Fortalecimento de projetos institucionais de formação cidadã na convivência escolar

Autores

  • Edwin Ariel Carvajal-Jiménez Colegio Nuestra Señora de las Lajas – Policía Nacional
  • Fabián Mauricio Montilla-Muriel

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/28.2-art4

Palavras-chave:

Comunidades educacionais, estratégias pedagógicas, convivência escolar, projetos de formação cidadã

Resumo

O objetivo da pesquisa foi adotar elementos fundamentais dos projetos de formação cidadã em sexualidade e democracia, que contribuam para a resolução de problemas na convivência escolar com os alunos da quinta série do Colégio Nuestra Señora de las Lajas, Pasto, e o Centro Educativo San Luis de Potosí, Nariño, em vista da situação adversa que ocorre nas duas instituições de ensino, como resultado de dispositivos legais, normas locais e internacionais e enfoques específicos de cada organização educacional, que são o veículo indispensável não só por reconhecer as carências existentes na convivência escolar das escolas abordadas, mas também como base para o estabelecimento de estratégias que contribuam para a melhoria da harmonia, da recreação livre, dos valores interpessoais e da convivência saudável destes grupos de interesse.

Biografia do Autor

Edwin Ariel Carvajal-Jiménez, Colegio Nuestra Señora de las Lajas – Policía Nacional

Magíster en Pedagogía. Docente Colegio Nuestra Señora de las Lajas – Policía Nacional, Colombia.

Fabián Mauricio Montilla-Muriel

Magíster en Pedagogía. Docente Centro Educativo San Luis, Colombia.

Referências

Archundia, E. y Gutiérrez, D. (2016). El conflicto en las instituciones escolares. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=46146811010 ISSN 1665-0441.

Díaz-Bravo, L., Torruco-García, U., Martínez-Hernández, M. y Varela-Ruiz, M. (2013). La entrevista, recurso flexible y dinámico Investigación en Educación Médica. Revista Educación Médica. 3(2), 17-20. Universidad Nacional Autónoma de México Distrito Federal, México https://doi.org/10.1016/S2007-5057(13)72706-6

García, D. (2010). El conflicto y sus tipos en el ámbito escolar. Revista Arista Digita, (52), 1-7.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Martínez, M. (2012). Hermenéutica y Análisis del Discurso como Método de Investigación Social. https://investigacionsocial-alquelquis.es.tl/Hermeneutica-y-an%E1lisis-del-Discurso-como-M-e2-todo-de-Investigaci%F3n-Social.htm

Mella, O. (2000). Grupos focales (“focus groups”). Técnica de investigación cualitativa. https://repositorio.uahurtado.cl/handle/11242/8439

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Plan Decenal de Educación 2006-2016. http://www.plandecenal.edu.co/html/1726/articles-166057_compendio_general.pdf

Morales, M., Preciado, N. y Nader, V. (s.f.) La gestión curricular; procesos y tendencias. Una revisión documental. https://www.fucsalud.edu.co/sites/default/files/2017-09/pdf

Munarriz, B. (1992). Técnicas y métodos en investigación cualitativa. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1217001

Otzen, T. y Manterola, C. (2017). Técnicas de muestreo sobre una población estudio.

https://doi.org/10.4067/S0717-95022017000100037

Ramírez, L.E., Arcila, A., Buriticá, L.E. y Castrillón, J. (2004). Paradigmas y modelos de investigación. Guía didáctica (2.a ed.). Fundación Universitaria Luis Amigó.

Rodríguez, Y. y Domínguez, R. (2009). La formación de la ciudadanía desde la experiencia escolar. Revista Peruana de Investigación Educativa, 1(1), 91-122. https://doi.org/10.34236/rpie.v1i1.4

Ruiz, A. y Chaux, E. (2005). La Formación de Competencias Ciudadanas. https://laasociacion.files.wordpress.com/2015/11/la-formacion-de-competencias-ciudadanas.pdf

Tovar, L.Y. y López, G.M. (2012). Procesos de formación ciudadana en algunas instituciones educativas del país (Trabajo de Grado). Universidad Javeriana. https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/12242/LopezRobayoGaliaManuela2012.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Como Citar

Carvajal-Jiménez, E. A., & Montilla-Muriel, F. M. (2021). Fortalecimento de projetos institucionais de formação cidadã na convivência escolar. Revista Criterios, 28(2), 61–75. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/28.2-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: