A visão emocional da educação. ‘O desafio do professor do século XXI’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3591

Palavras-chave:

Educação emocional, autoestima, educação integral, desempenho acadêmico

Resumo

Objetivo: fortalecer a autoestima dos alunos do ensino fundamental da Institución Educativa Patillal de Valledupar, Cesar, por meio da análise da educação emocional, como parte da linha de pesquisa ‘Formação e Prática Pedagógica’, levando à convergência e reflexão do campo educacional. Metodologia: um projeto qualitativo foi utilizado com o método de pesquisa de ação pedagógica. Essa abordagem está enquadrada em um tipo de pesquisa descritiva. A observação participante e as entrevistas semiestruturadas foram usadas para coletar informações. A entrevista foi aplicada a oito alunos da quarta série. Resultados: a educação emocional se destaca como uma estratégia que facilita os processos relacionais, tanto consigo mesmo quanto com os outros e o ambiente. Por meio dessa educação, as crianças conseguem entender suas emoções, tomar consciência de seus sentimentos, aprender a manter um senso de tolerância, administrar a frustração, aumentar a empatia e desenvolver habilidades sociais que melhoram a comunicação e promovem uma autoestima saudável. Conclusões: graças à educação emocional, as crianças desenvolvem habilidades, atitudes e capacidades que lhes permitem ser participantes efetivos da sociedade.

Biografia do Autor

Kelis Karina Amaya Arocha, Institución Educativa Patillal

Maestrante en Pedagogía, Universidad Mariana; licenciada en Pedagogía Infantil, Instituto de Formación Técnica profesional (INFOTEP), San Juan del Cesar, La Guajira. Docente de aula, Institución Educativa Patillal

Adelaida Ibeth Cataño Berrio, Institución Educativa El Gool

Maestrante en Pedagogía, Universidad Mariana; licenciada en Básica Primaria con énfasis en Humanidades y Lengua castellana, Instituto Superior de Educación Rural (ISER), Pamplona, Norte de Santander. Docente de aula, Institución Educativa El Gool

María de las Mercedes Colina Chacín, Universidad Popular del Cesar

Doctora en Ciencias Gerenciales, URBE, (Venezuela); magíster en Psicología Educativa, Universidad Rafael Urdaneta (URU, Venezuela); especialista en Dinámica de Grupo, Universidad Central de Venezuela (UCV); licenciada en Educación Especial. Mención: Dificultad de Aprendizaje, Universidad José María Vargas (UJMV, Venezuela)

Referências

Agudelo, B. Arias, L. y Guerrero, S. (2020). Revisión técnica sobre el aporte del sistema educativo público en Colombia al desarrollo de habilidades emocionales y su incorporación a la práctica educativa [Tesis de pregrado, Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria]. Repositorio Digital TDEA. https://dspace.tdea.edu.co/handle/tdea/825

Alarcón, Z. y Novoa, B. (2019). La educación emocional y su incidencia en la autoestima. Propuesta: guía didáctica de educación emocional para los docentes [Tesis de pregrado, Universidad de Guayaquil]. UG Repositorio Institucional. https://repositorio.ug.edu.ec/items/0b7724c3-7b6e-480a-802c-6bd034971f3b

Alcántara, C. y Carvalho, L. (2022). Quehaceres de maestros y de gestores de la escuela de la infancia. Reflexiones sobre escenas de la vida cotidiana. Octaedro.

Alfonso, N. (2020). Educación emocional en niños de primaria en Colombia del año 2008 al 2018. Estado del arte [Trabajo de especialización, Universidad Distrital. Francisco José de Caldas]. RIUD. https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/25065

Bisquerra, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de Investigación Educativa, 21(1), 7-43.

Bisquerra, R. y López, E. (2020). Educación emocional, 50 preguntas y respuestas. El Ateneo.

Bisquerra, R. y Mateo, A. (2019). Competencias emocionales para un cambio de paradigma en educación. Horsori.

Calderón, L., Echavarría, É., Cano, C., Betancur, M., Pino, J., Echeverri, G., Garzón, D., Lopera, M., Piedrahita, F., Giraldo, Y., Quintero, D. y Vallejo, M. (2018). Experiencias y calidades de la educación en Medellín: prácticas pedagógicas y quehacer educativo en contexto de docentes y directivos docentes postulados al Premio Ciudad de Medellín a la Calidad de la Educación 2010-2013. Editorial Bonaventuriana.

Colina, M. y Cova, M. (2016, 23 y 24 de noviembre). Emociones y lenguaje en el acto pedagógico desde la biología del conocimiento [Memoria]. En VII Jornadas Científicas Nacionales Dr. José Gregorio Hernández "Visión ambiocéntrica de la ciencia", Universidad Dr. José Gregorio Hernández, Maracaibo, Venezuela.

De Romaña, M. (2021). El papel de la educación emocional en el proceso de enseñanza aprendizaje según las percepciones docentes en una institución privada de Lima [Tesis de pregrado, Universidad de Lima]. Repositorio Institucional ULima. https://repositorio.ulima.edu.pe/handle/20.500.12724/13824

De Zubiría, M., Reyes, E., De Zubiría, C. y Valero, N. (2018). Pedagogía conceptual. Una puerta al futuro de la educación. Ediciones U.

Díaz-López, A., Rubio-Hernández, F. y Carbonell-Bernal, N. (2019). Efectos de la aplicación de un programa de inteligencia emocional en la dinámica del bullying. Un estudio piloto. Revista de Psicología y Educación, 14(2), 124-135. https://doi.org/10.23923/rpye2019.02.177

Galeano, M. E. (2016). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Fondo Editorial Universidad Eafit. (Obra original publicada en 2004).

García, T. (2020). La educación de las fortalezas manual práctico con casos reales. Editorial Pirámide.

Goleman, D. (2022). La inteligencia emocional. Por qué es más importante que el coeficiente intelectual. Ediciones B.

Milicic, N. Marchant, T. y López, S. (2022). Formación emocional en los entornos educativos. Temas centrales y desafíos. Santiago de Chile. SM S. A.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Estándares Básicos de Competencias en Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciudadanas. Guía sobre lo que los estudiantes deben saber y saber hacer con lo que aprenden. MEN. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-340021_recurso_1.pdf

Núñez, M. (2019). Amo ser quien soy: autoestima en el ámbito escolar [Tesis de pregrado, Fundación Universitaria del Área Andina]. Repositorio institucional. https://digitk.areandina.edu.co/handle/areandina/4438

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2015). Replantear la educación: ¿Hacia un bien común mundial? UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232697

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2020). Promoción del bienestar socioemocional de los niños y los jóvenes durante las crisis [Informe]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373271_spa

Organización Mundial de la Salud. (2022, 17 de junio). Salud mental: fortalecer nuestra respuesta. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw_LOwBhBFEiwAmSEQAdzjG9F22CHecayL2zdhYOqLTCpc0olcU2Ulpi1-ky-HQ5h94HoK5xoCtswQAvD_BwE

Paucar, M. y Barboza, S. (2018). Niveles de autoestima de los estudiantes de la Institución Educativa 9 de diciembre de Pueblo Nuevo Chincha-2017 [Trabajo de especialización, Universidad Nacional de Huancavelica]. Repositorio institucional. https://repositorio.unh.edu.pe/items/536d9d6a-e33b-414e-9ad2-127172ef261b

Pérez, H. (2019). Autoestima, teorías y su relación con el éxito personal. Alternativas en Psicología, (41), 22-32. https://www.alternativas.me/attachments/article/190/2.%20Autoestima,%20teor%C3%ADas%20y%20su%20relaci%C3%B3n%20con%20el%20%C3%A9xito%20personal.pdf

Pérez, M. (2018). Cómo detectar las necesidades de intervención socioeducativa. Narcea Ediciones.

Ramos, J. (2022). Como tener tu autoestima por las nubes. XinXii.

Restrepo, B. (2006). Una variante pedagógica de la investigación-acción educativa. Revista Iberoamericana de Educación, 29(1), 1-10. OEI. https://doi.org/10.35362/rie2912898

Rojas, P. (2019). Inteligencia y gestión emocional del profesorado en la escuela. España: Wanceulen Educación.

Ross, M. (2013). El mapa de la autoestima. Dunken.

Sentís, V. (2023). El fin de la autoestima. Urano.

Vicente, Y. (2024). La importancia de la autoestima y el desarrollo de la inteligencia emocional en los adolescentes. Con-Ciencia Serrana Boletín científico de la Escuela Preparatoria Ixtlahuaco, 6(11), 20-21. https://doi.org/10.29057/ixtlahuaco.v6i11.11954

Como Citar

Amaya Arocha, K. K., Cataño Berrío, A. I., & Colina Chacin, M. de las M. (2024). A visão emocional da educação. ‘O desafio do professor do século XXI’. Revista UNIMAR, 42(1), 189–206. https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3591

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-04-08

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações