Desenvolvimento da expressão corporal por meio da pré-dança em alunos do primeiro ano
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar38-2-art1Palavras-chave:
estudantes, estratégias, expressão corporal, dançaResumo
Este artigo apresenta os resultados relativos ao problema identificado em uma instituição da cidade de Pasto, cujo objetivo geral foi, analisar a incidência da pré-dança no desenvolvimento da expressão corporal do primeiro ano do Liceo Ronditas de San Juan em Pasto. Foi uma pesquisa qualitativa com abordagem hermenêutica; a Unidade de análise foi de 25 alunos: 14 meninas e onze meninos, com idades entre 5 e 6 anos. Como principal resultado, identificou-se que estratégias como a pré-dança são o meio adequado para fortalecer a consciência corporal e implementar o movimento corporal como mecanismo de relacionamento entre os seres humanos. Conclui-se que, ao adquirir conceitos corporais, os alunos desenvolvem conhecimentos corporais e identificam a extensão de seu corpo, para posteriormente internalizá-lo e comunicá-lo por meio da arte e da criatividade de seus movimentos.
Biografia do Autor
Cristian Johan Bustos Cerón, Liceo Rondita de San Juan
Licenciado en Educación Física; Maestrante en Pedagogía. Docente del Liceo Rondita de San Juan, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Referências
Blanco, M.J. (2010). La expresión corporal en la formación de maestros: estudio de los programas de educación inicial en universidades de Bogotá. Revista Educación, Comunicación y Tecnología, 5(10), 1-20.
Castañer, M. (2002). Expresión Corporal y Danza. Barcelona, España: Editorial Inde.
Demarchi, E. y Fiore de Cedro, I. (1993). Expresión Corporal primer nivel. Buenos Aires, Argentina: Editorial Kapelusz.
Enguidanos, M.J. (2004). Expresión corporal. España: Ideas Propias.
Monroy, M. (2003). La danza como juego, el juego como danza. Una pregunta por la pedagogía de la danza en la escuela. Educación y Educadores, 6, 159-167.
Quirós, J. y Schrager, O. (1987). Lenguaje, Aprendizaje, y Psicomotricidad. Buenos Aires, Argentina: Panamericana Editorial.
Valdivieso, F. y Peña, L. (2007). Los enfoques metodológicos cualitativos en las ciencias sociales: una alternativa para investigar en educación física. Laurus, 13(23), 381-412.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |