Método de aprendizagem da sanfona diatônica com três fileiras de botões que facilita as práticas pedagógicas no Programa de Bacharelado em Artes da Universidade Popular de Cesar

Autores

  • Walter Saúl Muegues Rincón Universidad Popular del Cesar
  • Gustavo Adolfo González Roys Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/28.1-art4

Palavras-chave:

Prática pedagógica, acordeão diatónico, método Muegues

Resumo

A presente investigação teve como objetivo, facilitar as práticas pedagógicas através da aplicação do método Muegues, para a aprendizagem do acordeão diatónico com três filas de botões. Metodologicamente o trabalho localizou no paradigma qualitativo, na abordagem social crítica, sob o método Investigação de Ação Pedagógica em três fases: desconstrução da prática, reconstrução da prática e validação da eficácia da prática. A unidade de trabalho era composta por oito professores e 23 alunos. As técnicas utilizadas foram o brainstorming, o jornal de campo e uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que a aplicação do método Muegues facilitou a aprendizagem do acordeão diatónico por parte dos alunos do Programa de Bacharelado em Artes da Universidade Popular de Cesar. Concluiu que o método Muegues foi inserido na construção dos planos temáticos, obtendo uma prática mais atualizada com uma sequência didática.

Biografia do Autor

Walter Saúl Muegues Rincón, Universidad Popular del Cesar

Magíster en Pedagogía; Licenciado en Arte, Folclore y Cultura. Docente Universidad Popular del Cesar.
Director del Departamento de Arte y Folclore de la Universidad Popular del Cesar, Valledupar, Colombia.

Gustavo Adolfo González Roys, Universidad Mariana

Doctorando en Calidad Educativa, Universidad de Baja California (UBC) México. Magíster Scientiarum en Gerencia de proyectos de Investigación y Desarrollo de la Universidad Rafael Belloso Chacín (URBE) Venezuela. Ingeniero Agroindustrial de la Universidad Popular del Cesar (UPC) Colombia. Coordinador de Investigación del Programa Maestría en Pedagogía de la Universidad Mariana, Valledupar.

Referências

Arévalo, E. (2018). La metodología Dalcroze en los procesos musicales de la Banda marcial, de la Escuela de Cadetes de Policía General Santander (Trabajo de Grado). Universidad Pedagógica Nacional. http://repository.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/7844

Asociación Jaques-Dalcroze Argentina. (s.f.). Pedagogía de la rítmica. https://jaquesdalcroze.com/ajdar/pedagogia-de-la-ritmica/

Ausubel, D. (1983). Teoría del aprendizaje significativo. https://www.academia.edu/10435788/TEOR%C3%8DA_TEORIA_DEL_APRENDIZAJE_SIGNIFICATIVO

Brufal, J. (2013). Los principales métodos activos de educación musical en primaria: diferentes enfoques, particularidades y directrices básicas para el trabajo en el aula. ARTSEDUCA, 5, 1-15.

Colombia.co. (s.f.). La décima sesión del Comité Intergubernamental para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial de la Unesco, que en el año 2015 se organizó en Namibia, África, reconoció el vallenato como bien inmaterial y cultural de la humanidad. https://www.colombia.co/cultura-colombiana/el-vallenato-es-reconocido-como-patrimonio-inmaterial-de-la-humanidad/

De la Rosa, J.G. (2012). Metodología para aprender por medio de la notación musical la ejecución de los instrumentos típicos del vallenato, caja y guacharaca (Trabajo de Grado). Universidad Popular del César. https://issuu.com/juancajeriton/docs/proyecto_de_grado_juan_de_la_rosa.final

Díaz Torres, R. (2016). Paradigmas de la Metodología de la Investigación. https://es.slideshare.net/ug-dipa/paradigmas-de-la-metodologa-de-la-investigacin

Eulogio. (2018). Método Orff. Euloarts. https://www.euloarts.com/artistica/metodo-orff/

Guerrón, E. (2015). Aplicación del método Orff para la rehabilitación de niños y niñas con problemas sociales del quinto año de educación básica de la Unidad Educativa Educare perteneciente a la Fundación Cisol de la ciudad de Loja, periodo 2013 – 2014 (Trabajo de Grado). Universidad Nacional de Loja. https://dspace.unl.edu.ec/jspui/handle/123456789/21168

Jorquera, C. (2004). Métodos históricos o activos en educación musical. Revista Electrónica de Leeme, 14, 1-50.

Moreira, M. (2012). ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Qurriculum, 25, 29-56.

Moreno, I. (s.f.). La utilización de medios y recursos didácticos en el aula. https://educrea.cl/la-utilizacion-medios-recursos-didacticos-aula/

Navarro, J. (2017). Pautas para la aplicación de métodos de enseñanza musical desde un enfoque constructivista. Redie, 19(3), 143-160. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.3.675

Prieto, M. (1988). La Práctica Pedagógica, algunas de sus características y sus implicancias en los resultados del proceso. Diálogos Educacionales, 9-10, UPLA, Valpo, 48-56.

Quiroz, C. (1983). Vallenato, hombre y canto. Ícaro Editores.

Restrepo, B. (2002). Una variante pedagógica de la investigación-acción educativa. Revista Iberoamericana de educación, 29(1), 1-9. https://doi.org/10.35362/rie2912898

Restrepo, B. (2003). Aportes de la investigación-acción educativa a la hipótesis del maestro investigador: evidencias y obstáculos. Educación y Educadores, (6), 91-104.

Restrepo, B. (2006). La investigación-acción pedagógica, variante de la Investigación Acción Educativa que se viene validando en Colombia. Revista de la Universidad de la Salle, (42), 92-101.

Resumen Latinoamericano. (2016). Pensamiento. Paulo Freire: el legado del pedagogo brasileño. https://www.resumenlatinoamericano.org/2016/05/04/pensamiento-paulo-freire-el-legado-del-pedagogo-brasileno/

Rubio, C. (2018). Metodología Dalcroze para el desarrollo de la inteligencia musical. https://www.magisterio.com.co/articulo/metodologia-dalcroze-para-el-desarrollo-de-la-inteligencia-musical

Sánchez, J. (2017). Adaptaciones pianísticas de música folclórica colombiana, dirigidas a estudiantes de nivel básico B1 a B5 del conservatorio de la Universidad Nacional de Colombia (Tesis de Maestría). Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/59354?show=full

Thomas, J. (1980). Orff-Based Improvisation. https://doi.org/10.2307/3395777

Tovio, O. (2016). “Ay hombe” Propuesta para la interpretación del vallenato en acordeón diatónico hohner de tres hileras (Trabajo de Grado). Universidad Pedagógica Nacional. http://repository.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/1557

Universidad de San Carlos de Guatemala. (2015). Modelo de aprendizaje sociocrítico-formativo. Su vinculación con la gestión por competencias. http://www.humanidades.usac.edu.gt/usac/wp-content/uploads/2016/10/MODELO-SOCIOCR%C3%8DTICO-FORMATIVO.pdf

Vilar, M. (2004). Acerca de la educación musical. Revista Electrónica de Leeme, 13, 1-25.

Vygotsky, L. (1979). El desarrollo de las funciones psicológicas superiores. Grijalbo.

Zilli, L. (2017). La enseñanza de la música en la Educación Inicial: un estudio sobre creatividad en las prácticas docentes (Tesis de Maestría). Universidad Nacional del Litoral. https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar:8443/handle/11185/1043

Zuleta, A. (2004). El método Kodaly y su adaptación en Colombia. Pontificia Universidad Javeriana.

Como Citar

Muegues Rincón, W. S., & González Roys, G. A. (2021). Método de aprendizagem da sanfona diatônica com três fileiras de botões que facilita as práticas pedagógicas no Programa de Bacharelado em Artes da Universidade Popular de Cesar. Revista Criterios, 28(1), 74–102. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/28.1-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações