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Briceño-Moreno, M. (2008). El escrito científico en la Universidad: propuesta de estrategias pedagógicas. Educación y Educadores, 11(2), pp. 107 – 118.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación. (5a.ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Hohmann, M. y Weikart, D. (2008). La educación de los niños pequeños en acción. México: Editorial Trillas.

López, D. (Ed.). (1996). Teorías de la Traducción: Antología de textos. España: Universidad de La Castilla-La Mancha.

Martínez, F. y Prendes, M. (s.f.). La innovación tecnológica en el sistema escolar y el rol del profesor como elemento clave del cambio. Universidad de Murcia, España. Recuperado de http://tecnologiaedu.us.es/cuestionario/bibliovir/paz1.pdf

Maya, C. (2010). Cultura escrita en la universidad. Medellín, Colombia: Universidad de Medellín.

Meneses, G. (2007). 1. El proceso de enseñanza- aprendizaje: el acto didáctico. Recuperado de http://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/8929/Elprocesodeensenanza.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2010). Resolución 6966 de agosto 6 de 2010, “por la cual se modifica los artículos 3 y 6 de la Resolución 5443 de 2010, que definen las características específicas de calidad de los programas de formación profesional en educación”. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-243532_archivo_pdf_res6966.pdf

Molina, Z. (1998). Planteamiento didáctico. Fundamentos, principios, estrategias y procedimientos para su desarrollo. Costa Rica. Recuperado de http://148.208.122.79/mcpd/descargas/Materiales_de_apoyo_3/Molina.pdf

Morín, E. (1993). El Método. Naturaleza de la naturaleza. Madrid, España: Ediciones Cátedra.

Pimienta, J. (2012). Estrategias de enseñanza-aprendizaje. Docencia universitaria basada en competencias. México: Pearson Educación.

Sáinz, M. y Argos, J. (2005). Educación Infantil, Contenidos, procesos y experiencias. Madrid, España: Ediciones Narcea S. de A.

Velazco, M. y Mosquera, F. (2007). Estrategias didácticas para el Aprendizaje Colaborativo. Recuperado de http://acreditacion.udistrital.edu.co/flexibilidad/estrategias_didacticas_aprendizaje_colaborativo.pdf

Como Citar

López Imbacuán, E. C. (2017). Componentes Didáticos nos Professores em Formação em Educação Pré-Escolar da Universidade de Mariana. Revista Criterios, 24(1), 53–67. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1755

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: