The story as a fun and educational strategy to strengthen the lectoscriptor process in first graduate students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art2

Keywords:

playful strategy, story, literary process

Abstract

A história se torna realidade toda vez que as crianças se apropriam das cenas, dos personagens, dos lugares pitorescos, mas acima de tudo, quando experimentam o fantástico mundo da narrativa em suas próprias vidas. Assim, o objetivo é transformar a história em uma estratégia que consiga catalogar sua implementação como um desafio escolar que visa fortalecer o amor pela leitura e escrita por meio da ação mágica de seu contexto e de seus personagens.
É importante ressaltar que a pesquisa foi desenvolvida a partir de quatro fases; a primeira consistiu em fazer um diagnóstico para descobrir quais aspectos nas crianças dificultam a escrita e a leitura; segunda fase, estabelecer as estratégias lúdicas mais adequadas para as crianças; na terceira fase, implementar as estratégias e, na quarta fase, avaliar as estratégias, tudo por meio do paradigma qualitativo, com uma abordagem social crítica e um tipo de pesquisa-ação.

Author Biographies

Noralba Realpe-Ordoñez, Institución Educativa Juanambú

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana. Docente del grado primero en la Institución Educativa Juanambú, sede Santa Teresita del municipio de La Unión Nariño, Colombia.

Jessica Andrea Bejarano-Chamorro, Universidad Mariana

Estudiante de Doctorado de Educación Universidad del Valle. Magíster en pedagogía. Docente e investigadora de la Maestría en Pedagogía de la Universidad Mariana.

References

Alberca Serrano, M. (1985). Aproximación didáctica al cuento moderno. Cauce, 8, 205-215.

Banco Mundial. (2008). La calidad de la educación en Colombia: un análisis y algunas opciones para un programa de política. Bogotá: Banco Mundial.

Bejarano, J. y Montenegro, G. (2013). La creatividad en la educación para la toma de decisiones. Revista UNIMAR, 31(2), 115-129.

Colmenares, E.A. y Piñeros, M.M. (2008). La investigación acción: una herramienta metodológica heurística para la comprensión y transformación de realidades y prácticas socio-educativas. Lauros, 14(27), 96-114.

Cuetos, F. (2012). Psicología de la lectura. Madrid, España: Editorial Escuela Española.

De Alba Galván, C. (2015). Desarrollo de Habilidades personales y sociales de las personas con discapacidad. Madrid, España: Ediciones Paraninfo, S.A.

Giardinelli, M. (2005). Estación Coghlan y otros cuentos. Madrid, España: Ediciones B.

Granja Riobamba, D.F., Gonzales Cortés, C.M. y López Pozo, C. (2013). El cuento como estrategia para motivar a los estudiantes a producir textos escritos en la Institución Educativa La Rosa (Trabajo de Grado). Universidad de Nariño. Recuperado de sired.udenar.edu.co/2398/

León, D. (2006). Entrevista al escritor Miguel Phipps. Recuperado de https://hoy.com.do/entrevista-al-escritor-miguel-phipps-2/

Melero, N. (2011). El paradigma crítico y los aportes de la investigación acción participativa en la transformación de la realidad social: un análisis desde las ciencias sociales. Cuestiones pedagógicas, 21, 339-355.

Ministerio de Educación Nacional. (2015). Estándares básicos de calidad. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1780/w3-article-244735.html?_noredirect=1

Petit, M. (2001). Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. México: Fondo de Cultura Económica.

RCN Noticias. (10 de enero de 2014). Importancia de crear hábitos de lectura en la familia. Recuperado de https://www.noticiasrcn.com/bienestar-abc-medicus/importancia-crear-habitos-lectura-familia

Valverde, Y. (2014). Lectura y escritura con sentido y significado, como estrategia pedagógica en la formación de maestros. Revista Fedumar Pedagogía y Educación, 1(1), 71-104.

Rigal, R. (2016). Educación motriz y educación psicomotriz en preescolar y primaria. Barcelona, España: Inde Editorial.

Roa López, Y.C. y Sanabria Parrado, L.E. (2015). El cuento como estrategia didáctica para el mejoramiento de la competencia lectora en la Biblioteca del Colegio Chuniza de Bogotá (Trabajo de Grado). Universidad de La Salle, Bogotá. Recuperado de https://ciencia.lasalle.edu.co/sistemas_informacion_documentacion/21/

Ruíz, M.I. y Mora, M.P. (2009). Una aproximación a las prácticas de la enseñanza de la lectura y la escritura en una escuela colombiana en 1940. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 2(3), 47-66.

Sánchez-García, S. y Yubero, S. (Coord.). (2015). Las bibliotecas en la formación del hábito lector. Cuenca, España: Ediciones de Castilla-La Mancha.

Sánchez Naranjo, J.E. (2015). Experiencias significativas y la producción literaria en los niños de cuarto grado del Centro de Educación General Básica Francisco Flor (Trabajo de Grado) Universidad Técnica de Ambato. Recuperado de https://repositorio.uta.edu.ec/jspui/handle/123456789/11575

Taylor, S. y Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, España: Editorial Paidós.

How to Cite

Realpe-Ordoñez, N., & Bejarano-Chamorro, J. A. (2020). The story as a fun and educational strategy to strengthen the lectoscriptor process in first graduate students. Revista Criterios, 27(1), 39–64. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art2

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-06-26

Issue

Section

Artículos resultado de investigación

Altmetric

QR Code
Article metrics
Abstract views
Galley vies
PDF Views
HTML views
Other views

Some similar items: