Jogos lúdico-cooperativos como estratégia favorável para o relacionamento pessoal entre os alunos

Autores

  • Luis Eduardo Vásquez Delgado I.E.R San José, Colombia
  • Víctor Andrés Cabrera Constain Institución Educativa San Nicolás, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art3

Palavras-chave:

Ass, rela, jogos l, conviv

Resumo

Este artigo apresenta as teorias relacionadas ao assédio e uma estratégia pedagógica para promover as relações pessoais entre os alunos. Isso mostra a importância dos jogos lúdicos-cooperativos no desenvolvimento
das relações pessoais, bem como a utilização de práticas de bom trato e inclusão a partir da diversidade, enquadradas no contexto de convivência escolar. Este trabalho baseia-se em um paradigma qualitativo, que acompanha a pesquisa-ação não participante, composta por uma amostra de 38 alunos com idades entre 14 e 16 anos. Os resultados obtidos mostram que os jogos lúdicos cooperativos contribuem para a melhoria e fortalecimento das relações intra e interpessoais, para o alcance da convivência escolar, denotando que a educação física pode contribuir para as relações pessoais, promovendo cenários de aprendizagem baseados na igualdade de oportunidades e combatendo a discriminação.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Vásquez Delgado, I.E.R San José, Colombia

Magíster en Pedagogía, Licenciado en Educación Física. Docente I.E.R San José, Colombia.

Víctor Andrés Cabrera Constain, Institución Educativa San Nicolás, Colombia.

Magíster en Pedagogía, Licenciado en Educación Física. Docente Institución Educativa San Nicolás, Colombia.

Referências

Alviárez, L., (2009). Inteligencia emocional en las relaciones académicas profesor-estudiante en el escenario universitario. Laurus, 15(30), 94-117.

Arias, L.A. (2017). El acoso escolar entre pares en una institución educativa privada de Bogotá: estudio de caso cualitativo [Trabajo de Maestría, Universidad Nacional]. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/59505

Barudy, J. y Dantagnan, M. (2009). Los buenos tratos a la infancia: parentalidad, apego y resiliencia. Editorial Gedisa.

Blaya, C., Debarbieux, E., Del Rey, R. y Ortega, R. (2006). Clima y violencia escolar. Un estudio comparativo entre España y Francia. Revista de Educación, (339), 293-315.

Campo, G.E. (2004). El juego en la educación física básica. Juegos pedagógicos y tradición. Editorial Kinesis.

Cárdenas, K. (s.f.). Origen del acoso escolar. https://www.academia.edu/27900255/Origen_del_acoso_escolar

César, R. (2015). Investigación en Ciencias Sociales en el siglo XXI. https://acortar.link/vbHMy9

Contreras, Á.P. (2013). El fenómeno de bullying en Colombia. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 4(2), 100-114. https://doi.org/10.22335/rlct.v4i2.195

Escalante, E.L. Coronell, M. y Narváez, V. (2014). Juego y lenguajes expresivos en la primera infancia. Una perspectiva de derechos. U.N. Universidad del Norte.

Gardner, H. (2005). Inteligencias múltiples. La teoría en la práctica. Editorial Paidós.

Gil, N.E. y Melo, Y.E. (2017). Incidencias del desarrollo interpersonal e intrapersonal en las relaciones sociales de los niños y niñas de tres años del Jardín Infantil Carrusel de la Alegría [Tesis Doctoral, Corporación Universitaria Minuto de Dios]. https://repository. uniminuto.edu/bitstream/10656/7618/1/UVDT.EDI_GilMalaverNidiaEsperanza_2017.pdf

Guimarães, R. y Prat, M. (30 de junio de 2008). Bullying en clases de Educación Física: Propuestas de intervención a partir de la educación en valores. VI Congreso Internacional de Actividades Físicas Cooperativas. Ávila. https://docplayer.es/12375547-Bullying-en-clases-de-educacion-fisica-propuestas-de-intervencion-a-partir-de-la-educacion-en-valores.html

Jiménez, C.A. (2003). Neuropedagogía, lúdica y competencias. Cooperativa Editorial Magisterio.

Kemmis, S. y McTaggart, R. (1988). Cómo planificar la investigación-acción. Editorial Laertes.

Latorre, A., Del Rincón, D. y Arnal, J. (2003). Bases metodológicas de la investigación educativa. Ediciones Experiencia S. L.

León Moreno, V. (2015). El bullying o acoso escolar en la Educación Secundaria. La Educación Física y el deporte como medios de prevención e intervención [Tesis de Pregrado, Universidad de Sevilla]. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/32872/TFG-0194.pdf

Mariotti, F. (2011). La recreación y los juegos. Editorial Trillas.

Mena, M.I. y Huneeus, M.R. (2017). Convivencia escolar para el aprendizaje y buen trato de todos: hacia una mejor comprensión del concepto. Cultura, Educación y Sociedad, 8(2), 9-20.

Mendoza, B. (2012). Bullying, los múltiples rostros del acoso escolar: Estrategias para identificar, detener y cambiar la agresividad y la violencia a través de competencias. Editorial Brujas.

Montero, M.S. (2009). El Emilio: niño y educación. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3324464.pdf

Moreno, J.L. (1972). Fundamentos de la sociometría. Editorial Paidós.

Musri, S. (2012). Acoso escolar y estrategias de prevención en educación escolar básica y nivel medio. Universidad Tecnológica Intercontinental.

Navarro, G. (2012). Moralidad y responsabilidad social: bases para su desarrollo y educación. Universidad de Concepción.

Niño, V.M. (2011). Metodología de la investigación. Diseño y ejecución. Ediciones de la U.

Olweus, D. (1998). Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Ediciones Morata.

Ramírez, A. (2019). Compartiendo y jugando mis relaciones personales voy mejorando [Tesis de Especialización, Fundación Universitaria Los Libertadores]. https://acortar.link/ID4vPR

Ramírez, E. (2009). La investigación educativa. Comunicación, Cultura y Política, 1(1), 23-37.

Ruiz, J.I. (2012). Metodología de la investigación cualitativa (5.a ed.). Universidad de Deusto.

Sáenz-López, B., Fernández-Ozcorta, E.J., Almagro, B.J. y De las Heras, M.A. (2019). Formación del profesorado y estrategias para desarrollar la inteligencia intra e inter personal en las aulas. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 15(1), 79-90.

Salm, R. (2018). La solución de conflictos en la escuela. Editorial Magisterio.

Silva, C. (2013). John Locke, pensamientos sobre la educación. Diáonia, 58(71), 184-187.

Silveira, M. (2015). El arte de las relaciones personales. Alba Editorial.

Soria, V.M. (2004). Relaciones humanas (2.a ed.). Editorial Limusa.

Turner, J. (2020). ¿Qué es el respeto? Los principios de la democracia. Rosen Publishing Group, Inc.

Villanueva, E.R. (2013). Inteligencia Emocional y Conceptos Afines: Autoestima Sana y Habilidades Sociales. https://www.cop.es/colegiados/PV00520/pdf/IE,%20AE,%20HS.%206p.pdf

Yturralde, E. (2012). Lúdica. https://ireneladocente.weebly.com/la-ludica.html

Como Citar

Vásquez Delgado, L. E., & Cabrera Constain, V. A. (2022). Jogos lúdico-cooperativos como estratégia favorável para o relacionamento pessoal entre os alunos. Revista UNIMAR, 40(1), 54–75. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações