Estratégias de ensino, mediadas pelas TIC, usadas pelos docentes na Instituição Educativa Técnico- Agropecuária Rodrigo Lara Bonilla, em La Llanada

Autores

  • Flor Villavicencio Cabrera Institución Educativa Técnico Agropecuaria Rodrigo Lara Bonilla

Palavras-chave:

estratégias de ensino, estratégias didáticas, estratégias pedagógicas, tecnologia de educação, TIC

Resumo

O artigo revela estratégias de ensino mediadas pelas TIC que utilizam os professores da Instituição de Ensino Técnica-Agropecuária Rodrigo Lara Bonilla, as quais foram caracterizadas de acordo com a forma como elas são empregadas. A metodologia mista foi usada, porque os dados obtidos foram quantificados e qualificados por meio de pesquisas de professores e alunos.
Em relação à aplicação de estratégias de ensino, pode considerarse que os professores ignoram os princípios de ensino no planejamento das atividades que envolvam o uso de tecnologias como eles fazem uso de metodologias tradicionais. O treinamento adicional é necessário para uma melhor compreensão das novas tecnologias no setor educacional. Professores e administradores são aconselhados a tomar a iniciativa de autoformação ou solicitar apoio institucional no conhecimento, apropriação e uso educativo das TIC, que poderia melhorar o processo de ensinoaprendizagem.

Biografia do Autor

Flor Villavicencio Cabrera, Institución Educativa Técnico Agropecuaria Rodrigo Lara Bonilla

Ingeniera de Sistemas; Magíster en Pedagogía. Docente de Tecnología e Informática en la Institución
Educativa Técnico Agropecuaria Rodrigo Lara Bonilla, La Llanada, Nariño.

Referências

Aigneren, M. (2006). La técnica de recolección de información mediante los grupos focales. Revista electrónica la Sociología en sus Escenarios, (6), 1-32.

Beck, M., Bryman, A. y Futing, L. (2004). The Sage Encyclopedia of Social Science Research Methods. New Delhi: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781412950589

Briseño, M. (2006). El docente de la educación básica, ante el uso de la tecnología como recurso didáctico. Monterrey: Instituto Tecnológico de Monterrey.

Buonocore, D. (1980). Diccionario de bibliotecología: términos relativos bibliología, bibliografía, bibliofilia, biblioteconomía, archivología, tipografía y materias afines. Buenos Aires: Marymar.

Cabero, J. (2001). Tecnología educativa. Recuperado de http://190.39.165.96/gsdl/collect/artculos/index/assoc/HASH079b.dir/doc.pdf

Dankhe, G. (1986). Investigación y comunicación. McGraw-Hill.

Gibb, A. (1997). Focus group. Social Research Update, 5 (2), 1-8.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la Investigación. México: McGraw-Hill.

Johnson, R. y Onwegbuzie, A. (2004). La Investigación de métodos mixtos: un paradigma de investigación, cuyo momento ha llegado. En: Investigador Educativo (pp. 14-26). Florida.

Mayan, M. (2001). Una introducción a los métodos cualitativos: módulo de entrenamiento para estudiantes profesionales. [Tesis de grado]. México D.F.: Universidad Autónoma Metropolitana.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2004). Una llave maestra, las TIC en el aula. Al Tablero, (29). Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-87408.html

Solano, I. y Sánchez, M. (2010). Aprendiendo en cualquier lugar: el poscadt educativo. Revista de Medios y Educación, (36), 125-139.

Sosa, M., Hernández, F. y Brizuela, I. (2006). Los medios tecnológicos audiovisuales e informáticos. Disponible en: http://site.ebrary.com/lib/uvirtualeducacionsp/docDetail.action?docID=10117163&P00=medios%20tecnol%C3%B3gicos

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2008). Estándares UNESCO de Competencias en TIC para docentes 2008. Recuperado de http://www.eduteca.org/estandaresdocentesunesco.php

Vidal, M. (2006). Investigación de las TIC en la educación. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 5(2), 539-552.

Visauta, B. (1989). Ténicas de investigación social. Barcelona: P.P.U.

Como Citar

Villavicencio Cabrera, F. (2019). Estratégias de ensino, mediadas pelas TIC, usadas pelos docentes na Instituição Educativa Técnico- Agropecuária Rodrigo Lara Bonilla, em La Llanada. Revista Criterios, 22(1), 111–126. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1813

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: