Jogos lúdico-cooperativos como estratégia favorável para o relacionamento pessoal entre os alunos
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art3Palavras-chave:
Ass, rela, jogos l, convivResumo
Este artigo apresenta as teorias relacionadas ao assédio e uma estratégia pedagógica para promover as relações pessoais entre os alunos. Isso mostra a importância dos jogos lúdicos-cooperativos no desenvolvimento
das relações pessoais, bem como a utilização de práticas de bom trato e inclusão a partir da diversidade, enquadradas no contexto de convivência escolar. Este trabalho baseia-se em um paradigma qualitativo, que acompanha a pesquisa-ação não participante, composta por uma amostra de 38 alunos com idades entre 14 e 16 anos. Os resultados obtidos mostram que os jogos lúdicos cooperativos contribuem para a melhoria e fortalecimento das relações intra e interpessoais, para o alcance da convivência escolar, denotando que a educação física pode contribuir para as relações pessoais, promovendo cenários de aprendizagem baseados na igualdade de oportunidades e combatendo a discriminação.
Biografia do Autor
Luis Eduardo Vásquez Delgado, I.E.R San José, Colombia
Magíster en Pedagogía, Licenciado en Educación Física. Docente I.E.R San José, Colombia.
Víctor Andrés Cabrera Constain, Institución Educativa San Nicolás, Colombia.
Magíster en Pedagogía, Licenciado en Educación Física. Docente Institución Educativa San Nicolás, Colombia.
Referências
Alviárez, L., (2009). Inteligencia emocional en las relaciones académicas profesor-estudiante en el escenario universitario. Laurus, 15(30), 94-117.
Arias, L.A. (2017). El acoso escolar entre pares en una institución educativa privada de Bogotá: estudio de caso cualitativo [Trabajo de Maestría, Universidad Nacional]. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/59505
Barudy, J. y Dantagnan, M. (2009). Los buenos tratos a la infancia: parentalidad, apego y resiliencia. Editorial Gedisa.
Blaya, C., Debarbieux, E., Del Rey, R. y Ortega, R. (2006). Clima y violencia escolar. Un estudio comparativo entre España y Francia. Revista de Educación, (339), 293-315.
Campo, G.E. (2004). El juego en la educación física básica. Juegos pedagógicos y tradición. Editorial Kinesis.
Cárdenas, K. (s.f.). Origen del acoso escolar. https://www.academia.edu/27900255/Origen_del_acoso_escolar
César, R. (2015). Investigación en Ciencias Sociales en el siglo XXI. https://acortar.link/vbHMy9
Contreras, Á.P. (2013). El fenómeno de bullying en Colombia. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 4(2), 100-114. https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.195
Escalante, E.L. Coronell, M. y Narváez, V. (2014). Juego y lenguajes expresivos en la primera infancia. Una perspectiva de derechos. U.N. Universidad del Norte.
Gardner, H. (2005). Inteligencias múltiples. La teoría en la práctica. Editorial Paidós.
Gil, N.E. y Melo, Y.E. (2017). Incidencias del desarrollo interpersonal e intrapersonal en las relaciones sociales de los niños y niñas de tres años del Jardín Infantil Carrusel de la Alegría [Tesis Doctoral, Corporación Universitaria Minuto de Dios]. https://repository. uniminuto.edu/bitstream/10656/7618/1/UVDT.EDI_GilMalaverNidiaEsperanza_2017.pdf
Guimarães, R. y Prat, M. (30 de junio de 2008). Bullying en clases de Educación Física: Propuestas de intervención a partir de la educación en valores. VI Congreso Internacional de Actividades Físicas Cooperativas. Ávila. https://docplayer.es/12375547-Bullying-en-clases-de-educacion-fisica-propuestas-de-intervencion-a-partir-de-la-educacion-en-valores.html
Jiménez, C.A. (2003). Neuropedagogía, lúdica y competencias. Cooperativa Editorial Magisterio.
Kemmis, S. y McTaggart, R. (1988). Cómo planificar la investigación-acción. Editorial Laertes.
Latorre, A., Del Rincón, D. y Arnal, J. (2003). Bases metodológicas de la investigación educativa. Ediciones Experiencia S. L.
León Moreno, V. (2015). El bullying o acoso escolar en la Educación Secundaria. La Educación Física y el deporte como medios de prevención e intervención [Tesis de Pregrado, Universidad de Sevilla]. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/32872/TFG-0194.pdf
Mariotti, F. (2011). La recreación y los juegos. Editorial Trillas.
Mena, M.I. y Huneeus, M.R. (2017). Convivencia escolar para el aprendizaje y buen trato de todos: hacia una mejor comprensión del concepto. Cultura, Educación y Sociedad, 8(2), 9-20.
Mendoza, B. (2012). Bullying, los múltiples rostros del acoso escolar: Estrategias para identificar, detener y cambiar la agresividad y la violencia a través de competencias. Editorial Brujas.
Montero, M.S. (2009). El Emilio: niño y educación. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3324464.pdf
Moreno, J.L. (1972). Fundamentos de la sociometría. Editorial Paidós.
Musri, S. (2012). Acoso escolar y estrategias de prevención en educación escolar básica y nivel medio. Universidad Tecnológica Intercontinental.
Navarro, G. (2012). Moralidad y responsabilidad social: bases para su desarrollo y educación. Universidad de Concepción.
Niño, V.M. (2011). Metodología de la investigación. Diseño y ejecución. Ediciones de la U.
Olweus, D. (1998). Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Ediciones Morata.
Ramírez, A. (2019). Compartiendo y jugando mis relaciones personales voy mejorando [Tesis de Especialización, Fundación Universitaria Los Libertadores]. https://acortar.link/ID4vPR
Ramírez, E. (2009). La investigación educativa. Comunicación, Cultura y Política, 1(1), 23-37.
Ruiz, J.I. (2012). Metodología de la investigación cualitativa (5.a ed.). Universidad de Deusto.
Sáenz-López, B., Fernández-Ozcorta, E.J., Almagro, B.J. y De las Heras, M.A. (2019). Formación del profesorado y estrategias para desarrollar la inteligencia intra e inter personal en las aulas. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 15(1), 79-90.
Salm, R. (2018). La solución de conflictos en la escuela. Editorial Magisterio.
Silva, C. (2013). John Locke, pensamientos sobre la educación. Diáonia, 58(71), 184-187.
Silveira, M. (2015). El arte de las relaciones personales. Alba Editorial.
Soria, V.M. (2004). Relaciones humanas (2.a ed.). Editorial Limusa.
Turner, J. (2020). ¿Qué es el respeto? Los principios de la democracia. Rosen Publishing Group, Inc.
Villanueva, E.R. (2013). Inteligencia Emocional y Conceptos Afines: Autoestima Sana y Habilidades Sociales. https://www.cop.es/colegiados/PV00520/pdf/IE,%20AE,%20HS.%206p.pdf
Yturralde, E. (2012). Lúdica. https://ireneladocente.weebly.com/la-ludica.html
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |