Perspectivas sob o estudo do conflito: aspectos macro estruturais y micro estruturais desde o transdisciplinar

Autores

  • David González Fundación Universitaria Cervantina San Agustín
  • John Solórzano Fundación Universitaria Cervantina San Agustín

Palavras-chave:

agressão, conflito, macro estrutura do conflito, micro estrutura do conflito, resolução de conflitos

Resumo

O conflito, investigado desde diferentes perspectivas, é uma questão de grande
importância para a vida social e comunitária dos seres humanos. O presente documento expõe muitos aspectos considerados no estudo do conflito de diversas disciplinas, como Psicologia, Antropologia e Biologia, analisando suas características nos níveis macro estruturais e micro estruturais. Concluise que há aspectos comuns às várias perspectivas a partir das quais foi estudado, e que uma perspectiva transdisciplinar, como a proposta pela teoria dos conflitos por Galtung, é adequada para uma melhor compreensão e gestão dos conflitos.

Biografia do Autor

David González, Fundación Universitaria Cervantina San Agustín

Psicólogo; Candidato a Magíster en Psicología. Docente Investigador Fundación Universitaria Cervantina
San Agustín, Bogotá, Colombia.

John Solórzano, Fundación Universitaria Cervantina San Agustín

Psicólogo; Especialista y Candidato a Magíster en Tecnologías Aplicadas a la Educación. Docente
Investigador, Fundación Universitaria Cervantina San Agustín, Bogotá, Colombia.

Referências

Accinelli, E. (s.f.). La teoría de juegos evolutivos, naturaleza y racionalidad. Cátedra Bolívar. Temas de Teoría Económica y su Método 15. Recuperado de http://www.usc.es/economet/aeeadepdf/aeeade117.pdf

Aureli, F. & De Waal, F. (2000). Natural Conflict Resolution. Berklee: University of Caifornia Press.

Álvarez, S. y Rettberg, A. (2008). Cuantificando los efectos económicos del conflicto: Una exploración de los costos del conflicto armado colombiano. Colombia Internacional, (67), 14-37.

Ávila, F. y Bianchi, A. (2015). Guía de Economía comportamental e experimental. São Paulo: EconomiaComportamental.org.

Baron, R. y Byrne, D. (2005). Psicología Social. Madrid: Pearson Prentice Hall.

Biología. (s.f.). Ecología de las comunidades. Recuperado de http://www.biologia.edu.ar/ecologia/ECOLOGIA%20DE%20LAS%20COMUNIDADES.htm

Boia, L. (1995). Entre el ángel y la bestia. Santiago de Chile: Andrés Bello.

Brauer, J. y Dunne, J. (2010). Macroeconomía y violencia. Revista de Economía del Rosario,13(1), 1-39.

Calderón, P. (2009) Teoría de Conflictos de Johan Galtung. Revista Paz y Conflictos, (2), 60-81.

Canet, J. (2014). Alternativas a la judicialización de los conflictos de Roma hasta la actualidad. Revista de derecho UNED, (14), 133-160.

Carrasco, M. y González, M. (2006). Aspectos Conceptuales de la Agresión: Definición y Modelos Explicativos. Acción Psicológica, 4(2), 7-38.

Chaux, E. (2002). Buscando pistas para prevenir la violencia urbana en Colombia: Conflictos y agresión entre niños(as) y adolescentes de Bogotá. Revista de estudios sociales, (12), 43-53.

Clavijo, A. (1997). El estudio de la elección en condiciones de incertidumbre. Suma psicológica, 4(1), 57-77.

DeCatanzaro, D. (1999). Motivation and emotion: Evolutionary, Psychological, Developmental and Social perxpectives. Upper Sadler River: Prentice Hall.

De Haro-Honrubia, A. (2012). Antropología del conflicto: Reflexiones sobre el nuevo orden global. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales, 19(60), 177-204.

Diario El tiempo. (2016). Hombre de 45 años de edad asesinado en La Ceiba. Recuperado de http://www.tiempo.hn/la-ceiba-matan-ciudadano-frente-a-gasolinera/

Diltz, A. (2012). Revisiting Johan Galtung concept of structural violence. New Political Science, 34(2), 191-194.

Duymovich, I. (2007). La reparación integral como mejor alternativa de satisfacción a la víctima: experiencias de la justicia restauradora en casos de delincuencia juvenil y violaciones a los derechos humanos. (Trabajo de Grado). Instituto de Ciencia Procesal Penal, Lima, Perú.

Ember, C., Ember, M. y Peregrine, P. (2010). Antropología (10ma. ed.). España: Pearson.

Ferguson, T. (s.f.). Game Theory. Los Angeles: University of California, Department of Mathematics.

Forgas, J., Kruglanski, A. & Williams, K. (2011). The psychology of social conflict and aggression. New York: Psychology Press.

Galtung, J. (1997). Peace education is only meaningful if it leads to action. UNESCO Courier, 50(1), 4.

Gladstone, A. (1959). The conception of the enemy. Recuperado de http://www.policyscience.net/ws/gladstone.pdf

Harris, M. (1989). Nuestra especie. Madrid: Alianza.

Jaisson, P. (2000). La hormiga y el sociobiólogo. México: Fondo de Cultura Económica.

Jones, E. & Davis, K. (1965). From Acts To Dispositions The Attribution Process In Person Perception. Advances in Experimental Social Psychology, 2, 219–266.

Kottak, P. (2006). Antropología cultural (11ma. ed.). México: McGraw-Hill.

Laca, F. (2006) Paz, cultura y psicología del conflicto. Estudios Sobre las Culturas Contemporáneas, 12(24), 55-70.

Lasch, C. (1991). La cultura del narcisismo. Chile: Andrés Bello.

Lenzi, A. (2013). Advertising secrecy, creating power in ancient mesopotamia: how scholars used secrecy in scribal education to bolster and perpetuate their social prestige and power. Antiguo Oriente, 11, 13-42.

Macionis, J. y Plummer, K. (2007). Sociología (3ra. ed.). España: Pearson.

Maier, R. (1998). Comparative Animal Behavior: An Evolutionary and Echological Aproach. MA: Allyn and Bacon.

Monroe, A., Reeder, G. & James, L. (2015). Perceptions of Intentionality for Goal Related Action: Behavioral Description Matters. PLoS ONE, 10(3), e0119841.

Moyer, K. (1968). Kinds of agression and their physiological basis. Communications in Behavioral Biology, 2, 68-87.

Munduate, L. y Martínez, J. (1999). Conflicto y Negociación. Madrid: Ediciones Pirámide.

Nebel, S., Schneider, S. & Rey, G. (2016). From duels to classroom competition: Social competition and learning in educational videogames within different group sizes. Computers in Human Behavior, 55, 384-398.

Paletz, S., Miron-Spektor, E. & Lin, C. (2014). A cultural lens on interpersonal conflict and creativity in multicultural environments. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 8(2), 237-252.

Real Academia Española (RAE). (2014). Diccionario de la lengua española (23a. ed.). Madrid, España: RAE.

Ricciardi, M. (2009). Is The Revolution Over? A History of the Concept and its Political Valoration. Espiral, 15(44), 9-29.

Sahlins, M. (1972). Stone Age economics. Chicago: Aldine.

Shahmohammadi, N. (2014). Conflict Management Among Secondary school Students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 159, 630-635.

Schwartz, B. (2004). The Paradox of Choice. Why more is less. NYC: Harper Perennial. Torres, C. (s.f.). Aspectos psicológicos de la economía. Recuperado de http://colombiainforma.info/images/documentos/ASPECTOS%20PSICOLGICOS%20DE%20LA%20ECONOMA.pdf

Tschannen-Moran, M. (2001). The effects of a state-wide conflict management initiative in schools. American Secondary Education, 29(3), 2-32.

Tortosa, J. (2003). Los medios y la guerra. Revista de Estudios Sociales, 16, 57-69.

Uribe, H. (2011). La ciudad colombiana: Inseguridad, incertidumbres y miedos. Revista Geográfica, 150, 97-112.

Weber, M. (1949). Methodology of social sciences. Illinois: Free Press.

Yaffe, L. (2011). Armed conflict in Colombia: analyzing the economic, social, and institutional causes of violent opposition. Revista CS., 8, 187-208.

Como Citar

González, D., & Solórzano, J. (2016). Perspectivas sob o estudo do conflito: aspectos macro estruturais y micro estruturais desde o transdisciplinar. Revista Criterios, 23(1), 311–333. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1800

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: