Revitalização da participação democrática do governo estudantil

Autores

  • Yamille Trujillo-Motta Institución Educativa Normal Superior de Pitalito.
  • Alexer Zoraida Ordóñez-Cruz Universidad El Bosque
  • Deisy Bibiana García-Calderón Institución Educativa Normal Superior de Pitalito

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-1-art10

Palavras-chave:

democracia, pesquisa pedagógica, organização estudantil, participação política

Resumo

Este artigo decorre de um estudo realizado na Instituição de Ensino Superior Normal de Pitalito, com o objetivo de energizar a participação democrática do governo estudantil por meio de uma proposta didática onde a comunidade educacional é treinada para o exercício da cidadania em diferentes cenários. Para isso, foram identificados limites que dificultam a participação dos alunos, incluindo a falta de uma cultura democrática, afetando a família, a escola e a comunidade em geral. A abordagem foi realizada a partir do paradigma qualitativo, com o objetivo de ter uma abordagem do cotidiano dos participantes, suas crenças, subjetividades, valores e motivações, levando em conta que é onde você pode entender como as pessoas constroem sua realidade. Finalmente, foi desenhada uma proposta em um módulo didático que contém diferentes oficinas práticas para alcançar todos os integrantes da comunidade educacional, de forma relevante, buscando impactar nos processos de formação e contribuir para a transformação do processo democrático e participativo.

Biografia do Autor

Yamille Trujillo-Motta, Institución Educativa Normal Superior de Pitalito.

Licenciada en Ciencias sociales, Universidad de La Amazonía, Magíster en Pedagogía Universidad Mariana. Docente Institución Educativa Normal Superior de Pitalito.

Alexer Zoraida Ordóñez-Cruz, Universidad El Bosque

Licenciada en Administración educativa Universidad Surcolombiana. Especialista en Sociales y Filosofía Universidad San Buenaventura, Dirección educativa Universidad El Bosque y Gerencia informática Universidad Remington. Magíster en Pedagogía Universidad Mariana. Docente Normal Superior.

Deisy Bibiana García-Calderón, Institución Educativa Normal Superior de Pitalito

Psicóloga Universidad Abierta y a Distancia UNAD, Magíster en Educación Universidad Santo Tomás. Doctoranda en Educación Universidad de San Buenaventura. Docente Institución Educativa Normal Superior de Pitalito.

Referências

Anónimo. (2019). Fernando Savater: “La educación debe formar ciudadanos, no empleados”. http://www.formacionib.org/noticias/?Fernando-Savater-La-educacion-debe-formar-ciudadanos-no-empleados

Bahamón. (2020). La formación ciudadana escolar, un espacio para la participación democrática (Trabajo inédito).

Barrientos, M.A. (2005). La participación. Algunas precisiones conceptuales. http://www.ocw.unc.edu.ar/facultad-de-ciencias-agropecuarias/extension-rural/actividades-y-materiales/actividades-y-materiales-2010/la-participacion

Cañón, H.A. (2018). Prácticas de participación estudiantil en el gobierno escolar del Colegio San Benito de Tibatí (Tesis de Maestría). Colegio Universidad del Rosario, Bogotá. https://repository.urosario.edu.co/handle/10336/18407

Castilla, J.D. (2018). La corrupción como parte de la cultura colombiana. Asuntos legales. https://www.asuntoslegales.com.co/actualidad/la-corrupcion-como-parte-de-la-cultura-colombiana-2763498

Castillo, E. (2003). Democracia y ciudadanía en la escuela colombiana. Acción pedagógica, 12(1), 32-39.

Congreso de la República de Colombia. (1994). Ley 115 de febrero 8 de 1994 “por la cual se expide la ley general de educación”. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Correa, F.A. (2016). Cultura Política y Gobierno Escolar (Tesis de Maestría). Universidad Distrital Francisco José de Caldas. https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/11349/2713/1/CorreaCocunuboFabioAugusto2016.pdf

García, D. (2014). Hacia una escuela participativa: estudio cualitativo de buenas prácticas de participación del alumnado en educación primaria y secundaria (Tesis doctoral). Universidad Autónoma de Madrid. https://repositorio.uam.es/handle/10486/664105

Guevara, G. (1998). Democracia y Educación. Colección Cuadernos de Divulgación de la Cultura Democrática, 16.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Mesa Arango, A. (2008). La formación ciudadana en Colombia. http://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/9541/1/ArangoAlejandro_2008_FormacionCiudadanaColombia.pdf

Milena1016. (2013). Estándares básicos, competencias ciudadanas. https://es.slideshare.net/milena1016/estandares-basicos-competencias-ciudadanas

Murillo, F.J. (2011). Investigación acción. Métodos de investigación en educación especial. 3ª Educación Especial. Curso.

Robles, E. (2016). La participación, un aprendizaje que favorece la escuela (Tesis de Maestría). Universidad Santo Tomás, Bogotá, D.C. https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/3044/Roblesedith2016.pdf?sequence=1

Rodríguez, S., Herráiz, N., Prieto, M., Martínez, M., Picazo, M. y Castro, I. (s.f.). Investigación Acción. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/97/o/IA._Madrid.pdf

Savater, F. (1992). Política para amador. Editorial Ariel, S. A.

Vera, L. (2017). La democracia en la escuela: estudio en tres instituciones educativas del municipio de Pamplona, Norte de Santander (Tesis de Maestría). Universidad Santo Tomás, Pamplona. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/9557

Viáfara, M.Y. y Solarte, M.F. (2015). Participación de los estudiantes en el gobierno escolar. Liceo Los Andes, Buga, 2014-2015. Pontificia Universidad Javeriana. http://vitela.javerianacali.edu.co/handle/11522/4039

Zuluaga, J.B. (2004). La familia como escenario para la construcción de ciudadanía: una perspectiva desde la socialización en la niñez. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, niñez y juventud, 2(1), 127-148.

Como Citar

Trujillo-Motta, Y., Ordóñez-Cruz, A. Z., & García-Calderón, D. B. (2021). Revitalização da participação democrática do governo estudantil. Revista UNIMAR, 39(1), 145–160. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-1-art10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-25

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: