A educação inclusiva como força da prática pedagógica em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/30.1-art8Palavras-chave:
inclusivo, treinamento de professores, proposta digital, OVAResumo
Ao longo dos anos, a inclusão foi implementada em diferentes estabelecimentos educacionais do país, independentemente de ter sido ou não implementada corretamente. Portanto, é importante conhecer o conceito e sua prática, para atingir o objetivo central estabelecido para esta pesquisa, que enfatiza o fortalecimento da formação de professores no processo de educar para a inclusão, em professores do ensino fundamental da Instituição Municipal de Educação Chillurco, município de Pitalito, Huíla. A metodologia utilizada neste estudo qualitativo se concentra no paradigma hermenêutico e no tipo de pesquisa de ação; os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: pesquisa aberta e grupos de foco, desenvolvidos com sete professores do ensino fundamental da instituição. Isto permitiu evidenciar não apenas uma forte falta de conhecimento sobre a educação inclusiva e a forma como ela deve ser colocada em prática dentro da profissão docente, mas também a grande necessidade de fortalecer este conhecimento e as estratégias da profissão docente em termos de educação inclusiva. Portanto, de acordo com o que foi evidenciado, surgiu a proposta digital de um objeto virtual de aprendizagem - uma ferramenta digital que facilita o desenvolvimento da auto-aprendizagem - um software livre e de código aberto com seqüências pedagógicas orientadas por professores, voltado para os estudantes. Sua criação foi concebida para fornecer diferentes estratégias e metodologias digitais para a correta implementação da educação inclusiva na instituição.
Biografia do Autor
Angela Ibeth Restrepo Riaños, Institución Educativa Chillurco de Pitalito, Huila
Magíster en Pedagogía; Licenciada en Educación Básica con énfasis en Ciencias Sociales y Cultura Democrática. Docente de la Institución Educativa Chillurco de Pitalito, Huila.
Daniela García Duran, Fundesarrollo Pitalito, Huila.
Magíster en Pedagogía; Psicóloga. Profesional de apoyo psicosocial en Fundesarrollo Pitalito, Huila.
Referências
Aguirre-Dávila, E. (2015). Prácticas de crianza, temperamento y comportamiento prosocial de estudiantes de educación básica. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13(1), 223-243. https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/1648 DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.13113100314
Ainscow, M. (2016). Haciendo que las escuelas sean más inclusivas: Lecciones a partir del análisis de la investigación internacional. Revista Educación Inclusiva, 5(1), 39-49. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/220
Corraliza, J. A. (2001). Vida urbana y experiencia social: variedad, cohesión y medio ambiente. Boletín CF+ S, (15). http://habitat.aq.upm.es/boletin/n15/ajcor.html
Echeita, G. y Duk, C. (2008). Inclusión Educativa. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(2), 1-8. https://revistas.uam.es/reice/article/view/5436
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw Hill Education.
Izcara, S. (2014). Manual de investigación cualitativa. Fontamara.
Ocampo, A. (2017). Epistemología de la Educación Inclusiva: Un estudio sobre sus condiciones de producción y fabricación del conocimiento [Tesis doctoral, Universidad de Granada]. Repositorio Digibug. https://digibug.ugr.es/handle/10481/49716
Ocete C. (2016). “Deporte inclusivo en la escuela”: diseño y análisis de un programa de intervencion para promover la inclusión del alumnado con discapacidad en Educación Física [Tesis doctoral, Universidad Politécnica de Madrid]. Archivo digital UPM. https://oa.upm.es/39683/
Ochman, M. y Cantú, J. (2013). Sistematización y evaluación de las competencias ciudadanas para sociedades democráticas. Revista Mexicana de investigación Educativa, 18(56), 63-89.
Ordoñez, D. y Ordoñez, M. (2021). Juegos digitales con la aplicación JCLIC para el fortalecimiento de la lectura inferencial de los estudiantes de grado segundo [Tesis de maestría, Universidad de Santander UDES]. Repositorio digital UDES. https://repositorio.udes.edu.co/handle/001/7748
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (2019). Migración, desplazamiento y educación: CONSTRUYENDO PUENTES, NO MUROS. Informe de seguimiento de la educación en el mundo. Unesco
Ortiz, D. (2008). Aportes de la ética relacional a la educación. Sophia, (5), 103-131. https://doi.org/10.17163/soph.n5.2008.04 DOI: https://doi.org/10.17163/soph.n5.2008.04
Ortiz, D. y Robles, D. (2022). Implicaciones de educar para la inclusividad en los espacios de educación superior. Revista Academia y Virtualidad, 15(2), 29-40. https://doi.org/10.18359/ravi.5676 DOI: https://doi.org/10.18359/ravi.5676
Varela, J. (2016). Fernández, M. D., y Fernández, G. F. (coords.) (2016). La escuela de ayer, hoy y mañana. Claves y desafíos. Madrid, España: Dykinson. Educación, 30(58), 273-277. http://dx.doi.org/10.18800/educacion.202101.013 DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.202101.013
Walsh, C. (2000). Políticas y significados conflictivos. Nueva sociedad, (165), 121- 133.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Criterios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |