Testes padronizados e seus resultados em uma licenciatura

Autores

  • José Eriberto Cifuentes Medina Docente Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • José Antonio Chacón Benavides Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • Luis Ángel Fonseca Correa Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar37-1-art4

Palavras-chave:

Testes Padronizados, Saber Pro.

Resumo

Introdução: a pesquisa analisa as diferenças nos resultados dos Exames de Qualidade do Ensino Superior, agora denominados Saber Pro, dos alunos do grau de Bacharel em Ciências da Educação Básica com ênfase em Matemática, Humanidades e Língua Espanhola. Metodologia: bancos de dados dos resultados dos testes do programa foram descarregados do sistema FTP-ICFES e operados com os escores numéricos, o nome da carreira e a modalidade de educação a distância com apoio virtual dos alunos do grau de Educação Básica. Resultados: é evidente que não há vazios significativos nos resultados dos módulos de Componentes Genéricos, pois na maioria dos módulos está acima da média do grupo de referência em Educação e abaixo da média nacional. Conclusões: verificaram-se as diferenças entre os resultados dos alunos do programa de acordo com os módulos estabelecidos, pois é necessário reformular, por meio de estratégias pedagógicas, metodológicas e didáticas, a formação dos alunos do grau de Bacharel em Ciências da Educação Básica, a fim de fortalecer as competências relacionadas ao ensino, avaliação e formação, próprias dos licenciados.

Biografia do Autor

José Eriberto Cifuentes Medina, Docente Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Doctor en Educación, Universidad de Baja California, México. Magíster en Educación. Especialista en Educación con énfasis en Evaluación Educa-tiva. Licenciado en Teología. Licenciado en Filosofía y Educación Religiosa, Universidad Santo Tomás. Estudiante de Licenciatura en Ciencias Sociales, Fundación Universitaria del Área Andina. Docente Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Grupo de investigación SIEK.

José Antonio Chacón Benavides, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Magíster en Administración y Planificación Educativa. Especialista en Educación Personalizada. Licenciado en Ciencias de la Educación Física y Matemáticas. Docente Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Luis Ángel Fonseca Correa, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Magíster (C) en Didáctica de la Matemática, Universidad de la Rioja, España. Licenciado en Ciencias de la Educación Física y Matemáticas. Docen-te Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Grupo de investigación SIEK.

Referências

Cifuentes, J. (2016). Reformas educativas y organismos multilaterales en América Latina. Cultura Científica, 14, 70-81

Cortés, L. (2015). Competencias que evalúa la Prueba Saber 11 según el ICFES. Recuperado de https://blog.ipler.com/que-evalua-la-prueba-saber-11

Egido, I. (2005). Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa. Tendencias Pedagógicas, 10, 17-28.

Escudero, J. (2006). El espacio europeo de educación superior: ¿será la hora de la renovación pedagógica de la universidad? Murcia, España: ICE, Universidad de Murcia.

Krawczyk, N. (2002). La reforma educativa en América Latina desde la perspectiva de los organismos multilaterales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 7(16), 627-663.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2018). Estándares Básicos de Competencia. Pruebas Saber 3°, 5° y 9°. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-244735.html

Popham, W. (s.f.). ¿Por qué las pruebas estandarizadas no miden la calidad educativa? Recuperado de

https://www.oei.es/.../pruebas_estandarizadas_no_miden_calidad_educativa.

Plazas, R. y Becerra, R. (2016). Una mirada a las Pruebas Saber Pro en la calidad de la educación superior en Colombia. Revista Pensamiento Republicano, 3, 107-116.

Tedeso, J. (1998). Panorama y Desafíos de la Educación. Los desafíos de las reformas educativas en América Latina. Pedagogía y Saberes, 14, 5-14. https://doi.org/10.17227/01212494.14pys5.14

Como Citar

Cifuentes Medina, J. E., Chacón Benavides, J. A., & Fonseca Correa, L. Ángel. (2019). Testes padronizados e seus resultados em uma licenciatura. Revista UNIMAR, 37(1), 69–81. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar37-1-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações