Ensino e prática de pós-graduação: uma abordagem teórica

Autores

  • Vianney Dí­az Pérez Universidad Militar Nueva Granada

Palavras-chave:

educação superior, didática na universidade, prática docente universitária

Resumo

O presente artigo pretende apresentar um curso sobre algumas abordagens teóricas e pesquisas em didática no campo educacional do ensino superior, especialmente em cenários de pós-graduação onde o uso de fer-ramentas de ensino é limitado, uma vez que nenhuma reflexão sobre o assunto tem sido levantada recorren-temente. Em uma primeira seção serão descritas as principais abordagens sobre a didática como disciplina; depois, será feito um esboço didático e sua influência no campo da formação educacional e na construção de modelos de ensino-aprendizagem, para entrar no campo da didática universitária e suas abordagens de cenários de pós-graduação; além disso, são reconhecidos os desafios da didática neste campo educacional.

Biografia do Autor

Vianney Dí­az Pérez, Universidad Militar Nueva Granada

Investigadora Principal. Doctorante en Educación y Cultura; Magíster en Educación; Coordinadora de la Maestría en Educación; profesora tiempo completo Facultad de Educación y Humanidades, Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, Colombia.

Referências

Aguirre, J. (1995). Formación pedagógica y didác-ticas universitarias. Perfiles educativos, (68). Re-cuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=13206808

Badilla, I., Ramírez, A., Rizo, L. y Rojas, K. (2014). Es-trategias didácticas para promover la auto reflexión de la praxis en los procesos de formación docente. Revista Electrónica Educare, 18(2), 209-231. https://doi.org/10.15359/ree.18-2.11

Borges, J. (2007). Caracterización didáctica, psicológica y sociológica de la educación de posgrado a distancia. Revista Iberoamericana de Educación, 43(4). Recuperado de http://rieoei.org/1728.htm

Camilloni, A. (1990). Epistemología de la didáctica de las ciencias sociales.

Carvajal, M. (1995). La didáctica en la educación. Fun-dación academia de dibujo profesional. Recuperado de http://www.fadp.edu.co/uploads/ui/articulos/LA_DIDACTICA.pdf

Comenio, J. (2000). Didáctica Magna. México: Editorial Porrúa.

Contreras, J. (2010). Ser y saber en la formación didáctica del profesorado: una visión personal. Universidad de Zaragoza, Zaragoza. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 24(2), 61-81.

De benito, B., Moreno, J. y Salinas, J. (2009). Diseño de un aula avanzada de formación para cursos de pos-grado. Congresso Internacional Edutec 2009: Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: Sinergia Científica. Universidad de las Islas Baleares, Manaus, Brasil.

De La Torre, S. (1993). Didáctica y currículo. Bases y compo-nentes del proceso formativo. Madrid: Dykinson.

Díaz, A. (1999). Didáctica y currículum. México: Paidós.

Díaz, F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México: McGraw-Hill.

Fernández, A y Córdova, D. (2006). Nuevos ambien-tes de aprendizaje en postgrado: integrando cono-cimientos, estrategias y herramientas tecnológicas. Investigación y Postgrado, 21(1). Recuperado de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-00872006000100009

Fumero, F. (2009). Estrategias didácticas para la comp-rensión de textos: una propuesta de investigación acción participativa en el aula, investigación y post-grado. Investigación y Postgrado, 24(1), 46-73.

García, J, Sánchez, C, Jiménez, M. y Gutiérrez, M. (2012). Estilos de aprendizaje y estrategias de aprendizaje: un estudio en discentes de postgrado. Revista Estilos de Aprendizaje, 10(10). Recuperado de http://www2.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje/numero_10/ar-ticulos/Articulo06.pdf

Gonzaga, W. (2005). Las estrategias didácticas en la for-mación de docentes de educación primaria. Univer-sidad de Costa Rica, San Pedro de Montes de Oca. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas en Edu-cación”, 5(1).

Gonzales, M. y Zanfrillo, A. (2007). Entornos de apren-dizaje colaborativos para el desarrollo de estudios de posgrado. VII coloquio internacional sobre gestión universitaria en América del Sur.

González, M., Salgado, C. y Fombona, J. (2012). Competencias didácticas en cursos online de posgrado universita-rio, estudios sobre el mensaje periodístico. Madrid: Universidad Complutense.

González, R. (2010). Estrategias de formación de profesores para el uso didáctico de la tecnología. Universidad de Sevilla, Sevilla. Revista de medios y educación, (37).

Herrán, A. (2011). Técnicas didácticas para una enseñanza más formativa. En: N. Álvarez y R. Cardoso (coords.), Estrategias y metodologías para la formación del estudiante en la actualidad. Camaguey, Cuba: Universidad de Camaguey.

Lacruz, C. y Arellano, A. (2015). Software didáctico para la incorporación de las TIC en postgrado. Revista elec-trónica facultad de ingeniera UVM, 9(1).

Mallart, J. (1998). Didáctica: concepto, objeto y finali-dad. En: Didáctica general para psicopedagogos. Re-cuperado de https://es.scribd.com/doc/137846320/Cap-1-Didactica-concepto-objeto-y-finalidad-Juan-Mallart

Martínez, A. (1994). La formación del pedagogo través de la enseñanza de la didáctica. Análisis de una expe-riencia. Enseñanza, 12, 51-72.

Mattos, L. (1974). Compendio de Didáctica General. Buenos Aires: Editorial Kapelusz, S. A.

Moreno, T. (2011). Didáctica de la educación superior: nuevos desafíos en el siglo XXI, Universidad Autóno-ma Metropolitana. Revista Perspectiva Educacional, 52(2), 26-54.

Nerici, I. (1970). Hacia una didáctica general dinámica. Bue-nos Aires: Kapeluz.

Orozco, M., Vizcaíno, A. y Méndez, A. (2012). Elementos presentes en la construcción de aprendizaje significativo en alumnos y docentes del posgrado en ciencias de la salud pública. Universidad de Guadalajara. Revista Educativa Hekademos, 12(5), 15-21.

Ortiz, E. y Mariño, M. (2008). El proceso de enseñanza-aprendizaje para adultos en la educación posgrad-uada. Revista Iberoamericana de Educación, 44(7). https://doi.org/10.35362/rie4472177

Rosales, J. (2004). Estrategias didácticas. Recuperado de http://dcb.fi-c.unam.mx/Eventos/Foro4/Memorias/Ponencia_17.pdf

Salinas, J., De Benito, B., Moreno, J., Negre, F., Pérez, A. y Urbina, S. (2010). Estrategias didácticas uti-lizadas en e-learning en los estudios de postgra-do: análisis de estrategias y propuesta de nuevas metodologías. Recuperado de http://www.academia.edu/16027688/27._estrategias_did%C3%A1cticas_uti-lizadas_en_e-learning_en_los_estudios_de_postgra-do_an%C3%A1lisis_de_estrate-gias_y_propuesta_de_nuevas_metodolog%C3%ADas

Salinas, B. (1995). Límites del discurso didáctico actual. Madrid: Morata.

Salinas, J. (2002). Medios didácticos para una nueva universidad”. Jornada sobre Innovación: El aprendizaje en entornos virtuales. Universidad Pública de navarra.

Salvador, F. (1995). Curriculum, didácticas especiales y for-mación del profesor. Universidad de Granada.

Sánchez, R. (1993). Didáctica de la problematización en el campo científico de la educación. México: Universidad Pedagógica Nacional.

Universidad de Santander. (2007). Introducción a la didáctica. México: Universidad Santander. Recuperado de https://santander.wikispaces.com/file/view/2.pdf

Villalpando, J. (1970). Didáctica. Porrúa.

Zabalza, M. (2008). La didáctica universitaria. Universidad de Santiago de Compostela.

Zabalza, M. (2011). Nuevos enfoques para la didáctica univer-sitaria actual. PERSPECTIVA, Florianópolis, 29(2), 387-416. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p387

Zabalza, M. (1990). Fundamentación de la Didáctica y del con-ocimiento didáctico. En: A. Medina y M. Sevillano, Didáctica-adaptación. El Currículum: fundamentación, diseño, desarrollo y evaluación. Madrid. UNED.

Como Citar

Dí­az Pérez, V. (2016). Ensino e prática de pós-graduação: uma abordagem teórica. Revista UNIMAR, 34(1), 71–85. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1135

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-11

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: