Percepção do serviço ao cliente na área de lavanderia na Escola Militar de Cadetes “General José María Córdova”

Autores

  • Javier Arvey Moreno Garavito
  • Cristian Camilo Valencia Peñaloza
  • Claudia Marcela Correa Malagón Universidad Nacional

Palavras-chave:

Serviço ao Cliente, satisfação do cliente, lavanderia, conformidade, qualidade

Resumo

Com base em uma abordagem descritivo-exploratória, este artigo tem como objetivo identificar a conformidade e avaliar a qualidade do serviço de lavanderia fornecido na Escola Militar de Cadetes (Esmic) através de pesquisa de campo. Inicialmente foram determinadas as falhas apresentadas no serviço, com base no conceito de serviço ao cliente e nas percepções da amostra selecionada; então, foi realizada uma análise dos resultados obtidos na pesquisa, para identificar os campos de ação para a optimização do serviço de lavanderia. A pesquisa mostrou que a percepção geral é aceitável e que os usuários estão satisfeitos com o serviço, no entanto, deve tender a melhorar, uma vez que o grau de eficiência do serviço está diretamente relacionado à conformidade e satisfação, aspectos que a Instituição deve ter monitorados constantemente para garantir uma imagem confiável e bem posicionada entre os usuários.

 

Biografia do Autor

Javier Arvey Moreno Garavito

Egresado de la Escuela Militar de Cadetes “General José María Córdova”. Profesional en Ciencias Militares y Administración Logística, perteneciente al Semillero de Investigación Sermili, Bogotá, Colombia.

Cristian Camilo Valencia Peñaloza

Egresado de la Escuela Militar de Cadetes “General José María Córdova”. Profesional en Ciencias Militares y Administración Logística, perteneciente al Semillero de Investigación Sermili, Bogotá, Colombia.

Claudia Marcela Correa Malagón, Universidad Nacional

Diseñadora Industrial; Magíster en Administración. Docente investigadora y tutora del Semillero de Investigación Sermili, Escuela Militar de Cadetes “General José María Córdova”. Docente Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia.

Referências

Duque, E. (2005). Revisión del concepto de calidad del servicio y sus modelos de medición. Innovar, Revista de Ciencias Administrativas y Sociales, 15(25), 64-80.

Grönroos, C. (1994). Marketing y gestión de servicios: la gestión de los momentos de la verdad y la competencia en los servicios. México: Ediciones Díaz de Santos.

Hernández-González, L., Mendoza-Padilla, C., Marín-López, O. y Pardo-Hernández, S. (2016). Proyecto de emprendimiento para revolucionar el concepto del servicio en lavandería. Recuperado de https://rei.iteso.m x/handle/11117/4051

Kotler, P. y Keller, K. (2012). Dirección de Marketing (14ª.ed.). México: Pearson Educación.

Moliner, B., Berenguer, G. y Gil, I. (2001). La importancia de la performance y las expectativas en la formación de la satisfacción del consumidor. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa, 7(3), 155 -172.

Morales, P. (2009). Análisis de ítems en las pruebas objetivas. Recuperado de https://educrea.cl/wp-content/uploads/2014/11/19-nov-analisis-de-items-en-las-pruebas-objetivas.pdf

Moreno, W. (s.f.). Evaluación de la gestión, diseño, documentación y medición de procesos del servicio de lavandería-ropería del Hospital General Enrique Garcés. Recuperado de https://repositorio.espe.edu.ec/bitstream/21000/6568/2/AC-AGH-ESPE-038889.2.pdf

Orozco, A. y Noreña, L. (2014). Diagnóstico financiero integral de la empresa Lavandería Lavado Limpio (Trabajo de Grado). Universidad de Medellín.

Quizhpe, L. y Dávila, K. (2014). Proyecto de factibilidad para la creación de una empresa de servicio de lavandería con máquinas con sistema de monedas para la ciudad de Loja. Recuperado de http://dspace.unl.edu.ec/jspui/handle/123456789/5964

Rolon, J. (2013). Servicio al cliente como una estrategia competitiva en las navieras del Puerto de ensenada, Baja California (Trabajo de Grado). Tijuana: Universidad Autónoma de Baja California. Recuperado de http://ma.uabc.mx/wp-content/uploads/2013/06/2013_T_RolonAlcazar.pdf

Semanate, M. y Fabara, X. (2011). Propuesta estratégica para el mejoramiento de la competitividad de la lavandería de la Brigada de Fuerzas Especiales Nº 9 Patria: Plan estratégico-procesos y funciones-producto (Trabajo de Grado). Recuperado de http://www.bibliotecasdelecuador.com/Record/ir-:21000-4491

Soler, M., Llobel, J., Frías, M. y Remírez, J. (2006). Calidad del servicio en supermercados: Una propuesta de medición. Psicothema, 18(3), 661-667.

Como Citar

Moreno Garavito, J. A., Valencia Peñaloza, C. C., & Correa Malagón, C. M. (2017). Percepção do serviço ao cliente na área de lavanderia na Escola Militar de Cadetes “General José María Córdova”. Revista UNIMAR, 35(2), 99–110. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1529

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-03-12

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações