Estudo sobre deserção e não-graduação na Corporação Universidade da Costa, Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/37-2-art1

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que mais afetam a deserção tardia no alunos de oitavo, nono e décimo semestre da Universidade da Costa, em 2017. Materiais e Método: como ponto de partida, foi utilizada a teoria interacional que inclui os fatores acadêmicos, individuais, institucionais e socioeconômicos. Dois instrumentos foram utilizados em 143 estudantes para correlacionar fatores de deserção e não-graduação. Resultados e conclusões: por meio da análise fatorial e explicativa, identificamos os determinantes mais fortes que afetam o abandono e a não graduação da população, cujos resultados confirmam o impacto conjunto dos fatores socioeconômicos, individuais, acadêmicos e institucionais sobre o abandono e a graduação, incentivo adicional para o desenho de estratégias verdadeiramente integrais para sua prevenção.

Biografia do Autor

Luis Gabriel Turizo Martínez, Universidad de la Costa CUC

Magíster en Educación; Especialista en Pedagogía e Investigación en el Aula; Licenciado en Matemáticas y Física. Docente investigador Universi-dad de la Costa CUC

Kadry García Mendoza, Universidad de la Costa CUC

Magíster en Educación; Psicóloga. Docente Universidad de la Costa CUC.

Saida Soto Cantero, Universidad de la Costa CUC

Magíster en Educación; Psicóloga. Docente Universidad de la Costa CUC

Zoley Fragozo Torres, Universidad de la Costa CUC

Magíster en Psicología Cínica. Directora de Desarrollo Humano Universidad de la Costa CUC.

Tito José Crissien Borrero, Universidad de la Costa CUC

Magíster en Administración; Maestría en Administración de Empresa de Universidad del Norte; Magíster en Educación; Administrador de Empresas. Investigador Universidad de la Costa CUC.

Referências

Abensur, S. (2009). Factores socioeconómicos y personales relacionados con la deserción estudiantil en la Escuela de Negocios Internacionales de la Facultad de Ciencias Económicas y Negocios de la Universidad Nacional de la Amazonía Peruana, 2002-2006. (Tesis de Grado no Publicada). Perú: Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Recuperado de http://www.cybertesis.edu.pe/sisbib/2009/abensur_ds/pdf/abensur_ds.pdf.

Adelman, C. (1999). Answers in the Tool Box: Academic intensity, Attendance patterns, and Bachelor’s degree attainment. Washington, DC: National Institute on Postsecondary Education, Libraries, and Lifelong Learning (ED/OERI), Washington, DC.

Berlanga, V., Figuera, M. y Pons, E. (2018). Modelo predictivo de persistencia universitaria: Alumnado con beca salario. Educación XX1, 21(1), 209-230. https://doi.org/10.5944/educxx1.20193

Bermúdez, J., Pérez-García, A., Ruíz, J., Sanjuán, P. y Rueda, B. (2011). Psicología de la Personalidad. Madrid, España: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Carvajal, P., Trejos, A. y Gómez, R. (2010). En la dirección correcta, estrategias de diagnóstico y acompañamiento: una experiencia exitosa para la permanencia estudiantil. Pereira, Colombia: Publiprint.

Castaño, E., Gallón, S., Gómez, K. y Vásquez, J. (2006). Análisis de los factores asociados a la deserción y graduación estudiantil universitaria. Lecturas de Economía, 65, 9-36.

Casanova, J., Cervero, A., Núñez, J., Almeida, L. y Bernardo, A. (2018). Factors that determine the persistence and dropout of university students. Psicothema, 30(4), 408-414.

Chinome, P., Ruiz, C. y Fernández, L. (2016). Priorización de variables en el diseño de un sistema de gestión integral de la deserción estudiantil. Revista Educación En Ingeniería, 11(22), 69-77. Doi: https://doi.org/10.26507/rei.v11n22.683

Corporación Universidad de la Costa CUC. (2018). Reglamento estudiantil Universidad de la Costa CUC. Recuperado de https://www.cuc.edu.co/universidad/normatividad/category/4-reglamentos

Díaz, C. (2008). Modelo conceptual para la deserción estudiantil universitaria chilena. Estudios Pedagógicos, 34(2), 65-86. https://doi.org/10.4067/S0718-07052008000200004

Donoso, S. y Schiefelbein, E. (2007). Análisis de los modelos explicativos de retención de estudiantes en la universidad: una visión desde la desigualdad social. Estudios Pedagógicos, 33(1), 7-27. https://doi.org/10.4067/S0718-07052007000100001

García, K. (2014). Factores determinantes de la deserción tardía y la graduación en la Universidad de la Costa CUC. Recuperado de http://repositorio.cuc.edu.co/handle/11323/2997

Gil, J., García, E., Romero, S. y Álvarez, V. (2001). La orientación en la universidad en el contexto de una docencia de calidad. Fundamentos en Humanidades, 2(1), 6-41.

Giovagnoli, P. (2002). Determinantes de la deserción y graduación universitaria: una aplicación utilizando modelos de duración. Recuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/3436

Gray, J., & Swinton, O. (2017). Non-cognitive ability, college learning, and student retention. The Journal of Negro Education, 86(1), 65-76. https://doi.org/10.7709/jnegroeducation.86.1.0065

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Himmel, E. (2002). Modelos de análisis de la deserción estudiantil en la educación superior. Calidad de la Educación, 17, 91-108. Doi: https://doi.org/10.31619/caledu.n17.409

Johnson, D. E. (2000). Métodos multivariados aplicados al análisis de datos (Trad. Pérez Castellanos, H.). México: International Thomson Editores.

Lozada, N., & Johnson, A. T. (2018). Bridging the Supplemental Instruction Leader Experience and Post-Graduation Life. The Learning Assistance Review (TLAR), 23(1).

Marcelo, C. y Vaillant, D. (2010). Desarrollo profesional docente. ¿Cómo se aprende a enseñar? Madrid, España: Narcea, S. A. de Ediciones.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2009). Deserción estudiantil en la educación superior colombiana. Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.

Patiño, L. y Cardona, A. (2013). Review of some studies on university student dropout in Colombia and Latin America. Acta Universitaria, 23(4). https://doi.org/10.15174/au.2013.468

Pineda, C. (2010). La voz del Estudiante: el éxito de programas de retención universitaria. Bogotá, Colombia: Universidad de la Sabana.

Pineda, C., Higuera, R., Ortega, N. y Quintero, J. (2010). Persistencia y graduación: Hacia un modelo de retención estudiantil para las instituciones de educación superior en Colombia. Bogotá, Colombia: Universidad de la Sabana.

Pineda, C. y Pedraza, A. (2011). Persistencia y graduación: Hacia un modelo de retención estudiantil para instituciones de educación superior. Chía, Colombia: Universidad de la Sabana.

Ramírez, P. y Grandón, E. (2018). Predicción de la Deserción Académica en una Universidad Pública Chilena a través de la Clasificación basada en Árboles de Decisión con Parámetros Optimizados. Formación Universitaria, 11(3), 3-10. https://doi.org/10.4067/S0718-50062018000300003

Rodríguez, J. y Hernández, J. (2008). La deserción escolar universitaria en México. La experiencia de la Universidad Autónoma Metropolitana Campus Iztapalapa. Actualidades Investigativas en Educación, 8(1), 1-30.

Román, M. (2013). Factores asociados al abandono y la deserción escolar en América Latina: una mirada en conjunto. REICE, Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(2), 33-59.

Sistema de Información de Tendencias Educativas en América Latina (SITEAL). (2013) ¿Por qué los adolescentes dejan la escuela? Recuperado de http://archivo.siteal.iipe.unesco.org/datos_destacados/421/por-que-los-adolescentes-dejan-la-escuela

Skoglund, K., Wall, T., & Kiene, D. (2018). Impact of Supplemental Instruction Participation on College Freshman Retention. Learning Assistance Review, 23(1), 115-135.

Sorina, D., Roman, I., & Vac, C. (2019). Emotional intelligence of students-instrument of adaptation and control of the university dropout. Journal of Educational Sciences & Psychology, 9(1), 43-50.

Teh Caballero, M. (2016). Deserción educativa. Motivos y sentir del joven desertor (Trabajo de Grado). Universidad Pedagógica Nacional. Recuperado de https://es.scribd.com/document/330978104/Desercion-Educativa-Motivos-y-Sentir-Del-Joven-Desertor-Martin

Tinto, V. (1982). Limits of Theory and Practice in Student Attrition. The Journal of Higher Education, 53(6), 687-700. https://doi.org/10.2307/1981525

Tinto, V. (1989). Definir la deserción: una cuestión de perspectiva. Revista de Educación Superior, 18(71), 1-9. Publicaciones ANUIES.

Valdés-Henao, C. (2018). “Deserción” universitaria: entre desvinculaciones institucionales y búsqueda de sentidos de vida. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(1), 331-344. https://doi.org/10.11600/1692715x.16120

Viana, N. y Rullán, A. (2010). Reflexiones sobre la deserción escolar en Finlandia y Puerto Rico. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 18(4), 1-33.

Williams, R., Smiley, E., Davis, R., & Lamb, T. (2018). The Predictability of Cognitive and Non-cognitive Factors on the Retention Rate among Freshmen College Students. The Journal of Negro Education, 87(3), 326-337. https://doi.org/10.7709/jnegroeducation.87.3.0326

Xu, Y. J. (2017). Localizing college retention efforts: the distance between theoretical orientation and institution-specific needs. Innovative Higher Education, 42(1), 49-63. https://doi.org/10.1007/s10755-016-9364-9

Zárate, R. y Mantilla, E. (2014). La deserción estudiantil UIS, una mirada desde la responsabilidad social universitaria. Zona Próxima, 21, 121-134.

Como Citar

Turizo Martínez, L. G., García Mendoza, K., Soto Cantero, S., Fragozo Torres, Z., & Crissien Borrero, T. J. (2019). Estudo sobre deserção e não-graduação na Corporação Universidade da Costa, Colômbia. Revista UNIMAR, 37(2), 13–25. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/37-2-art1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-04

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações