A construção do sujeito afro a partir de práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/30.2-art10

Palavras-chave:

Afrocolombianidade, prática pedagógica, identidade cultural, tradição oral, etnoeducação

Resumo

Falar da costa Pacífica de Nariño implica explorar um amplo contexto de tradições, costumes e práticas que definem a cultura e a idiossincrasia do ser afro; por isso, este artigo apresenta os resultados da pesquisa, por meio da qual se destaca a importância de fortalecer, preservar e respeitar a cultura e os saberes ancestrais da comunidade afro no ambiente escolar. O estudo foi desenvolvido com professores afro-colombianos dos municípios de Tumaco e La Tola Nariño. Na metodologia, foi utilizado um paradigma qualitativo com abordagem etnográfica, apoiado em análise documental, cumprindo assim o propósito de explorar os cenários de aprendizagem e as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores. Da mesma forma, foi possível analisar a relevância da prática pedagógica em relação às verdadeiras necessidades formativas que surgem na comunidade educativa afro-nariñense.

Biografia do Autor

Jessica Andrea Bejarano Chamorro, Universidad Mariana

Candidata a Doctor en Educación, Magister en Pedagogía, Licenciada en Filosofía y Ciencias Religiosas

Yanithza Hermencia Bolaños Pasos

Candidata a Magister en Pedagogía, Especialista en Gestión del Talento Humano, Comunicadora Social – Periodista

Referências

Cassiani, A. (2021). Inclusión en América Latina: elementos culturales e identidad afrodescendiente. En Lago, C. y Múnera, L. (comp.), Etnoeducación, maestras afrodescendientes, comunidades indígenas en el Caribe colombiano (pp. 28-50). Corporación Universitaria de Caribe CECAR.

Cassiani, T., Casseres, D. y Herrera, M. (2021). Gestión cultural como mediación pedagógica en los procesos etnoeducativos: caso Institución Educativa Antonia Santos, Cartagena de Indias, Colombia. En Lago, C. y Múnera, L. (comp.), Etnoeducación, maestras afrodescendientes, comunidades indígenas en el Caribe colombiano (pp. 73-99). Corporación Universitaria de Caribe CECAR.

Córdoba, C. A. (2012). Arrullo del pacífico colombiano: un fenómeno cultural, espiritual, musical, y social. Pensamiento, Palabra y Obra, (7), 56-69 https://doi.org/10.17227/ppo.num7-1424

Devia, C., Ortega, D. y Niño, J. (2016). Violencia estructural en el triángulo Norte centroamericano. Logos, Ciencia & Tecnología, 7(2), 105-114. https://doi.org/10.22335/rlct.v7i2.235

Díaz-Barriga, Á. (2013). Guía para la elaboración de una secuencia didáctica. Universidad Nacional Autónoma de México y Comunidad de Conocimiento UNAM.

García, J. y Walsh. C. (2017). Sobre pedagogías y siembras ancestrales. En C. Walsh. (ed.), Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. (pp. 291-309). Ediciones Abya-Yala.

Grueso, M. (2020). El recorrido de la voz y la palabra. En M. Grueso y J. Torres. (comp.), Urdimbres. Antología literaria de mujeres del pacífico colombiano. (pp. 19-24). Ministerio de Cultura.

Hernández, G. (2013). El sentido social de una maestra líder comunitaria. https://librosaccesoabierto.uptc.edu.co/index.php/editorial-uptc/catalog/view/143/174/3205.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

López, L., Catano, N., López, H. y Velásquez, V. (2011). Diversidad cultural de sanadores tradicionales afrocolombianos: preservación y conciliación de saberes. Aquichan, 11(3), 287-304. https://doi.org/10.5294/aqui.2011.11.3.4

Meza, J. L. (2008). Narración y pedagogía: elementos epistemológicos, antecedentes y desarrollos de la pedagogía narrativa. Actualidades Pedagógicas, (51), 59-72.

Mina, N. (2011). La afrocolombianidad, un mundo por descubrir. Verdades sobre los afrodescendientes en Colombia. Sello Editorial Uniautónoma del Cauca.

Moreno, J. A. y Patiño, M. P. (2014). Tradición oral afro y prácticas educativas en la vereda El Guamal, Supía (Caldas). Textos-y-sentidos, (9), 147-175.

Segura, Y. y Cerón, C. (2019). Los colores de los negros: una mirada a la clasificación social entre estudiantes de Tumaco, Colombia. El Ágora USB, 19(1), 441-455. https://doi.org/10.21500/16578031.4396

Como Citar

Bejarano Chamorro, J. A., & Bolaños Pasos, Y. H. (2023). A construção do sujeito afro a partir de práticas pedagógicas. Revista Criterios, 30(2), 140–161. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/30.2-art10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações