Práticas pedagógicas e tendências emergentes na educação mediada

Autores

  • Gladys Galvis Universidad del Rosario
  • Mercedes Rodríguez Universidad Santo Tomás
  • María Ceci Ibarra Universidad Santo Tomás
  • Jesús Holmes Ospina Castaño Universidad Santo Tomás

Palavras-chave:

emerging paradigms, pedagogical practices, virtual knowledges

Resumo

O texto a seguir apresenta o desenvolvimento reflexivo decorrente da realização de uma pesquisa focada na identificação das relações entre as práticas pedagógicas mediadas pelos conhecimentos virtuais dos professores de pós-graduação da Universidade Santo Tomás e as tendências pedagógicas contemporâneas. A introdução mostra os aspectos gerais que deram lugar à abordagem dos problemas desta pesquisa, especialmente aqueles relacionados às transformações pedagógicas que surgem como resultado da inclusão da tecnologia; posteriormente, o problema e os objetivos que orientaram o processo investigativo, as reflexões conceituais, a abordagem investigativa e algumas das conclusões após o processo reflexivo foram ressaltadas.

References

Arráez, M., Calles, J. y Moreno, L. (2006). La Hermenéutica: una actividad interpretativa. Revista Universitaria de Investigación, 7(2), 171-181.

Cardenal, F. (2008). Paulo Arieu Theologies Web. Recuperado de

http://lasteologias.wordpress.com/category/teologia/page/128/

De Bono, E. (2013). El Pensamiento Lateral Manual de Creatividad. Buenos Aires: Paidós Ibérica.

De Broglie, L. (1926). Ondes et mouvements. París: Gauthier-Villars.

Gardner, H. (1993). Las inteligencias múltiples. México: Fondo de cultura económica.

Hawking, S. (2001). El universo en una cáscara de nuez (The Universe in a Nutshell). New York: Bantam Press.

Levy, P. (1998). ¿Qué es lo virtual?. México: Paidós.

Lyotard, J. (1989). La condición postmoderna, informe sobre el saber. Madrid: Editorial Cátedra.

Martínez, M. (2008). Epistemología y metodología cualitativa en las ciencias sociales. México: Trillas.

Najmanovich, (1994). Artículo publicado en el Suplemento Futro de Página/12 D. Maestro de sabios. Entrevista a Heinz von Foerster.

Santos, M. (2000). El pensamiento complejo y la pedagogía: bases para una teoría holística de la educación. Estudios pedagógicos, (26), 133-148.

Biografia do Autor

Gladys Galvis, Universidad del Rosario

Doctora en Educación y Mediación Pedagógica; Magíster en Educación. Docente investigadora de la Universidad Santo Tomás. Docente investigadora Universidad Manuela Beltrán, docente y coordinadora académica Terapias Alternativas Universidad del Rosario.

Mercedes Rodríguez, Universidad Santo Tomás

Doctora de Currículo; Magíster en Pedagogía. Coordinadora e investigadora de la línea educación,
sociedad y cultura de la Universidad Santo Tomás.

María Ceci Ibarra, Universidad Santo Tomás

Magíster en Tecnología Educativa y Medios Innovadores para Educar. Docente investigadora de la línea: Educación, sociedad y cultura de la Universidad Santo Tomás.

Jesús Holmes Ospina Castaño, Universidad Santo Tomás

Magíster en Educación. Auxiliar de Investigación, Universidad Santo Tomás.

Referências

Arráez, M., Calles, J. y Moreno, L. (2006). La Hermenéutica: una actividad interpretativa. Revista Universitaria de Investigación, 7(2), 171-181.

Cardenal, F. (2008). Paulo Arieu Theologies Web. Recuperado de http://lasteologias.wor-dpress.com/category/teologia/page/128/

De Bono, E. (2013). El Pensamiento Lateral Manual de Creatividad. Buenos Aires: Paidós Ibérica.

De Broglie, L. (1926). Ondes et mouvements. París: Gauthier-Villars.

Gardner, H. (1993). Las inteligencias múltiples. México: Fondo de cultura económica.

Hawking, S. (2001). El universo en una cáscara de nuez (The Universe in a Nutshell). New York: Bantam Press.

Levy, P. (1998). ¿Qué es lo virtual?. México: Paidós.

Lyotard, J. (1989). La condición postmoderna, informe sobre el saber. Madrid: Editorial Cátedra.

Martínez, M. (2008). Epistemología y metodología cualitativa en las ciencias sociales. México: Trillas.

Najmanovich, (1994). Artículo publicado en el Suplemento Futro de Página/12 D. Maestrode sabios. Entrevista a Heinz von Foerster.

Santos, M. (2000). El pensamiento complejo y la pedagogía: bases para una teoría holística de la educación. Estudios pedagógicos, (26), 133-148. https://doi.org/10.4067/S0718-07052000000100011

Como Citar

Galvis, G., Rodríguez, M., Ibarra, M. C., & Ospina Castaño, J. H. (2017). Práticas pedagógicas e tendências emergentes na educação mediada. Revista Criterios, 24(1), 187–198. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1762

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações