Validade do conteúdo: critérios de avaliação dos transtornos do processamento sensorial

Autores

  • Diana Graciela Lagos Salas Universidad Mariana
  • Dayra Cristina Velasco Benavides Universidad Mariana

Palavras-chave:

atividade e participação, processamento sensorial, validade de conteúdo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na fase de validade do conteúdo que faz parte do processo de pesquisa intitulado “Design, validade e confiabilidade de um instrumento para avaliação da atividade e participação em alunos com Transtornos de Processamento Sensorial na cidade de San Juan de Pasto 2014-2016”. Para este fim, selecionou-se um grupo de especialistas para realizar a estimativa dos componentes a partir da seleção da lista de atividades e participação, retirada da referência da Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde, na sua versão de Infância E Adolescência (CIF-IA). Finalmente, dos 132 itens que compõem a lista a avaliar através do parecer de peritos, foram escolhidos 32, que farão parte do instrumento de avaliação destinado a avaliar os componentes da atividade e participação em crianças em idade escolar que apresentam distúrbios no processamento sensorial, que pode ser facilmente acessado e aplicado pelos terapeutas ocupacionais.

Biografia do Autor

Diana Graciela Lagos Salas, Universidad Mariana

Magíster en Intervención en la Discapacidad y en la Dependencia; Terapeuta Ocupacional. Docente investigadora de la Universidad Mariana, integrante del grupo de investigación GIRO, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Dayra Cristina Velasco Benavides, Universidad Mariana

Terapeuta Ocupacional. Docente investigadora, integrante del grupo de investigación GIRO, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Ávila, A., Martínez, R., Matilla, R., Máximo, N., Méndez, B., Talavera, M., Rivas, N. y Moldes, I. (2010). Marco de Trabajo para la práctica de la Terapia Ocupacional: Dominio y proceso (2da. ed.). [Traducción]. Recuperado de http://www.terapia-ocupacional.com/aota2010esp.pdf.

Ayres, J. (2005). Evaluación de la disfunción de la integración sensorial. Terapia Ocupacional (10ma ed.). Buenos Aires: Medica Panamericana.

Ayres, J. (2008). Integración Sensorial en los Niños. Desafíos sensoriales ocultos. Madrid: TEA Ediciones, S.A.

Bernal, C. (2009). Aplicación de la clasificación internacional del funcionamiento, la discapacidad y la salud, versión niños y jóvenes CIF-IA en contextos educativos: facilitación de los procesos de inclusión de personas en situación de discapacidad intelectual en la secundaria. (Tesis de Maestría). Universidad Nacional de Colombia.

Bronfenbrenner, U. (1987). Las estructuras interpersonales como contexto de desarrollo Humano. En: La ecología del desarrollo humano. Barcelona. Paidós

Cardemil, V., Quilodrán, N. y Soto, C. (2014). Análisis comparativo de la escala de juego preescolar de knox revisada (rkpps) y test de desarrollo psicomotor 2-5 años (tepsi), desde lo culturalmente seguro, en Valdivia, durante el año 2013. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 14(1), 11-19. https://doi.org/10.5354/0719-5346.2014.32384

Del Moral, G., Pastor, M. y Sanz, P. (2013). Del marco de integración sensorial al modelo clínico de intervención. TOG (A Coruña). 10(17), 1-25. Recuperado de http:/www.revistatog.com/num17/pdfs/historia2.pdf

Escobar, J. y Cuervo, A. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6, 27–36.

Hyrkäs, K., Appelqvist-Schmidlechner, K. & Oksa, L. (2003). Validating an instrument for clinical supervision using an expert panel. International Journal of nursing studies, 40(6), 619-625. https://doi.org/10.1016/S0020-7489(03)00036-1

Imperatore, E. (2005). Déficit de integración sensorial: efectos a largo plazo sobre la ocupación y el juego. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 0(5), 1-6. https://doi.org/10.5354/0719-5346.2005.100

Kielhofner, G. (2002). A model of human occupation: theory and application (3ra. ed.). Baltimore: Lippincott, Williams & Wilkins.

Kramer, P. y Hinojosa, J. (2009). Frames of reference for pediatric occupational therapy (3ra. Ed.). Editorial Lippincott Williams & Wilkins.

Martínez, R., Hernández, M. y Hernández, M. (2006). Psicometría. Madrid: Editorial Alianza.

Organización Mundial de la Salud (OMS). (2001). Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud: CIF. Editorial Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales. Secretaría de Estado de Servicios Sociales, Familias y Discapacidad. Instituto de Mayores y Servicios Sociales (IMSERSO).

Organización Mundial de la Salud (OMS). (2011). Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud: versión para la infancia y adolescencia: CIF-IA. Madrid: Editorial Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad.

Pacciulio, A., Pfeifer, L. & Santos, J. (2010). Preliminary reliability and repeatability of the Brazilian version of the revised Knox preschool play scale. Occupational Therapy International, 17, 74-80. https://doi.org/10.1002/oti.289

Padín, R. y Ramírez, A. (2008). Marco de trabajo para la práctica de Terapia Ocupacional. Dominio y proceso (2da. ed.). Recuperado de http://www.terapia-ocupacional.com/aota2010esp.pdf

Piaget, J. (1936). La Naissance de l ́intelligence chez l ́enfant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.

Pollock, N. (2009) Sensory Integration: A review of the current state of the evidence. Occupational Therapy Now, 11(5). Recuperado de http://www.caot.ca/otnow/sept09/sensory.pdf

Polonio, B. y Ortega, M. (2008). Terapia Ocupacional en la Infancia. Teoría y Técnica. España: Editorial Médica Panamericana.

Pons, E. y Roquet-Jalmar, D. (2007). Desarrollo cognitivo y motor. Barcelona: Altamar.

Rico, D. (2013). Construcción y validación de un sistema de detección precoz de Trastornos de desarrollo (sdptd) en niños de 18, 24 y 36 meses. Universidad de Valencia. (Tesis Doctoral). Doctorado en Atención Sociosanitaria a la Dependencia, Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación Facultad de Psicología Universitat de València Estudi General (UVEG).

Rosas, G. (2009). Diseño y validación de un instrumento para evaluar limitaciones en la actividad y restricciones en la participación de los ancianos Revista Científica Guillermo de Ockham, 7(2), 19-32.

Rubio, M. (2010). El desempeño sensorial de un grupo de pre-escolares y escolares con dificultades en las actividades cotidianas. Rev. Fac. Med, 58, 283-292.

Salamanca, L. (2010). Cuestionario para la evaluación de limitaciones en la actividad y restricciones en la participación en niños con trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. Revista Chilena de Psiquiatría y Neurología de la Infancia y Adolescencia, 21(1).

Sampieri, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación (5ta. ed.). Perú: Editorial McGraw-Hill.

Skjong, R. y Wentworth, B. (2000). Expert Judgement and risk perception. Recuperado de http://research.dnv.com/skj/Papers/SkjWen.pdf

Smith, S., Mailloux, M., Miller-Kuhaneck, M. y Glennon, T. (2007). Understanding Ayres Sensory Integration. Ot Practice, 12(17), CE1-CE8. Recuperado de http://digitalcommons.sacredheart.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1017&context=ot_fac

Vargas, C. y Hernández, L. (2009). Validez y confiabilidad del cuestionario Prácticas de cuidado que realizan consigo mismas las mujeres en el posparto. (Tesis de Maestría). Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería, Bogotá.

Véliz, R. y Uribe-Echevarría, M. (2009). Aportes de la terapia ocupacional al contexto educacional inclusivo: interrelación entre el enfoque psicosocial, la teoría de integración sensorial y acciones de atención temprana. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 0(9), 103 -116. https://doi.org/10.5354/0717-6767.2009.87

Williard, H. y Spackman, C. (2011). Terapia Ocupacional(11° ed.). Buenos Aires, Argentina: Editorial Médica Panamericana.

Como Citar

Lagos Salas, D. G., & Velasco Benavides, D. C. (2016). Validade do conteúdo: critérios de avaliação dos transtornos do processamento sensorial. Revista UNIMAR, 34(1), 97–116. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1137

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-11

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações