Estilos de aprendizagem em estudantes indígenas do Gran Mallama

Autores

  • Alexandra Marcela Canchala Obando Universidad Mariana
  • Dannia Thalía Bastidas Erazo Estudiante Universidad Mariana
  • Ángela Susana Velásquez Carrillo Estudiante Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/37-2-art4

Palavras-chave:

estilo de aprendizagem, indígena, terapia ocupacional, estudantes, educação, canal sensorial

Resumo

Objetivo: identificar estilos de aprendizagem através dos canais sensoriais de preferência (visual, auditivo ou cinestésico), considerando as características demográficas de crianças de 8 a 10 anos da Instituição Educacional San Juan Bautista da Salle, pertencente à grupo indígena de San Miguel Mallama. Metodologia: estudo quantitativo, de natureza descritiva, com amostra não probabilística selecionada por conveniência, considerando os critérios de inclusão. O levantamento demográfico e o teste VAK de Jorge Neira foram aplicados. Resultados: em relação às características demográficas, verificou-se que 38,1% tinham 8 anos, 57,1% eram mulheres e a maioria (57,1%) estava no terceiro ano. Finalmente, o estilo de aprendizagem foi auditivo (71%). Conclusões: é necessário propor estratégias de acordo com os estilos de aprendizagem preferidos do aluno, considerando características sociodemográficas, culturais e sociais.

Biografia do Autor

Alexandra Marcela Canchala Obando, Universidad Mariana

Magíster en discapacidad; Terapeuta Ocupacional. Docente de Terapia Ocupacional, Universidad Mariana

Dannia Thalía Bastidas Erazo, Estudiante Universidad Mariana

Estudiante terapia ocupacional, Universidad Mariana, correo electrónico.

Ángela Susana Velásquez Carrillo, Estudiante Universidad Mariana

Estudiante terapia ocupacional, Universidad Mariana

Referências

Acosta, N., Caro, D., y Moran, D. (2008). Caracterización de las competencias transculturales del terapeuta ocupacional en su trabajo con grupos étnicos en un contexto urbano (Trabajo de grado). Universidad del Rosario. Recuperado de https://repository.urosario.edu.co/bitstream/handle/10336/1497/CaroTorres-Diana-2008.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Alcaldía Municipio de Mallama. (2016). Plan de Desarrollo 2016 – 2019. Recuperado de http://www.mallama-narino.gov.co/planes/plan-de-desarrollo-2016-2019

Alfaro, A. (2017). PNL: el sistema representacional en los estilos de aprendizaje (Trabajo de grado). Universitas Baliarica: España. Recuperado de https://dspace.uib.es/xmlui/bitstream/handle/11201/3664/Alfaro_Consuegra_Alma.pdf?sequence=1

Alvarado, J. (2015). Estilos de aprendizaje y mapas mentales en estudiantes de secundaria. Journal of Learning Styles, 8(16).

Botero, C. y Hernández, D. (2006). Los Estilos de Aprendizaje desde el Modelo VAK y su incidencia en el rendimiento académico en niños y niñas de grado 5º de primaria en diferentes estratos socioeconómicos en la ciudad de Pereira, Colombia. Revista Electrónica de Educación y Psicología, 2,(4).

Cano, F. (2000). Diferencias de género en estrategias y estilos de aprendizaje. Psicothema, 12(3), 360-367.

Cardozo, M. (2014). Terapia ocupacional en educación formal. Experiencia en el colegio alemán de Cali-Colombia. Revista Electrónica de Terapia Ocupacional Galicia, TOG, 11, (19), 1-15.

Carrillo, M. y Dipp, A. (2014). Estilos de Aprendizaje de Docentes y Alumnos y su Relación con el Rendimiento Académico en Educación Primaria. Recuperado de http://redie.mx/librosyrevistas/libros/estilosdeaprendizaje.pdf

Castellón, E. (2018). Etnoeducación y prácticas interculturales de saberes otros. Utopía y Praxis Latinoamericana, 23(83), 166-181.

Federación Mundial de Terapeutas Ocupacionales (WFOT). (2016). Servicios de Terapia Ocupacional con Prácticas Basadas en Escuelas para Niños y Jóvenes. Recuperado de https://www.wfot.org/checkout/1952/17770

Izquierdo, M. (2018). Colombia: Etnoeducación e interculturalidad, importancia de sistematizar. En Del Pozo Serrano, F. J. (Comp.), Pedagogía social en Iberoamérica: fundamentos, ámbitos y retos para la acción socioeducativa (Cap. 10). Universidad del Norte. Barranquilla, Colombia: Editorial Universidad del Norte.

Marrero, M. (2007). Estilos de aprendizaje y su impacto en el proceso enseñanza-aprendizaje en el curso TEOC 2007. Aplicación de Terapia Ocupacional en disfunción. Recuperado de https://www.yumpu.com/es/document/read/14198929/estilos-de-aprendizaje-y-su-impacto-en-el-proceso-ensenanza-

Navarro-Pablo, M. (2001). Estilos de aprendizaje en alumnos de primaria. CAUCE, Revista de Filología y su didáctica, (24), 565-582.

Navarro, A. (2016). Los estilos de aprendizaje en primaria: visual, auditivo y kinestésico. Publicaciones Didácticas, 75(1), 21-46.

Neira, J. (s.f.). Visual, Auditivo o Kinestésico. Recuperado de http://choulo.files.wordpress.com/2008/05/todo_vak.pdf

Ospina, M., Salazar, L. y Meneses, J. (2013). Modelos de estilos de aprendizaje: una actualización para su revisión y análisis. Revista Colombiana de educación, (64), 79-105. https://doi.org/10.17227/01203916.64rce79.105

Ramos, G. (2017). Los estilos de aprendizaje en el aula de Música (Trabajo de Grado). Universidad de Sevilla, España. Recuperado de https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/63523

Raesfield, L. (2009). Niños indígenas en escuelas multiculturales. Pachuca, Hidalgo. Trayectorias: Revista de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Nuevo León, (28), 3.

Reyes, L., Céspedes, G., Molina, J. (2017). Tipos de aprendizaje y tendencia según modelo VAK. TIA Tecnología, Investigación y Academia, 5(2), 237-242.

Treviño, E. (2006). Evaluación del aprendizaje de los estudiantes indígenas en América Latina. Desafíos de medición e interpretación en contextos de diversidad cultural y desigualdad social. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 11(28), 225-268.

Zamgo, I., Émeric, D. y Cantero, P. (2012). La cultura en la intervención de Terapia Ocupacional: escuchando otras voces. Revista Terapia Ocupacional Galicia, 9, 125-149.

Como Citar

Canchala Obando, A. M., Bastidas Erazo, D. T., & Velásquez Carrillo, Ángela S. (2019). Estilos de aprendizagem em estudantes indígenas do Gran Mallama. Revista UNIMAR, 37(2), 63–71. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/37-2-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-04

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações