O mercado do café no contexto global, nacional e regional
Palavras-chave:
cadeia produtiva, mercado do café, situação socioeconômicaResumo
O artigo surge da investigação “Estudo da situação socioeconômica dos atores dos diferentes elos da cadeia de produção de café em Buesaco, Nariño”, e seu objetivo é descrever a situação do mercado do café em três contextos: internacional, nacional e regional. Na metodologia foi assumido o método descritivo, com base na revisão documental, da escolha do tópico, determinação de objetivos e coleta de bibliografia relacionada.No nível internacional, o mercado de café apresenta variações na oferta, devido aos novos produtores e à demanda, devido à existência de produtos de substituição. No nível nacional, o mercado se perdeu e, regionalmente, a cadeia produtiva deve ser fortalecida, desenvolvendo a transformação e a prestação de serviços.Em conclusão, o mercado do café é ativo em todas as áreas, apresentando desafios que exigem aumento da produtividade e valor agregado através da diversificação na produção.
Biografia do Autor
Ana Cristina Argoti Chamorro, Universidad Mariana
Magíster en Mercadeo Agroindustrial de la Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano. 2008. Especialista en Gerencia de Mercadeo de la Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano- Universidad de Nariño. 2002. Especialista en Docencia Universitaria de la Universidad de Nariño. 2000. Economista de la Universidad de Nariño. 1993. Docente Asociado de Tiempo Completo Programa de Contaduría Pública, Facultad de Ciencias Contables, Económicas y Administrativas de la Universidad Mariana. Docente Hora Cátedra Programa de Economía Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas de la Universidad de Nariño. Docente de Posgrados en la Especialización Gerencia de Proyectos Universidad del Cauca-Universidad de Nariño.
Nancy Andrea Belalcazar Benavides, Universidad Mariana
Magíster en Pedagogía de la Universidad Mariana. 2012. Especialista en Orientación Educativa y Desarrollo Humano de la Universidad de Nariño. 2010. Trabajadora Social de la Universidad Mariana. Año 2000. Docente Asistente de Tiempo Completo Programa de Trabajo Social, Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Mariana.
Referências
Aguirre, F. (1999). 4. Factores que influyen en la cafeticultura mundial. Recuperado de http://vinculando.org/mercado/cafe/factoresmundo.html
Alcazar, C. (2014). Países productores de café. Recuperado de https://www.cafetearteblog.es/cafe/paises-productores-de-cafe.html
Álvarez, A., Chilan, S., Figueroa, M., Saltos, V., Marcillo, M. y Caicedo, C. (2017). Gestión de las Pymes para mejorar la comercialización en cultivos de café. Alilcante, España: Área de Innovación y Desarrollo S.L. https://doi.org/10.17993/EcoOrgyCso.2017.32
Arango, M. (1977). Café e Industria 1850-1930. Bogotá, Colombia: Carlos Valencia Editores.
Argoti, A., Belalcázar, N. y Narváez, W. (2014). Problemática económica y social de la cadena láctea en los contextos internacionales, nacionales y regionales. Revista Unimar 32(1), 23-43.
Barrera, D. (s.f.). Exportación de café. Recuperado de http://es.calameo.com/read/004276056e249827fc055
Bejarano, J. (1994). Historia económica y desarrollo: la historiografía económica sobre los Siglos XIX y XX en Colombia. Bogotá, Colombia: Editorial Cerec.
Café de Colombia al 100 %. (2014) ¿Café o té? Un panorama del consumo mundial. Recuperado de http://www.cafedecolombia.com/bb-fnc-es/index.php/comments/cafe_o_te_un_panorama_del_consumo_mundial/2014
Cano, C., Vallejo, C., Caicedo, E., Amador, J. y Tique, E. (2012). El mercado mundial del café y su impacto en Colombia. Bogotá, Colombia: Banco de la República. https://doi.org/10.32468/be.710
Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). (1999). El terremoto de enero de 1999 en Colombia: Impacto socioeconómico del desastre en la Zona del Eje Cafetero. Recuperado de http://www.cepal.org/publicaciones/xml/6/10136/colombia.pdf
Comité Departamental de Cafeteros de Nariño. (s.f.). Informe Comités Departamentales. Recuperado de https://www.federaciondecafeteros.org/static/files/Nari%C3%B1o2.pdf
Da Silva, J. (1980). O que é Questão Agrária. Recuperado de http://araguaia2.ufmt.br/professor/disciplina_arquivo/16/20131211135.pdf
Departamento Nacional de Estadística (DANE) (2016). Informe de Coyuntura Económica Regional ICER. Recuperado de https://www.dane.gov.co/files/icer/2015/ICER_Narino2015.pdf
El Diario. (27 de octubre de 2014). Café robusta, ¿una opción? Recuperado de http://www.eldiario.com.co/seccion/ECON%C3%93MICA/caf-robusta-una-opci-n-1410.html
El mercado internacional de café. (s.f.). Recuperado de http://www.economia.unam.mx/secss/docs/tesisfe/gchmf/tesis.pdf
Esguerra, M. y McAllister, D. (s.f.). Capítulo 1. El mercado internacional del café verde, su evolución reciente y sus perspectivas 2013-2020. Recuperado de http://www.urosario.edu.co/Mision-Cafetera/Archivos/Mercado-Internacional-del-cafe-Esguerra-McAllister.pdf
Federación Nacional de Cafeteros de Colombia. (2010). Historia del Café. Recuperado de http://www.cafedecolombia.com/particulares/es/sobre_el_cafe/el_cafe/el_cafe/
Federación Nacional de Cafeteros de Colombia. (2012). Comportamiento de la industria cafetera colombiana 2012. Recuperado de https://www.federaciondecafeteros.org/static/files/Informe_Industrial_Completo2012.pdf
Federación Nacional de Cafeteros de Colombia. (2015). Al grano. Colombia cerró 2015 con cosecha cafetera récord en últimos 23 años. Recuperado de https://www.federaciondecafeteros.org/algrano-fnc-es/index.php/comments/colombia_cerro_2015_con_cosecha_cafetera_record_en_ultimos_23_anos.
Federación Nacional de Cafeteros de Colombia. (2017). Producción de café de Colombia aumenta 12 % en enero. Recuperado de https://www.federaciondecafeteros.org/clientes/es/sala_de_prensa/detalle/produccion_de_cafe_de_colombia_aumenta_12_en_enero/
Figueroa-Hernández, E., Pérez-Soto, F. y Godínez-Montoya, L. (2015). La producción y el consumo de café.España: ECORFAN.
Gereffi, G. (2001). Las cadenas productivas como marco analítico para la globalización. Problemas de Desarrollo, 32(125), 9-37. https://doi.org/10.22201/iiec.20078951e.2001.125.7389
Giarracca, N. (Comp.) (2001) ¿Una Nueva Ruralidad en América Latina? Buenos Aires, Argentina: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales y ASDI, Agencia Sueca de Desarrollo Internacional.
Gurmé. (s.f.). El origen del café. Recuperado de http://sevilla.abc.es/gurme/productos/el-origen-del-cafe/
Infocafe.es. (s.f.). Principales productores de café del mundo. Recuperado de http://www.infocafe.es/cafe/principales-productores-cafe.php
Instituto del Café de Costa Rica, Icafé. (2017). Informe sobre la Actividad Cafetalera de Costa Rica. Recuperado de http://www.icafe.cr/wp-content/uploads/informacion_mercado/informes_actividad/actual/InformeActividadCafetalera.pdf.pdf
La Guía del Café. (s.f.). Las prácticas comerciales que tienen interés para los exportadores de los países exportadores de café. Recuperado de http://www.laguiadelcafe.org/guia-del-cafe/el-comercio-mundial-del-cafe/Exportaciones-mundiales-de-cafe-datos-basicos/
Machado, A. (s.f.). El café en Colombia a principios del siglo XX. Desarrollo Económico y Social en Colombia Siglo XX, 87-97. Universidad Nacional de Colombia.
Martínez, A. (1996). El proceso cafetalero mexicano. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Económicas, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Universidad Central de Venezuela.
Organización Internacional del café estima que producción aumentará en 2009/10. (13 de agosto de 2009). La Nación. Recuperado de https://www.nacion.com/economia/consumo/organizacion-internacional-del-cafe-estima-que-produccion-aumentara-en-2009-10/2DKOWMKVYRGFHAQQHVC5LQOKRM/story/
Pérez, E. (2000). Reconstruir la confianza en Colombia: Nueva institucionalidad en el sector rural. Santafé de Bogotá, Colombia: Red de Instituciones vinculadas a la capacitación en economía y políticas agrícolas en América Latina y El Caribe (REDCAPA).
Pérez, E. (2001). Hacia una nueva visión de lo rural.En ¿Una nueva ruralidad en América Latina? Buenos Aires, Argentina: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
Pérez, P. (2007). Las transformaciones institucionales en la producción y comercialización internacional del café en el siglo XX e inicios del XXI. Problemas del Desarrollo. Revista Latinoamericana de Economía 38(150), 107-132.
Pérez, S. (2010).El valor estratégico del turismo rural como alternativa sostenible de desarrollo territorial rural. Agronomía Colombiana, 28(3), 507-513.
Pindyck, R. y Rubinfeld, D. (2013). Microeconomía (8ª.ed.). Madrid, España: Pearson Educación.
Tirado, Á. (1984). Introducción a la Historia Económica de Colombia. Bogotá, Colombia: El Áncora Editores.
Ramírez, R. (2010).Estudios e historiografía del café en Colombia, 1970-2008.Una revisión crítica. Cuadernos de Desarrollo Rural, 7(64), 11-29.
Renard, M. (1993). La comercialización internacional del café. México: Universidad Autónoma Chapingo.
Revista Dinero. (2016). El paro causaría 50 % menos en exportaciones de café. Recuperado de http://www.dinero.com/empresas/confidencias-on-line/articulo/el-paro-causaria-50-menos-en-exploraciones-de-cafe/225909#
Valecilla, J. (2001). Café y crecimiento económico regional: el antiguo Caldas, 1870-1970. Manizales, Colombia: Editorial Universidad de Caldas.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista UNIMAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |