Estratégias de ensino e aprendizagem na Faculdade de Ciências da Saúde de da Universidad Mariana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/esrii.v2i1.1708

Palavras-chave:

estrategias, enseñanza, aprendizaje

Resumo

A pesquisa permitiu compreender quais estratégias de ensino e aprendizagem são utilizadas pelos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde em sala de aula para a obtenção de competências.

Os objetivos foram focados em descrever as concepções de currículo e competências apropriadas para professores, determinar as estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas no desenvolvimento do micro currículo e, finalmente, identificar se elas contribuem para a aprendizagem por competências dos alunos.

A metodologia foi baseada no paradigma qualitativo com abordagem hermenêutica histórica e um tipo de pesquisa etnográfica aplicada à educação; a análise e interpretação das informações confirmaram a importância da formação de professores e determinaram as estratégias de ensino e aprendizagem mais utilizadas em sala de aula, como a aula magistral e os laboratórios, bem como estabelecer sua contribuição para a participação e formação de alunos por competências.

Biografia do Autor

Diego Basante Noguera, Institución Universitaria CESMAG

Psicólogo, Universidad Mariana. Magíster en Psicología, Universidad del Valle. Coordinador de investigación y docente universitario, Institución Universitaria CESMAG

Isabel Cristina Gómez C., Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía, Universidad Nacional. Química Farmacéutica, Universidad Nacional. Docente Universidad Mariana.

Referências

Angrosino, M. (2012). Etnografía y Observación participante en Investigación Cualitativa. Madrid, España: Ediciones Morata.

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá de dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3ª. ed.). Santafé de Bogotá D.C. Colombia: Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Braco, C. (2014). Pertinencia curricular en la Institución Educativa Las Delicias del municipio de Contadero, Nariño. Manuscrito inédito. Facultad de Posgrados, Universidad Mariana. San Juan de Pasto.

Bravo, N. (2007). Competencias Proyecto Tuning-Europa, Tuning-América Latina. Recuperado de http://www.cca.org.mx/profesores/cursos/hmfbcp_ut/pdfs/m1/competencias_proyectotuning.pdf

Cova, C. (2013). Estrategias de enseñanza y de aprendizaje empleadas por los (las) docentes de matemáticas y su incidencia en el rendimiento académico de los (as) estudiantes de cuarto año del Liceo Bolivariano "Creación Cantarrana" periodo 2011-2012, Cumaná, Estado Sucre, Venezuela (Trabajo de Grado). Universidad de Oriente, Venezuela. Recuperado de http://ri2.bib.udo.edu.ve/handle/123456789/3548

Del Basto, L. (2005). Reflexión sobre el currículo universitario desde la teoría discursiva de la educación. Recuperado de http://revista.iered.org/v1n3/pdf/lmdelbasto.pdf

Díaz, F. y Rigo, M. (2000). Formación docente y educación basada en competencias. En M. A. Valle (Coord.), Formación en competencias y certificación profesional (pp. 76-104). México: Universidad Nacional Autónoma de México.

Díaz F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (2a. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Durán, E. y Costaguta, R. (2008). Experiencia de Enseñanza Adaptada al Estilo de Aprendizaje de los Estudiantes en un Curso de Simulación. Formación universitaria, 1(1), 19-28.

González, M. (2006). Currículo basado en competencias: una experiencia en educación universitaria. Educación y Educadores, 9(2), 95-117.

Guerrero, L., Mora, A., Daza, C., Pantoja, C., Viteri, F., Guerrero, J.,... Basante, Y. (2011). Construcción curricular por competencias en la educación superior. San Juan de Pasto, Colombia: Editorial UNIMAR.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5ª.ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Hernández, M., Bueno, C., González, T. y López, M. (2006). Estrategias de aprendizaje-enseñanza e inteligencias múltiples: ¿Aprendemos todo igual? Humanidades Médicas, 6(1).

Jonassen, D. (2000). El diseño de entornos constructivistas de aprendizaje. En Reigeluth, Ch. (Eds.), Diseño de la instrucción Teorías y modelos. Un paradigma de la teoría de la instrucción (pp. 225-249). Madrid, España: Aula XXI Santillana.

Marroquín, M. (2015). Docentes estratégicos forman estudiantes estratégicos. Una propuesta para el trabajo de aula. San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Unimar.Martín, E. (2017). La importancia de evaluar la práctica docente. Recuperado de https://eldiariodelaeducacion.com/blog/2017/03/29/la-importancia-de-evaluar-la-practica-docente/

Martínez, A., Cegarra, J. y Rubio, J. (2012). Aprendizaje Basado en Competencias: Una Propuesta para la Autoevaluación del Docente. Profesorado, Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 16(2), 325-338.

Monereo, C., Castelló, M., Clariana, M., Palma, M. y Pérez, M. (2006). Estrategias de enseñanza y aprendizaje. Formación del profesorado y aplicación en la escuela (6ª. ed.). Barcelona, España: Editorial Graó.

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2018). Definition and Selection of Competencies. Recuperado de http://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/definitionandselectionofcompetenciesdeseco.htm

Ospina, B., Aristizábal, C. y Toro, J. (2008). El seminario de investigación y su relación con las diferentes metodologías y estrategias de enseñanza aprendizaje. Investigación y Educación en Enfermería, 26(2), 72-79.

Tardif, J. (2008). Desarrollo de un programa por competencias: de la intención a su implementación. Recuperado de https://www.ugr.es/~recfpro/rev123ART2.pdf

Trujillo, F. (2011). Enfoque de Competencias en la Educación: del conocimiento al uso y apropiación. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-275791.html

Universidad Mariana. (2008). Modelo Pedagógico de la Universidad Mariana. San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Universidad Mariana.

Valle, A., Barca, A., González, R. y Núñez, J. (1999). Las estrategias de aprendizaje: revisión teórica y conceptual. Revista Latinoame-ricana de Psicología, 31(3), 425-461.

Zapata-Ros, M. (2012). Teorías y modelos sobre el aprendizaje en entornos conectados y ubicuos. Bases para un nuevo modelo teórico a partir de una visión crítica del "conectivismo".Recuperado de http://eprints.rclis.org/17463/

Como Citar

Basante Noguera, D., & Gómez C., I. C. (2019). Estratégias de ensino e aprendizagem na Faculdade de Ciências da Saúde de da Universidad Mariana. Excelsium Scientia: Revista Internacional De Investigación, 2(1), 61–77. https://doi.org/10.31948/esrii.v2i1.1708

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-14

Edição

Seção

Artículos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.