Impacto de workshops de robótica comunitária na aprendizagem e percepção tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v43i2.4611

Palavras-chave:

robótica, tecnologia, inovação, habilidades técnicas

Resumo

Iniciativas educacionais atuais com foco em tecnologias da informação e comunicação (TICs) e inovação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades tecnológicas. Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou o impacto de uma oficina comunitária de robótica na aprendizagem dos participantes e em sua percepção da tecnologia. Avaliamos a aquisição de habilidades técnicas, o impacto da robótica na vida cotidiana e a disposição em recomendar as oficinas. Aplicamos uma abordagem quantitativa, baseada em questionários, apoiada por uma revisão bibliográfica para garantir a relevância do instrumento e das perguntas. Os resultados mostram que os participantes vivenciaram um aprendizado significativo e adquiriram habilidades aplicáveis. Eles também avaliaram positivamente a atividade e expressaram disposição em recomendá-la. No geral, os resultados confirmam que a robótica educacional fortalece as habilidades técnicas, promove o interesse pela tecnologia e reduz as desigualdades digitais ao fornecer às comunidades acesso ao conhecimento tecnológico.

Biografia do Autor

Mirta Brítez Ramírez, Universidad Nacional del Este

Profesora investigadora, Universidad Nacional del Este; miembro de la Red Encuentra tu Par, Ciudad del Este, Paraguay.

Carlos Montiel, Universidad Nacional del Este

Vicedecano y profesor, Facultad Politécnica, Universidad Nacional del Este. Ciudad del Este, Paraguay.

Celso Espínola, Universidad Nacional del Este

Vicepresidente, Fundación Santo Domingo, Ciudad Presidente Franco, Paraguay.

Referências

Borchardt, M. y Roggi, I. (2017). Ciencias de la computación en los sistemas educativos de América Latina. Unesco. https://eduteka.icesi.edu.co/pdfdir/siteal-ciencias-computacion.pdf

Castellanos, N. y Montealegre, D. (2023). Implementación de un modelo praxeológico en el desarrollo de un taller de robótica competitiva para educación superior. Apuntes de Ciencia & Sociedad, 11(1), 45-56. https://doi.org/10.18259/acs.2023006

Castro, A. N., Aguilera, C. A. y Chávez, D. (2022). Robótica educativa como herramienta para la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la formación universitaria de profesores de educación básica en tiempos de COVID-19. Formación Universitaria, 15(2), 151-162. https://doi.org/10.4067/S0718-50062022000200151

CreaTec 3D. (2024). Semana Europea de la Robótica (ERW) 2024. https://acortar.link/ZvfuaW

European Robotics Week (ERW). (2024). Semana Europea de la Robótica. https://robotica-educativa.hisparob.es/semana-europea-de-la-robotica/

García, J. M. (2020). La robótica educativa como proceso de aprendizaje. En J. García y S. García (comp.), Las tecnologías en (y para) la educación (pp. 159-170). Flasco Editorial. https://publicaciones.flacso.edu.uy/index.php/edutic/article/view/9

Gómez, H., González, M. O. y Aceves, C. E. (2024). La creatividad y pensamiento computacional: una experiencia de formación integral a través de talleres de robótica en universitarios. Ride Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 14(28), e658. https://doi.org/10.23913/ride.v14i28.1901

González-Fernández, M. O., Gómez Rodríguez, H., Flores, J. M. y Huerta Gaytán, P. (2020). Percepción docente de la importancia de integrar la robótica educativa en escuelas de nivel primaria. En M. Prieto, S. Pech y J. Angulo (Eds.), Tecnología, innovación y práctica educativa (pp. 83-93). Editorial CIATA.

Jiménez, M. y Cerdas, R. (2014, del 12 al 14 de noviembre). La robótica como agente promotor del estudio por la ciencia y la tecnología en la región Atlántica de Costa Rica [Memoria]. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires, Argentina. https://acortar.link/5XyVhw

Morales, P. (2021). Uso de la robótica educativa como medio para favorecer la creatividad en la educación no formal. RiiTE Revista interuniversitaria de investigación en Tecnología Educativa, (11), 85-97. https://doi.org/10.6018/riite.463631

Rosero Calderón, O. A. (2024). La robótica educativa: potenciando el pensamiento matemático y habilidades sociales en el aprendizaje. Emerging Trends in Education (México, Villahermosa), 7(13), 129-142. https://doi.org/10.19136/etie.a7n13.6040

Sánchez, E., Cózar, R. y González-Calero, J. A. (2019). Robótica en la enseñanza de conocimiento e interacción con el entorno. Una investigación formativa en Educación Infantil. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la Antigua Revista de Escuelas Normales, 33(1), 11-28. https://doi.org/10.47553/rifop.v33i1.72087

Tarrés-Puertas, M. I., Merino, J., Vives-Pons, J., Rossell, J. M., Pedreira Álvarez, M., Lemkow-Tovias, G., & Dorado, A. D. (2022). Sparking the Interest of Girls in Computer Science via Chemical Experimentation and Robotics: The Qui-Bot H2O Case Study. Sensors, 22(10), 3719. https://doi.org/10.3390/s22103719

Vicente, J. M. (2024). Revisión del uso de robots en el ámbito de la educación primaria y secundaria [Tesis de maestría, Universitas Miguel Hernández]. RediUMH. https://hdl.handle.net/11000/32691

Como Citar

Brítez Ramírez, M., Montiel, C., & Espínola, C. (2025). Impacto de workshops de robótica comunitária na aprendizagem e percepção tecnológica . Revista UNIMAR, 43(2), 192–202. https://doi.org/10.31948/ru.v43i2.4611

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: