Percepções de alunos do ensino fundamental sobre a aprendizagem do inglês
DOI:
https://doi.org/10.31948/rc.v32i2.4595Palavras-chave:
aprendizaje, educación primaria, estudiantes, infancia, inglésResumo
As percepções de crianças e adolescentes sobre sua experiência de aquisição da língua inglesa têm recebido pouca atenção em pesquisas, que tendem a favorecer as perspectivas de especialistas e grupos de ensino. O objetivo desta pesquisa é explorar as perspectivas de alunos do ensino fundamental sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira. Especificamente, o estudo analisa as experiências formais e informais dos alunos com a língua, suas expectativas para o futuro e as dificuldades que encontram durante o processo de aprendizagem. O estudo utiliza uma abordagem de métodos mistos, aplicando um questionário a 295 alunos do quarto, quinto e sexto ano no município de Meoqui, no estado de Chihuahua, no norte do México. Os resultados revelam uma discrepância significativa entre as atividades que os professores realizam nas aulas de língua estrangeira e as atividades que desejam realizar. Isso reforça a necessidade de espaços que permitam que professores e alunos dialoguem e desenvolvam juntos estratégias de aprendizagem motivadoras e relevantes.
Biografia do Autor
Ana Arán Sánchez, Escuela Normal Rural Ricardo Flores Magón
Doctora en Ciencias de la Educación, CID; docente investigadora Escuela Normal Rural Ricardo Flores Magón
Referências
Abata, F. M., Jiménez, J. F. y Guanoluisa, M. F. (2024). Percepciones de los estudiantes sobre el uso de actividades de calentamiento en la enseñanza del inglés. Revista Scientific, 9(32), 18-40. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2024.9.32.1.18-40 DOI: https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2024.9.32.1.18-40
Aigneren, J. M. (2005). El cuestionario: el instrumento de recolección de información de la técnica de la encuesta social. La Sociología en sus Escenarios, (11), 1-79. http://hdl.handle.net/10495/2628
Alvarado-Andino, P., Inzhivotkina, Y., Agudelo-Angus, S. I. y Rodríguez-Caamaño, A. A. (2021). Percepción estudiantil sobre el uso de entornos virtuales como herramientas de aprendizaje del inglés. Polo del Conocimiento, 6(6), 476-492. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8016963
Alves da Silva, C. y Ferreira, C. (2016). Las redes sociales y el aprendizaje informal de Estudiantes de Educación Superior. Acción Pedagógica, 25(1), 6-20. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6224935
Amato, D., Hernández, G. y Novales, X. (2017). Utilidad de actividades didácticas en el fortalecimiento de competencias específicas: percepción de los estudiantes. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 18(1), 99-116. https://www.revistas.unam.mx/index.php/repi/article/view/48194/43324
Andayani, E. S. (2022). The importance of learning and knowing English in higher education in Indonesia. Research and Development Journal Of Education, 8(1), 372-379. http://dx.doi.org/10.30998/rdje.v8i1.13315
Arán Sánchez, A. y Arzola Franco, D. M. (2024). La comunicación oral en la asignatura de inglés: narrativas sobre la trayectoria escolar de estudiantes de una escuela normal rural. Paradigma, 31(52), 23-36. https://doi.org/10.5377/paradigma.v31i52.19489 DOI: https://doi.org/10.5377/paradigma.v31i52.19489
Ariantini, K. P., Suwastini, N. K. A., Adnyani, N. L. P. S., Dantes, G. R., & Jayantini, I. G. A. S. R. (2021). Integrating Social Media into English Language Learning: How and to What Benefits According to Recent Studies. NOBEL: Journal of Literature and Language Teaching, 12(1), 91-111. https://doi.org/10.15642/NOBEL.2021.12.1.91-111 DOI: https://doi.org/10.15642/NOBEL.2021.12.1.91-111
Ariza Covarrubias, R. y Pons Bonals, L. (2021). Medios y redes sociales en la enseñanza-aprendizaje del inglés: valoraciones de estudiantes universitarios. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 20(43), 129-148. https://doi.org/10.21703/rexe.20212043ariza7 DOI: https://doi.org/10.21703/rexe.20212043ariza7
Arribas, M. (2004). Diseño y validación de cuestionarios. Matronas Profesión, 5(17), 23-29. https://enferpro.com/documentos/validacion_cuestionarios.pdf
Barrera López, E. H. y Morales Vázquez, E. (2023). Aplicación de videojuegos, en aulas virtuales ¿Es buena para aprender otro idioma? Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(4), 2544-2556. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.7072 DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.7072
Branda, S. A. (2017). Los distintos enfoques en la enseñanza de inglés como lengua extranjera y segunda: nuevas tendencias en la literatura contemporánea. Revista de Educación, VIII(11), 99-112. https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/2120
Campoverde-Castillo, A. C., Zambrano-Mendoza, Y. Y. y Foorotan-Solano, T. S. (2019). Los distintos enfoques en la enseñanza de inglés como lengua extranjera aplicados en "La Unidad Educativa Eugenio Espejo" y "Franquicia Internacional Wall Street English-Loja". Polo del Conocimiento, 4(2), 233-243. https://doi.org/10.23857/pc.v4i2.903 DOI: https://doi.org/10.23857/pc.v4i2.903
Castro, E. I. y Londoño, P. (2023). El inglés, la tecnología y el capital laboral como dispositivos de control en la era globalizada. Revista Cedotic, 8(1), 233-254. https://doi.org/10.15648/cedotic.1.2023.3714 DOI: https://doi.org/10.15648/cedotic.1.2023.3714
Charles-Lejia, H. y Torres, A. J. (2022). Dominio del inglés y salario en México. Análisis Económico, 37(94),167-180. https://doi.org/10.24275/uam/azc/dcsh/ae/2022v37n94/Charles DOI: https://doi.org/10.24275/uam/azc/dcsh/ae/2022v37n94/Charles
Corpas, M. D. (2016). La educación informal en el aprendizaje del inglés como lengua extranjera TEJUELO. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación, 24, 68-91. https://doi.org/10.17398/1988-8430.24.1.68 DOI: https://doi.org/10.17398/1988-8430.24.1.68
Creswell, J., & Creswell, D. (2017). Research Design Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches (5.th ed.). SAGE.
De León Olivares, D. A. (2021). ¿Educar en otro idioma? Reflexiones sobre el aprendizaje del inglés en primaria. Yeiyá, 2(2), 209-220. https://doi.org/10.33182/y.v2i2.1507 DOI: https://doi.org/10.33182/y.v2i2.1507
España, C. (2010). El idioma inglés en el currículo universitario: importancia, retos y alcances. Revista Electrónica Educare, 14(2), 63-69. https://doi.org/10.15359/ree.14-2.4 DOI: https://doi.org/10.15359/ree.14-2.4
García, R. y Gurrola, E. (2020) Percepción de los estudiantes en el nivel medio superior sobre el idioma inglés y su relación con el juego. EDUCERE, 1(2), 74-86. https://doi.org/10.71657/educere.v1i2.834
Garro, M. (2019). Análisis del uso de las cuatro habilidades lingüísticas adquiridas por las personas egresadas del programa" Fortalecimiento de la enseñanza y aprendizaje del idioma inglés en las instituciones de educación superior universitaria estatal de Costa Rica. Revista Internacional de Educación y Aprendizaje, 7(1), 47-58. https://doi.org/10.37467/gka-revedu.v7.1906 DOI: https://doi.org/10.37467/gka-revedu.v7.1906
Gómez, L. y Urraco, M. (2022). Relación entre los videojuegos y las aplicaciones y la adquisición de vocabulario en inglés como lengua extranjera. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (31), 60-68. https://doi.org/10.24215/18509959.31.e6 DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.31.e6
Gooding de Palacios, F. A. (2020). Enfoques para el aprendizaje de una segunda lengua: expectativa en el dominio del idioma inglés. Orbis Cognita, 4(1), 20-38.
https://doi.org/10.48204/j.orbis.v4n1a2 DOI: https://doi.org/10.48204/j.orbis.v4n1a2
Guamán Condoy, E. G., Guilcapi Lunavictoria, D. O., Monar Monar, J. S. y Ruiz Salgado, M. V. (2023). Investigando las perspectivas de los estudiantes de secundaria sobre el uso de Tik Tok como medio para aprender inglés dentro y fuera de la escuela. Revista Científica Arbitrada Multidisciplinaria PENTACIENCIAS, 5(2), 705-721. https://editorialalema.org/index.php/pentaciencias/article/view/636
Guzmán, A. y J. Alvarado (2015). Fases y operaciones metodológicas en la investigación educativa. CreateSpace Independent Publishing Platform.
Hernández, S. I., Hernández, J. S. y Moreno, R. (2024). Estrategia para desarrollar competencias lingüísticas en inglés usando una aplicación virtual. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 14(28), e629. https://doi.org/10.23913/ride.v14i28.1831 DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v14i28.1831
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2021). Panorama Sociodemográfico de Chihuahua. Censo de Población y Vivienda 2020. INEGI. https://www.inegi.org.mx/contenidos/productos/prod_serv/contenidos/espanol/bvinegi/productos/nueva_estruc/702825197810.pdf
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI). (2010). Compendio de información geográfica municipal 2010. https://www.inegi.org.mx/contenidos/app/mexicocifras/datos_geograficos/08/08045.pdf
Mantilla, L. F., Narváez, C. A., Carrillo, M. A. y Arrobo, J. M. (2020). Uso de redes sociales en el aprendizaje del inglés en estudiantes universitarios. Revista Espacios, 41(37), 235-243. https://www.revistaespacios.com/a20v41n37/20413719.html
Márquez-Flores, D. (2021). El acento en la producción oral de los alumnos de inglés del nivel medio superior, desde su interlenguaje. Revista de Educación y Desarrollo, 57, 89-100. https://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/57/57_MarquezFlores.pdf
Martínez-Hernández, A. y Venet-Muñoz, R. (2023). Neurociencia y desarrollo de habilidades lingüísticas en docentes de idiomas en formación. Sociedad & Tecnología, 6(3), 446-461. https://doi.org/10.51247/st.v6i3.388 DOI: https://doi.org/10.51247/st.v6i3.388
Melgarejo Melgarejo, D. A. (2010). Assessing children ́s perceptions of writing in EFL based on the process approach. Colombian Applied Linguistics Journal, 12(1), 70-84. https://doi.org/10.14483/22487085.92 DOI: https://doi.org/10.14483/22487085.92
Méndez, F. J. y Morales, E. (2022). Beneficios del uso de los videojuegos para el aprendizaje del idioma inglés. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(6), 13268-13284. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i6.4328 DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i6.4328
Richards, J. C. (2006). Communicative Language Teaching Today [La enseñanza comunicativa del lenguaje en la actualidad]. Cambridge University Press
Rueda, M. C. y Wilburn, M. (2014). Enfoques teóricos para la adquisición de una segunda lengua desde el horizonte de la práctica educativa. Perfiles Educativos, 36(143), 21-28. https://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v36n143/v36n143a18.pdf
Sánchez, V., Gómez, C. A., Ortiz, D., Clavijo, T. A. y Váquiro, L. P. (2016). Percepción social importancia del inglés e inclusión de videojuegos como herramienta de aprendizaje. Amazonia Investiga, 5(8), 58-66. https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/703
Secretaría de Desarrollo Social (Sedesol). (2016). Informe anual sobre la situación de pobreza y rezago social. http://diariooficial.gob.mx/SEDESOL/2016/Chihuahua_045.pdf
Somoano, Y. y Menéndez, J. I. (2018). Percepciones de alumnado y profesorado sobre una intervención de mobile learning en inglés como lengua extranjera. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, 4(1), 79-87. https://doi.org/10.24310/innoeduca.2018.v4i1.3024 DOI: https://doi.org/10.24310/innoeduca.2018.v4i1.3024
Sosa G., Gutiérrez, B. y Velázquez M. A. (2018). El aprendizaje del inglés, una contribución al desarrollo profesional de los ingenieros industriales. Revista Boletín Redipe, 7(7), 206-217. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/535
Tonucci, F. (2009). ¿Se puede enseñar la participación? ¿Se puede enseñar la democracia? Investigación en la Escuela, (68), 11-24. https://revistascientificas.us.es/index.php/IE/article/view/7111
Villarreal, A. C., Olave, I. y Flores, L. D. (2022). Estado de conocimiento de las investigaciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas extranjeras en Chihuahua (2012-2021). En J. L. Ramírez, M. R. Reyes y R. Roux (Eds.), Las investigaciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de las lenguas extranjeras en México (2012-2021) (pp. 137-164). Universidad de Sonora.
Wong, L., Sing-Chai, C., & Poh-Aw, G. (2017). Seamless language learning: Second language learning with social media. [Aprendizaje de idiomas «sin costuras»: Aprendizaje de segundas lenguas y redes sociales]. Comunicar, 50, 9-21. https://doi.org/10.3916/C50-2017-01 DOI: https://doi.org/10.3916/C50-2017-01
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Criterios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

| Métricas do artigo | |
|---|---|
| Vistas abstratas | |
| Visualizações da cozinha | |
| Visualizações de PDF | |
| Visualizações em HTML | |
| Outras visualizações | |





