Práticas de ensino em salas de aula de várias séries nas escolas rurais de Bajo Lorenzo e Nueva Granada em Puerto Asís, Putumayo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3480

Palavras-chave:

pedagogia rural, escola nova, pedagogia multinível, modelos pedagógicos, professor

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar as práticas pedagógicas rurais nas salas de aula de várias séries das instituições educacionais rurais Bajo Lorenzo e Nueva Granada, localizadas em Puerto Asís, Putumayo. O estudo foi conduzido sob o paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitativa e um escopo descritivo, a fim de obter informações relevantes sobre o asunto estudado. O foco desta pesquisa nos permitiu conhecer os elementos que os professores articulam para seu planejamento didático, as estratégias, os recursos educacionais, os espaços e os critérios que estabelecem para avaliar os processos de ensino de cada aluno, bem como o perfil profissional e ocupacional de cada professor rural. Por fim, a pesquisa-ação foi escolhida porque facilita o surgimento de diálogos reflexivos. Os resultados mostram que a maioria dos professores tem o perfil adequado, mas, devido ao contexto e à falta de pessoal na escola, eles têm de desempenhar outras funções além da docência. Além disso, os professores das salas de aula de várias séries não lidam com modelos pedagógicos flexíveis. Portanto, a identificação dos pontos fortes e fracos das salas de aula de várias séries, bem como a determinação da relevância do planejamento e das categorias de implementação didática, dos métodos pedagógicos e das estratégias de avaliação nas MEF, produzirão uma mudança real nessas instituições. Como resultado, é necessário determinar a relevância das práticas de ensino nos novos modelos educacionais escolares e pós-primários das instituições educacionais mencionadas.

Biografia do Autor

John Gonzalo Meneses Delgado, I.E.R. Bajo Lorenzo

Master in Pedagogy. Professor of I.E.R. Bajo Lorenzo.

Mayra Alejandra Rodríguez Casanova, I.E.R. Nueva Granada

Master in Pedagogy. Professor of I.E.R. Nueva Granada

Referências

Bazdresch, M. (2000). Vivir la educación, transformar la práctica [Living education, transforming practice]. Educación Jalisco.

Cano, A. (2022). ¿Cómo evaluar aprendizajes en el aula multigrado? Dilemas y propuestas de docentes rurales [How to evaluate learning in the multigrade classroom? Dilemmas and proposals of rural teachers]. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, (13), e1556. https://doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v13i0.1556

Cardona, C. (2022). Revisión bibliográfica del modelo pedagógico y de evaluación en Escuela Nueva en Colombia [Bibliographic review of the Escuela Nueva pedagogical and evaluation model in Colombia]. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 6(25), 1337-1354. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i25.416

Carr, W. (1999). Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica [A theory for education: towards a critical educational research]. Ediciones Morata.

Castillo, J. K. (2019). Educación en el posconflicto: Revisión del estado de implementación del plan especial de educación rural-PEER [Post-conflict education: Review of the status of implementation of the special rural education plan (PEER)] [Trabajo de especialización, Universidad Católica de Pereira]. Repositorio institucional. https://repositorio.ucp.edu.co/handle/10785/5218

Castillo-Aramburu, M. and Meza-Duriez, R. (2020). El currículo nicaragüense para la enseñanza de la lectura en la modalidad multigrado [The Nicaraguan curriculum for the teaching of reading in the multigrade modality]. RECIE, Revista Caribeña de Investigación Educativa, 4(2), 7-22. https://doi.org/10.32541/recie.2020.v4i2.pp7-22

De la Vega, L. F. (2020). Docencia en aulas multigrado: Claves para la calidad educativa y el desarrollo profesional docente [Teaching in multi-grade classrooms: Keys to educational quality and teacher professional development]. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(2), 153-175. https://doi.org/10.4067/s0718-73782020000200153

Decreto 1290 de 2009. (2009, 16 de abril). Presidencia de la República de Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-187765_archivo_pdf_decreto_1290.pdf

Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2019). Educación Formal (EDUC)-2018 [Formal Education]. Boletín Técnico. https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/boletines/educacion/bol_EDUC_18.pdf

García, Á. A. (2016). El pensamiento del profesor rural sobre la educación rural [The rural teacher's thinking about rural education]. [Tesis de Maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio UPN. http://repository.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/1079

González, A. L., Becerra, M. E., & Moreno, J. (2021). La enseñanza y el aprendizaje en las escuelas primarias multigrado en México y Colombia [Teaching and learning in multi-grade elementary schools in Mexico and Colombia]. Conrado, 17(79), 351-359. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1733

González-Viloria, L. E. (2020). Aulas Multigrado: Una alternativa de colaboración y cooperación en los espacios educativos [Multi-grade Classrooms: An alternative for collaboration and cooperation in educational spaces]. Cienciamatria, 6(1), 553-565. https://doi.org/10.35381/cm.v6i1.347

González-Viloria, L. E. (2022). Prácticas pedagógicas en aulas multigrado [Pedagogical practices in multi-grade classrooms]. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 7(13), 85-100. https://doi.org/10.35381/r.k.v7i13.1645

Herrera, J. (2017). La investigación cualitativa [Qualitative research]. McGraw Hill Latinoamericana.

Llanos, F. and Tapia, J. (2020). Las actividades de enseñanza y evaluación en las aulas multigrado rurales [Teaching and assessment activities in rural multi-grade classrooms]. Aportes para el Diálogo y la Acción, (7). https://www.grade.org.pe/creer/recurso/las-actividades-de-ensenanza-y-evaluacion-en-las-aulas-multigrado-rurales/

López Niño, L. (2019). Los retos del aula multigrado y la escuela rural en Colombia. Abordaje desde la formación inicial de docentes [The challenges of the multigrade classroom and the rural school in Colombia. Approach from initial teacher training]. Revista de la Universidad de la Salle, 19(79), 91-109. https://doi.org/10.19052/ruls.vol1.iss79.5

Loya, H. (2008) Los modelos pedagógicos en la formación de profesores [Pedagogical models in teacher training]. Revista Iberoamericana de Educación, 46(3), 1-8. https://doi.org/10.35362/rie4631996

Marines, D. and Flórez, E. (2021) La influencia de las prácticas docentes en la deserción escolar [The influence of teaching practices on school dropout rates]. [Tesis de Maestría, Universidad de la Costa]. Redicuc. https://hdl.handle.net/11323/8688

Martínez, V. (2013). Paradigmas de investigación. Manual multimedia para el desarrollo de trabajos de investigación. Una visión desde la epistemología dialéctico crítica [Research Paradigms. Multimedia manual for the development of research papers. A vision from the dialectical-critical epistemology]. https://pics.unison.mx/wp-content/uploads/2013/10/7_Paradigmas_de_investigacion_2013.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2015). Colombia territorio rural: apuesta por una política educativa para el campo [Colombia rural territory: betting on an educational policy for the countryside]. Ministerio de Educación Nacional.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2018). Plan Especial de Educación Rural: Hacia el desarrollo rural y la construcción de paz [Special Rural Education Plan: Towards rural development and peace-building]. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-385568_recurso_1.pdf

Molina, B. L. (2019). El quehacer del maestro y la formación docente en la escuela rural multigrado [The work of teachers and teacher training in rural multigrade schools] [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia]. UPTC. https://repositorio.uptc.edu.co/handle/001/2728

Palacios, M. V. (2022). Aprendizaje colaborativo y desempeño de las docentes del I ciclo de la institución educativa inicial Eusebio Arroniz Gómez [Collaborative learning and performance of teachers of the first cycle of the initial educational institution Eusebio Arroniz Gómez] [Tesis de Maestría, Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión]. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UNJF_7255fdd5f7f1194898a7028ff1963374

Perfetti, M. (2004). Estudio sobre la educación para la población rural en Colombia [Study on education for the rural population in Colombia]. https://fundaec.org/wp-content/uploads/2021/01/Perfetti-M.-2003.-Estudio-sobre-la-Educacion-para-la-poblacion-rural-en-Colombia.-Proyecto-FAO-UNESCO-DOGCS-ITALIA-CIDE-REDUC.-pp.-164-216..pdf

Ramírez, M. S. (2013). Triangulación e instrumentos para el análisis de datos [Triangulation and instruments for data análisis]. https://knowledgesociety.usal.es/sites/default/files/20161109-Programa%20de%20taller%20triangulacion%20%28Ramirez%29.pdf

Santos, L. (2022). Didáctica multigrado: un modelo integrador de organización de contenidos [Multigrade didactics: an integrative model of content organization]. https://repositorio.grade.org.pe/handle/20.500.12820/650?show=full

Sistema Integrado de Matrícula. (2021). Sistemas de información [Information systems]. https://www.mineducacion.gov.co/portal/micrositios-institucionales/Sistemas-de-Informacion/168883:SIMAT

Como Citar

Meneses Delgado, J. G., & Rodríguez Casanova, M. A. (2024). Práticas de ensino em salas de aula de várias séries nas escolas rurais de Bajo Lorenzo e Nueva Granada em Puerto Asís, Putumayo. Revista UNIMAR, 42(1), 28–44. https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3480

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-02-07

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações