Estudo das condutas pró-sociais na instituição educativa em San Juan de Pasto

Autores

  • Erika Alexandra Vásquez Arteaga Universidad Mariana
  • María Silvana Caicedo
  • Natalia Vivanco Burbano

Palavras-chave:

Ajuda, cooperação, empatia, condutas pró-sociais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo revelar manifestações das condutas pró-sociais em crianças da Instituição Educativa Luís Eduardo Mora Osejo (sede Rosario de Males) em San Juan de Pasto, para o desenho e execução de uma estratégia psico pedagógica. A metodologia se abordou desde o paradigma qualitativo com uma abordagem critico e social, desde a pesquisa ação. As narrativas, entrevistas focalizadas e sociodramas serviram como tecnicas de coleta de dados.

Os resultados indicaram que as condutas pró-sociais são uma fortaleza no grupo de estudantes, principalmente, a empatia e a ajuda; contudo, a cooperação não é presente e sua importância é desconhecida. A estratégia psico pedagógica dirigida desde o jogo fez possível fortalecer todas as condutas pró-sociais positivas que promoverão a convivência escolar.

Biografia do Autor

Erika Alexandra Vásquez Arteaga, Universidad Mariana

Magíster, Universidad de La Salle; Especialista en Gerencia Social; Psicóloga; Docente Programa de Psicología Universidad Mariana; Integrante del grupo de investigación Desarrollo Humano y Social, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

María Silvana Caicedo

Psicóloga, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Natalia Vivanco Burbano

Psicóloga, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Álvarez, J. (2003). Cómo hacer investigación cualitativa fundamentos y metodología (1ra. ed.). Educador: Paidos.

Bion, W. (1990). Experiencias en grupos. Barcelona: Paidos.

Bosco, J. (1998). Modelos cualitativos: Primera Parte. La investigación acción como práctica social. Medellín: CINDE. Paidos Ibérica.

Garaigordobil, M. y Fagoaga, J. (2006). El Juego Cooperativo para prevenir la violencia en los Centros Escolares: Evaluación de programas de intervención para la educación infantil. País Vasco: Secretaria General Técnica.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación (4ta. ed.). México: McGraw Hill.

Janesick, V. (1998). The dance of qualitative research design: methaphor, methodolatry, and meaning. In: N. Denzin, & Y. Lincoln (Eds.), Strategies of qualitative inquiry (pp. 35-85). Thousand Oaks, Sage.

Kawulich, B. (2006). La observación participante como método de recolección de datos. Forum: Qualitative Social Research, 6(2).

Moñivas, A. (1996). La Conducta Prosocial. Cuadernos de Trabajo Social (No. 9). Madrid, España: Editorial Universidad Complutense.

Ramos, Q. (1997). Desde la Cooperación en la escuela a la Cooperación para el desarrollo (Una lectura del pensamiento de Freinet en los albores del siglo XM. Educación, Desarrollo y Participación Democrática. Recuperado de http://www.fongdcam.org/manuales/educaciondesarrollo/datos/docs/A_docs/b_1_9_ryus.pdf

Roche, R. (1982). Los orígenes dela conducta altruista en los niños. Aspectos educativos y de televisión en familia. Recuperado de file:///D:/UAN/MEDICI%C3%93N%20Y%20EVALUACI%C3%93N%20II/Dialnet-LosOrigenesDeLaConductaAltruistaEnNinos-668591.pdf

Roche, R. y Neus, S. (1998). Educación Prosocial de las emociones, valores y actitudes positivas: para adolescentes en entornos familiares y sociales. Barcelona: Editores Blume.

Uscátegui, M. & Goyes, I. (1999). Investigación y Pedagogía. San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Universidad de Nariño.

Vásquez, É. (2012). Manifestaciones de las conductas prosociales en niños y niñas de ámbitos escolares (Escuela Corazón de María Hogar de Cristo, I.E.M. Libertad sede Julián Bucheli e I.E.M. Luis Eduardo Mora Osejo sede Rosario de Males) en San Juan de Pasto para el diseño e implementación de una estrategia psicopedagógica. Revista EDUCyT. Recuperado de file:///C:/Users/lvera/Downloads/2004-4936-1-SM.pdf

Como Citar

Vásquez Arteaga, E. A., Silvana Caicedo, M., & Vivanco Burbano, N. (2019). Estudo das condutas pró-sociais na instituição educativa em San Juan de Pasto. Revista Criterios, 21(1), 199–215. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1841

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: