Fator de apoio à família em relação ao escopo do desempenho acadêmico em estudantes de El Tablón Panamericano, Taminango

Autores

  • Rosario Ordóñez Burbano Institución Educativa Tablón Panamericano, Municipio de Taminango Nariño
  • Carlos Arturo Román Luna Institución Educativa Tablón Panamericano, Taminango, Nariño
  • Yanet Valverde Riascos Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/unimar36-2.art1

Palavras-chave:

acompanhamento familiar, desempenho acadêmico, qualidade educacional, gestão pedagógica, otimização educacional

Resumo

O fator apoio da família e sua incidência no desempenho acadêmico dos alunos da décima primeira série é, em essência, o motivo desta pesquisa que, por meio de uma metodologia qualitativa-quantitativa e da técnica de grupos focais, possibilitou a contextualização do problema e envolver os atores na reflexão pedagógica, identificando com maior clareza os papéis para um bom desempenho nas Pruebas Saber. Assim, constatou-se que o acompanhamento está associado à cobertura de necessidades básicas, aprendizagem de ofícios e fomento de valores. Além disso, identificaram-se deficiências como: o conformismo, a falta de diálogo intrafamiliar e com a escola, e falta de confiança no futuro das crianças. Com estes resultados, conclui-se que o apoio familiar não é um fator determinante no desempenho acadêmico, e que o sucesso escolar depende do processo permanente e rigoroso durante todas as etapas do desenvolvimento do estudante. Consequentemente, propõe-se uma Rota de Intervenção Pedagógica para o Acompanhamento Familiar, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional na instituição.

Referencias

Chaves, L. (2001). Implicaciones educativas de la teoría sociocultural de Vigotsky. Revista Educación, 25(2), 59-65.

Coleman, J. y Hendry, L. (2003). Psicología de la adolescencia. Madrid, España: Ediciones Morata.

Creswell, J. (2009). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. United States of America: University of Nebraska-Lincoln.

De Zubiría, J. (2006). Los modelos pedagógicos: hacia una pedagogía dialogante (2a. ed.). Bogotá, Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.

Facultad de Posgrados y Relaciones Internacionales, Maestría en Pedagogía. (s.f.). Recuperado de http://www.umariana.edu.co/pedagogia/5-INVESTIGACION/ANEXO%2025.%

20Documento%20Linea%20investigaci%C3%B3n%20Grupo%20INDAGAR.pdf

Garreta, J. (2015). La comunicación familia-escuela en educación infantil y primaria. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, RASE, 8(1), 71-85.

Goleman, D. & Griese, F. (1997). EQ. Emotionale Intelligenz. Germany: Deutscher Taschenbuch Verlag

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5ª. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29.

Pita, S. y Pértegas, S. (2002). Investigación cuantitativa y cualitativa. Recuperado de https://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.asp
Restrepo, B. (1996). Investigación en educación. Recuperado de http://iutep.tec.ve/uptp/images/Descargas/materialwr/libros/BernardoRestrepo-InvestigacionEnEducacion.PDF

Rodríguez, W. (1999). El legado de Vygotski y de Piaget a la educación. Revista Latinoamericana de Psicología, 31(3), 477-489.

Savater, F. (1997). El valor de educar. Barcelona, España: Editorial Ariel.

Torío, S. (2004). Familia, Escuela y Sociedad. Aula Abierta, 83(2004), 35-52.

Biografia do Autor

Rosario Ordóñez Burbano, Institución Educativa Tablón Panamericano, Municipio de Taminango Nariño

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Biología. Profesora Titular de Ciencias Naturales Institución Educativa Tablón Panamericano, Municipio de Taminango Nariño.

Carlos Arturo Román Luna, Institución Educativa Tablón Panamericano, Taminango, Nariño

Magíster en Pedagogía; Especialista en Multimedia e Internet; Licenciado en Educación Física y Recreación. Docente Institución Educativa Tablón Panamericano, Taminango, Nariño.

Yanet Valverde Riascos, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía; Especialista en Pedagógica; Licenciada en Educación Básica Primaria con Énfasis en Matemática Creativa e Informática de la Universidad Mariana. Docente Básica Primaria, Básica Secundaria, Pregrado, Posgrado, Asesora de Área y Coordinadora de Investigación. Grupo de investigación: “Indagar” en categoría A1 de la Universidad Mariana, Colombia.

Referências

Chaves, L. (2001). Implicaciones educativas de la teoría sociocultural de Vigotsky. Revista Educación, 25(2), 59-65. https://doi.org/10.15517/revedu.v25i2.3581

Coleman, J. y Hendry, L. (2003). Psicología de la adolescencia. Madrid, España: Ediciones Morata.

Creswell, J. (2009). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. United States of America: University of Nebraska-Lincoln.

De Zubiría, J. (2006). Los modelos pedagógicos: hacia una pedagogía dialogante (2a. ed.). Bogotá, Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.

Facultad de Posgrados y Relaciones Internacionales, Maestría en Pedagogía. (s.f.). Recuperado de http://www.umariana.edu.co/pedagogia/5-INVESTIGACION/ANEXO%2025.%20Documento%20Linea%20investigaci%C3%B3n%20Grupo%20INDAGAR.pdf

Garreta, J. (2015). La comunicación familia-escuela en educación infantil y primaria. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, RASE, 8(1), 71-85.

Goleman, D. & Griese, F. (1997). EQ. Emotionale Intelligenz. Germany: Deutscher Taschenbuch Verlag

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5ª. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29. https://doi.org/10.15359/ree.15-1.2

Pita, S. y Pértegas, S. (2002). Investigación cuantitativa y cualitativa. Recuperado de https://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.asp

Restrepo, B. (1996). Investigación en educación. Recuperado de http://iutep.tec.ve/uptp/images/Descargas/materialwr/libros/BernardoRestrepo-InvestigacionEnEducacion.PDF

Rodríguez, W. (1999). El legado de Vygotski y de Piaget a la educación. Revista Latinoamericana de Psicología, 31(3), 477-489.

Savater, F. (1997). El valor de educar. Barcelona, España: Editorial Ariel.

Torío, S. (2004). Familia, Escuela y Sociedad. Aula Abierta, 83(2004), 35-52.

Como Citar

Ordóñez Burbano, R., Román Luna, C. A., & Valverde Riascos, Y. (2018). Fator de apoio à família em relação ao escopo do desempenho acadêmico em estudantes de El Tablón Panamericano, Taminango. Revista UNIMAR, 36(2), 15–28. https://doi.org/10.31948/unimar36-2.art1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações