Estudo psicométrico do teste de imaginação criativa para jovens da população colombiana
DOI:
https://doi.org/10.31948/rc.v31i2.4268Palavras-chave:
criatividade, PIC-J, criatividade narrativa, criatividade gráfica, estudantes colombianosResumo
A importância de promover o pensamento criativo na educação contemporânea implica ter instrumentos de medição adequados e válidos para identificar essas habilidades e orientar os esforços educacionais com mais precisão. O presente estudo teve como objetivo validar o Teste de Imaginação Criativa para Adolescentes na população colombiana. Foi um estudo quantitativo, psicométrico, descritivo e de corte transversal. O teste foi aplicado a 670 estudantes do ensino médio com idade média de M 14,7 (DP 1,6), distribuídos entre 12 e 18 anos. Os resultados indicaram que a validade preditiva do teste foi maior na amostra colombiana; entretanto, as pontuações de criatividade obtidas pelos estudantes colombianos foram significativamente menores do que as da população de referência. Foi encontrada a maior diferença na criatividade narrativa, com a criatividade gráfica, sendo a mais semelhante à amostra original. Entre as variáveis que compõem o fator de criatividade narrativa, a mais afetada foi a flexibilidade narrativa. Discute-se a importância dos fatores educacionais e culturais no desenvolvimento do potencial criativo dos jovens colombianos.
Biografia do Autor
Olena Klimenko, Institución Universitaria de Envigado
Doctora en Psicología Educativa de Atlantic International University (USA); doctora en Psicopedagogía de la Universidad Católica de Argentina; magíster en Ciencias Sociales de la Universidad de Antioquía; psicóloga de la Universidad Estatal Lomonosov (Rusia). Docente titular Institución Universitaria de Envigado.
Nubia Hernández-Flórez, Universidad Metropolitana de Barranquilla
Doctora en Ciencias de la Educación, Universidad Cuauhtémoc (México); doctoranda en Humanidades, Universidad Anáhuac (México); máster en Gestión de la Calidad, Universidad Católica de Valencia (España); máster en Avances en Investigación, Tratamientos en Psicopatología y Salud Mental, Universidad de Valencia (España); psicóloga, Universidad de Pamplona (Colombia). Profesora encargada del área de Laboratorio, Programa de Psicología; docente investigadora, Universidad Metropolitana de Barranquilla.
Annia Esther Vizcaíno Escobar, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (Cuba)
Doctora en Ciencias Psicológicas. Coordinadora del Programa de Doctorado en Ciencias Psicológicas, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (Cuba).
Elisama Beltrán de la Rosa, Universidad Metropolitana
Doctora en Psicología, Comportamiento y Cognición, Atlantic International University (EE. UU.); magíster en Psiconeuropsiquiatría y Rehabilitación, Universidad Metropolitana; magíster en Psicología en Intervención Social, Columbus IBS-Aragón, (España); especialista en Salud Familiar, Universidad del Norte; especialista en VIH, Asociación Colombiana de Infectología; especialista en Psicología en Intervención Social, Columbus IBS-Aragón (España). Directora del Programa de Psicología, Universidad Metropolitana, Barranquilla.
Diana Lucia Arroyave-Jaramillo, Institución Universitaria de Envigado
Magíster en Salud Mental, Niñez y Adolescencia, Universidad CES; especialista en Neurodesarrollo y Aprendizaje, Universidad CES; psicóloga, Institución Universitaria de Envigado. Decana de la Facultad de Ciencias Sociales, Humanas y Educación, Institución Universitaria de Envigado.
Referências
Adamo-Idoeta, P. (2021). La sorprendente caída de la creatividad entre los adolescentes, detectada por la OCDE [The surprising drop in creativity among adolescents, detected by OECD]. https://www.bbc.com/mundo/noticias-59313691
Albitres, S. (2017). Propiedades psicométricas de la Prueba de Imaginación Creativa en niños del Distrito de Víctor Larco Herrera [Psychometric properties of the Creative Imagination Test in children from the district of Victor Larco Herrera] [Tesis de pregrado, Universidad Cesar Vallejo]. Repositorio de la Universidad César Vallejo. https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/646
Artola, T., Barraca, J., Martín-Azañedo, C., Mosteiro, P., Ancillo, I., & Poveda, B. (2008). PIC-J. Prueba de Imaginación Creativa para Jóvenes [PIC-J. Creative Imagination Test for Young People]. TEA Ediciones.
Ballesteros, F. (2016). Medición transdisciplinar de la creatividad narrativa y gráfica en alumnos de arquitectura. Uso de la prueba de imaginación creativa para adultos PIC-A. [Transdisciplinary measurement of narrative and graphic creativity in architecture students. Use of the PIC-A creative imagination test for adults], Revista Avance, 9(2), 49-62, https://ojs.farusac.edu.gt/index.php/avance/article/view/41
Brown, N., Ince, A., & Ramlackhan, K. (ed.). (2024). Creativity in education. International perspectives. UCL Press University College London. https://doi.org/10.14324/111.9781800080638
Cárdenas, L. D. (2019). La creatividad y la Educación en el siglo XXI [Creativity and Education in the 21st Century]. Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP, 12(2), 211-224. https://doi.org/10.15332/25005421.5014
Castro, M. J. (2023, December 5). Resultados de Colombia en Pruebas Pisa ¿A qué se debe el bajo rendimiento? [Colombia's results in Pisa tests. What is the reason for the low performance?] Caracol Radio. https://caracol.com.co/2023/12/05/resultados-de-colombia-en-pruebas-pisa-a-que-se-debe-el-bajo-rendimiento/
Catalán, J. (Ed.). (2012). Investigación orientada al cambio en psicología educacional [Change-oriented research in educational psychology]. Editorial Universidad de La Serena.
Chaverra-Fernández, D. & Gil-Restrepo, C. (2016). Habilidades del pensamiento creativo asociadas a la escritura de textos multimodales. Instrumento para su evaluación en la Educación Básica Primaria [Creative thinking skills related to writing multimodal texts. Instrument for its assessment in elementary education]. Folios, 45(1), 3-15, https://doi.org/10.17227/01234870.45folios3.15
Colegio Colombiano de Psicólogos. (2006). Ley 1090 Código Deontológico y Bioético y otras disposiciones [Law 1090 Deontological and Bioethical Code and other dispositions]. Diario Oficial, 2006(46383), 1-27.
Corbalán, F., Martínez, F., Donolo, D., Alonso, C., Tejerina, M., & Limiñana, R. (2003). CREA, Inteligencia creativa, una medida cognitiva de la creatividad [CREA, Creative Intelligence, a cognitive measure of creativity] (3rd ed.). Ediciones TEA.
Diener, E., Diener, M., & Diener, C. (1995). Factors predicting the subjective well-being of nations. Journal of Personality and Social Psychology, 69(5), 851-864. https://doi.org/10.1037/0022-3514.69.5.851
Getzels, J. & Jaekson, P. (1962). Creativity and intelligence: Explorations with gifted students. Wiley. https://doi.org/10.2307/40223437
Gil, J. M. (2018). Qué es la creatividad lingüística: una explicación neurocognitiva a partir de nombres de comercios de Mar del Plata [What is linguistic creativity: a neurocognitive explanation based on the names of stores in Mar del Plata]. Logos (La Serena), 28(1), 116-134. https://doi.org/10.15443/RL2810
Guilford, J. (1959a). Traits of creativity. In H. Anderson (Ed.), Creativity and its cultivation (pp. 142-161). Harper & Row.
Guilford, J. (1959b). Three faces of intellect. American Psychologist, 14(8), 469-479. https://doi.org/10.1037/h0046827
Kalogeratos, G., Anastasopoulou, E., Tsagri, A., Tseremegklis, C., & Asimakopoulou, S. (2023). Enhancing Creativity in the School Environment. A Narrative Examination. Technium Education and Humanities, 6, 84-97. https://doi.org/10.47577/teh.v6i.10223
Kaufman, J. C. (2019). Self-assessments of creativity: Not ideal, but better than you think. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 13(2), 187-192. https://doi.org/10.1037/aca0000217
Leal-Talero, M. S. (2023). El sistema educativo en Colombia y su baja calidad educativa [Colombia's educational system and its low quality of education] [Tesis de pregrado, Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD]. https://repository.unad.edu.co/handle/10596/56659
Long, H., Kerr, B. A., Emler, T. E., & Birdnow, M. (2022). A critical review of assessments of creativity in education. Review of Research in Education, 46(1), 288-323. https://doi.org/10.3102/0091732X221084326
López, L. & Hernández, J. (2019). Estadística descriptiva: teoría y ejercicios [Descriptive statistics: theory and exercises]. Sanz y Torres S.L.
López-Aguado, M. & Gutiérrez-Provecho, L. (2019). Com dur a terme i interpretar una anàlisi factorial exploratòria utilitzant SPSS [How to conduct and interpret an exploratory factor analysis using SPSS]. REIRE Revista d'Innovació I Recerca en Educació, 12(2), 1-14. https://doi.org/10.1344/reire2019.12.227057
Lowenfeld, V. & Brittain, W. (1980). Desarrollo de la capacidad creadora [Development of creative capacity]. Kapelusz.
MacKinnon, D. W. (1965). Personality and the realization of creative potential. American Psychologist, 20(4), 273-281. https://doi.org/10.1037/h0022403
Marín, R. (1998). Creatividad y reforma educativa [Creativity and educational reform]. Universidad de Santiago de Compostela.
Mednick, S. (1962). The associative basis of the creative process. Psychological Review, 69(3), 220-232. https://doi.org/10.1037/h0048850
Mejía, M. L., Guerra, Y., & Massani, J. F. (2019). Desarrollo de la creatividad desde las ciencias sociales, un reto en la realidad colombiana [Development of creativity from the social sciences, a challenge in the Colombian reality]. Horizonte de la Ciencia, 9(17), 1-9. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2019.17.512
Montero, L. S. (2021). Visibilización de dificultades educativas: los retos del gobierno colombiano y de las comunidades educativas para afrontarlos [Making educational difficulties visible: the challenges facing the Colombian government and educational communities in addressing them]. Actualidades Investigativas en Educación, 21(3), 1-24. https://doi.org/10.15517/aie.v21i3.46489
Olivos, F., Álvarez, I., & Díaz, F. (2013). Impacto de la educación emprendedora en la creatividad: una experiencia de emparejamiento de puntajes de propensión en Chile [Impact of entrepreneurial education on creativity: a propensity score matching experience in Chile]. Revista Electrónica Educare, 17(3), 259-276. https://doi.org/10.15359/ree.17-3.12
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). (2023). PISA 2022 Results: Factsheets. Colombia. https://www.oecd.org/publication/pisa-2022-results/country-notes/colombia-dd5f34d9/
Palacios, N. E., López, V., & Ezquerro, A. (2022). Análisis de la relación entre la creatividad y su relación con el lenguaje en adultos mayores [Analysis of the relationship between creativity and its relationship with language in older adults]. https://webs.ucm.es/BUCM/revcul/e-learning-innova/179/art2455.pdf
Pupiales, B., Riveros, S., & Romero, R. (2013). La creatividad y la tendencia en pruebas de creatividad [Creativity and trend in creativity testing]. Revista Perspectivas Educativas, 6(1), 155-173.
Resolución 8430 de 1993. (1993, October 4). Ministerio de Salud. https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/DE/DIJ/RESOLUCION-8430-DE-1993.PDF
Richter, L. & Kruglanski, A. W. (2004). Motivated closed mindedness and the emergence of culture. In: M. Schaller and C. S. Crandall (Eds.), The psychological foundations of culture (pp. 101-121). Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
Torrance, E. (1969). Creativity. What research says to the teacher, (28), 1-36. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED078435.pdf
Torrance, E. (1972). Predictive validity of the Torrance Tests of Creative Thinking. Journal of Creative Behavior, 6(4), 236-252, https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.1972.tb00936.x
Van de Vliert, E. & Murray, D. (2018). Climate and creativity: Cold and heat trigger invention and innovation in richer populations. Creativity Research Journal, 30(1), 17-28. https://doi.org/10.1080/10400419.2018.1411571
Villadiego, A., López, J., & Sierra, I. (2015). El aprendizaje de la programación y su influencia en el desarrollo del pensamiento creativo en estudiantes de educación media [Learning programming and its influence on the development of creative thinking in high school students]. Ingeniería e Innovación, 3(1), 32-45, https://doi.org/10.21897/23460466.791
Violant, V. & De la Torre, S. (coord.). (2006). Comprender y evaluar la creatividad [Understanding and evaluating creativity]. Aljibe.
Vuk, S. (2023). Development of creativity in elementary school. Journal of Creativity, 33(2), 100055. https://doi.org/10.1016/j.yjoc.2023.100055
Wallach, M. & Kogan, W. (1965). Models of thinking in young children: a study of creativity-intelligence distinction. Ronehart and Winston.
Weisberg, R. W. (2020). Rethinking creativity: Inside-the-box thinking as the basis for innovation. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108785259
Como Citar
Downloads

Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Criterios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |