Fator de apoio à família em relação ao escopo do desempenho acadêmico em estudantes de El Tablón Panamericano, Taminango
DOI:
https://doi.org/10.31948/unimar36-2.art1Palavras-chave:
acompanhamento familiar, desempenho acadêmico, qualidade educacional, gestão pedagógica, otimização educacionalResumo
O fator apoio da família e sua incidência no desempenho acadêmico dos alunos da décima primeira série é, em essência, o motivo desta pesquisa que, por meio de uma metodologia qualitativa-quantitativa e da técnica de grupos focais, possibilitou a contextualização do problema e envolver os atores na reflexão pedagógica, identificando com maior clareza os papéis para um bom desempenho nas Pruebas Saber. Assim, constatou-se que o acompanhamento está associado à cobertura de necessidades básicas, aprendizagem de ofícios e fomento de valores. Além disso, identificaram-se deficiências como: o conformismo, a falta de diálogo intrafamiliar e com a escola, e falta de confiança no futuro das crianças. Com estes resultados, conclui-se que o apoio familiar não é um fator determinante no desempenho acadêmico, e que o sucesso escolar depende do processo permanente e rigoroso durante todas as etapas do desenvolvimento do estudante. Consequentemente, propõe-se uma Rota de Intervenção Pedagógica para o Acompanhamento Familiar, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional na instituição.
Referencias
Chaves, L. (2001). Implicaciones educativas de la teoría sociocultural de Vigotsky. Revista Educación, 25(2), 59-65.
Coleman, J. y Hendry, L. (2003). Psicología de la adolescencia. Madrid, España: Ediciones Morata.
Creswell, J. (2009). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. United States of America: University of Nebraska-Lincoln.
De Zubiría, J. (2006). Los modelos pedagógicos: hacia una pedagogía dialogante (2a. ed.). Bogotá, Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.
Facultad de Posgrados y Relaciones Internacionales, Maestría en Pedagogía. (s.f.). Recuperado de http://www.umariana.edu.co/pedagogia/5-INVESTIGACION/ANEXO%2025.%
20Documento%20Linea%20investigaci%C3%B3n%20Grupo%20INDAGAR.pdf
Garreta, J. (2015). La comunicación familia-escuela en educación infantil y primaria. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, RASE, 8(1), 71-85.
Goleman, D. & Griese, F. (1997). EQ. Emotionale Intelligenz. Germany: Deutscher Taschenbuch Verlag
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5ª. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.
Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29.
Pita, S. y Pértegas, S. (2002). Investigación cuantitativa y cualitativa. Recuperado de https://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.asp
Restrepo, B. (1996). Investigación en educación. Recuperado de http://iutep.tec.ve/uptp/images/Descargas/materialwr/libros/BernardoRestrepo-InvestigacionEnEducacion.PDF
Rodríguez, W. (1999). El legado de Vygotski y de Piaget a la educación. Revista Latinoamericana de Psicología, 31(3), 477-489.
Savater, F. (1997). El valor de educar. Barcelona, España: Editorial Ariel.
Torío, S. (2004). Familia, Escuela y Sociedad. Aula Abierta, 83(2004), 35-52.
Biografia do Autor
Rosario Ordóñez Burbano, Institución Educativa Tablón Panamericano, Municipio de Taminango Nariño
Magíster en Pedagogía; Licenciada en Biología. Profesora Titular de Ciencias Naturales Institución Educativa Tablón Panamericano, Municipio de Taminango Nariño.
Carlos Arturo Román Luna, Institución Educativa Tablón Panamericano, Taminango, Nariño
Magíster en Pedagogía; Especialista en Multimedia e Internet; Licenciado en Educación Física y Recreación. Docente Institución Educativa Tablón Panamericano, Taminango, Nariño.
Yanet Valverde Riascos, Universidad Mariana
Magíster en Pedagogía; Especialista en Pedagógica; Licenciada en Educación Básica Primaria con Énfasis en Matemática Creativa e Informática de la Universidad Mariana. Docente Básica Primaria, Básica Secundaria, Pregrado, Posgrado, Asesora de Área y Coordinadora de Investigación. Grupo de investigación: “Indagar” en categoría A1 de la Universidad Mariana, Colombia.
Referências
Chaves, L. (2001). Implicaciones educativas de la teoría sociocultural de Vigotsky. Revista Educación, 25(2), 59-65. https://doi.org/10.15517/revedu.v25i2.3581
Coleman, J. y Hendry, L. (2003). Psicología de la adolescencia. Madrid, España: Ediciones Morata.
Creswell, J. (2009). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. United States of America: University of Nebraska-Lincoln.
De Zubiría, J. (2006). Los modelos pedagógicos: hacia una pedagogía dialogante (2a. ed.). Bogotá, Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.
Facultad de Posgrados y Relaciones Internacionales, Maestría en Pedagogía. (s.f.). Recuperado de http://www.umariana.edu.co/pedagogia/5-INVESTIGACION/ANEXO%2025.%20Documento%20Linea%20investigaci%C3%B3n%20Grupo%20INDAGAR.pdf
Garreta, J. (2015). La comunicación familia-escuela en educación infantil y primaria. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, RASE, 8(1), 71-85.
Goleman, D. & Griese, F. (1997). EQ. Emotionale Intelligenz. Germany: Deutscher Taschenbuch Verlag
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5ª. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.
Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29. https://doi.org/10.15359/ree.15-1.2
Pita, S. y Pértegas, S. (2002). Investigación cuantitativa y cualitativa. Recuperado de https://www.fisterra.com/mbe/investiga/cuanti_cuali/cuanti_cuali.asp
Restrepo, B. (1996). Investigación en educación. Recuperado de http://iutep.tec.ve/uptp/images/Descargas/materialwr/libros/BernardoRestrepo-InvestigacionEnEducacion.PDF
Rodríguez, W. (1999). El legado de Vygotski y de Piaget a la educación. Revista Latinoamericana de Psicología, 31(3), 477-489.
Savater, F. (1997). El valor de educar. Barcelona, España: Editorial Ariel.
Torío, S. (2004). Familia, Escuela y Sociedad. Aula Abierta, 83(2004), 35-52.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |