Práticas de planejamento e interação de ensino dos professores da Universidad Mariana

Autores

  • Oscar Olmedo Valverde Riascos Universidad Mariana
  • Nancy Andrea Belalcázar Benavides Universidad Mariana
  • Carmen Alicia Mora

Palavras-chave:

ensino, prática de interação, práticas de planejamento

Resumo

O objetivo deste estudo era a caracterização das práticas de planejamento e interação de ensino dos professores da Universidad Mariana, o que exigiu a descrição de suas visões, a descoberta de sua contribuição e a identificação de seu relacionamento. O paradigma qualitativo orientado a pesquisa, sob um tipo exploratório e descritivo e um método baseado em grupos focais. As estratégias utilizadas para a coleta de informações foram: entrevistas por meio de grupos focais e observação não participante; uma amostragem significativa foi feita com professores novos e peritos e, finalmente, uma análise do uso de matrizes, taxonomias e gráficos.

O principal resultado foi a evidência de que o pensamento do professor foi orientado por práticas de planejamento, pois eles fortalecem os níveis de exigência, criatividade, trabalho e reflexão. Além disso, fatores acadêmicos e sócio-emocionais são chaves para fazer efetiva a interação, e eles são refletidos em sala de aula. A fim de reforçar plano de capacitação e desenvolvimento dos professores, algumas alternativas foram propostas, como: incluir umas estratégias objetivas e muitas relacionadas com o planejamento, interação e avaliação acadêmica de estudantes, sugerir uma política institucional que articula a parte administrativa e progresso acadêmico, e avançar na investigação relacionada com o pensamento de ensino.

Biografia do Autor

Oscar Olmedo Valverde Riascos, Universidad Mariana

Doctor en Educación, Universidad de Valencia, Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación, España; Magíster en Educación, Universidad Pedagógica Nacional; Especialista en Computación para la Docencia; Licenciado en Educación con Énfasis en Matemáticas, Universidad Mariana; Economista, Universidad de Nariño; Decano Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Nancy Andrea Belalcázar Benavides, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Especialista en Orientación Educativa y Desarrollo Humano, Universidad de Nariño; Trabajadora So-cial, Universidad Mariana; Directora Programa de Trabajo Social, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Carmen Alicia Mora

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Trabajadora Social, Universidad Mariana, Docente Programa de Trabajo Social, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Bonilla, E. & Rodríguez, P. (2000). Más allá del dilema de los métodos. Santa Fe de Bogotá, Colombia: Grupo Editorial Norma.

Clark, C. & Peterson, P. (1985). Antecedentes, Evolución y aportaciones de la Investigación del Pensamiento y Conocimiento del Profesor de Educación Física. En: H. García. ADAXE, Revista de Estudios y Experiencia Educativas, 19, 105-133.

Fandiño, C. (2007). “El pensamiento del profesor sobre la planificación en el trabajo por proyectos”. Grado de transición. Santa Fe de Bogotá, Colombia: Editora Géminis Ltda.

García, C. (1993). “Pensamientos pedagógicos y toma de decisiones de los profesores en la planificación de la enseñanza”. Departamento de Didáctica. Facultad de Filosofía y Letras. Campus Cartuja 18011 Granada.

Gimeno, J. & Pérez, Á. (1988). Pensamiento y Acción en el profesor: de los estudios sobre la planificación, al pensamiento práctico. Infancia y Aprendizaje: Journal for the Study of Education and Development, (42), 37-64. https://doi.org/10.1080/02103702.1988.10822201

López, T. (2010). Teorías Curriculares. Recuperado el 28 de junio de 2010, en: www.revistas.ucm.es/edu/11302496/artículos/RCE-D9494120315B.PDF-Google Chrome

Luna, C. (2011). “Metodología del trabajo académico”. Universidad Nacional Abierta y a Distancia. Escuelas de Ciencias Administrativas Contables, Económicas y de Negocios. Tecnología en Gestión Comercial y de Negocios. Yopal, Casanare.

Valverde, O. (2011). Las creencias de autoeficacia en la práctica pedagógica del docente universitario de Humanidades, Ciencias Sociales, Educación y Ciencias Administrativas”. Tesis Doctoral. Universidad de Valencia, Valencia, España.

Zabalza, M. (2003). Competencias docentes del profesorado universitario. Madrid, España: Narcea.

Como Citar

Valverde Riascos, O. O., Belalcázar Benavides, N. A., & Alicia Mora, C. (2013). Práticas de planejamento e interação de ensino dos professores da Universidad Mariana. Revista Criterios, 20(1), 53–66. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1854

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: