Feira de Negócios: uma estratégia didática para fortalecer a cultura do empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art9

Palavras-chave:

cultura, estudante do ensino médio, método de ensino, exposição, negocios

Resumo

A pesquisa buscou fortalecer a cultura do empreendedorismo em estudantes do ensino médio da Instituição Educacional do Bacharelado em La Cruz, Nariño, com base em uma idéia originada no campo empresarial pela comunidade educacional, buscando que essa área obrigatória fosse uma fonte de progresso que gerará ações voltadas ao aprimoramento pessoal e à transformação do ambiente regional. O desenho metodológico foi subscrito no paradigma qualitativo, que utiliza essencialmente técnicas baseadas na análise da linguagem e na interpretação dos resultados com caráter descritivo-interpretativo, com o objetivo de encontrar soluções para o problema prático relacionado ao desenho e formulação de diretrizes pedagógicas que contribuem para as orientações do Projeto Educacional Institucional. Dessa forma, assumiu-se a feira de negócios, como estratégia didática vinculada à geração de um sentimento de pertencimento e criatividade didática vinculada à geração de um sentimento de pertencimento e criatividade.

Biografia do Autor

Martha Inés Muñoz-Realpe

Magíster en Pedagogía, Facultad de Educación, Universidad Mariana. Ingeniera Agroindustrial, Universidad Nacional de Colombia.

Yanet del Socorro Valverde-Riascos, Universidad Mariana

Candidata a Doctora en Educación, Universidad de Baja California México. Magíster y Especialista en Pedagogía. Licenciada en Matemática creativa e informática, Universidad Mariana. Docente Investigadora Facultad de Educación, Universidad Mariana

Referências

Ahumada, L. (2011). Educación social: construcción del perfil de empresario desde el desarrollo de las competencias propias del emprendedor según la Ley 1014/2006 colombiana (Tesis Doctoral). Universidad de Granada, Granada. Recuperado de https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/17705/19798441.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ahumada, L. (2013). Las competencias aplicadas al emprendimiento. Revista Escenarios, 11(1), 44-56. https://doi.org/10.15665/esc.v11i1.179

Ausubel, D. (2009). Psicología Educativa. Un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas.

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá de dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3.ª ed.). Santafé de Bogotá D.C. Colombia: Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Carrillo, Á. (2016). Medición de la cultura organizacional. Ciencias Administrativas, 4(8), 61-73.

Congreso de la República de Colombia. (2006). Ley 1014 de 2006 “De fomento a la cultura del emprendimiento”. Recuperado de http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/ley_1014_2006.html

De Bono, E. (1994). El pensamiento creativo, el poder del pensamiento lateral para la creación de nuevas ideas (Trad. O. Castillo) (12.a ed.). Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Díaz-Barriga, F. (2006). Enseñanza situada: Vínculo entre la escuela y la vida. México: McGraw-Hill.

Formichela, M. (2002). Concepto de emprendimiento y su relación con la educación, el empleo y el desarrollo local (Monografía). Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria, Tres Arroyos. Recuperado de http://municipios.unq.edu.ar/modules/mislibros/archivos/MonografiaVersionFinal.pdf

Geertz, C. (2003). La interpretación de las culturas (Trad. A. Bixio). Barcelona, España: Editorial Gedisa S.A.

Goleman, D. (2018). Inteligencia Emocional: Por qué es más importante que el cociente intelectual. Barcelona, España: Editorial Kairós.

Gómez, L., Llanos, M., Hernández, T., Mejía, D., López, J., …Senior, D. (2017). Competencias emprendedoras en Básica Primaria: Hacia una educación para el emprendimiento. Revista Pensamiento y Gestión, 43, 150-180. https://doi.org/10.14482/pege.43.10587

Gurdián-Fernández, A. (2007). El paradigma cualitativo en la investigación socio-educativa. San José, Costa Rica: Coordinación Educativa y Cultural Centroamericana/Agencia Española de Cooperación Internacional.

Institución Educativa de Bachillerato en Nariño, La Cruz. (2019). Descripción detallada de institución educativa de bachillerato. Recuperado de https://guia-narino.educacionencolombia.com.co/once/INSTITUCION-EDUCATIVA-DE-BACHILLERATO-la-cruz-narino-i1245.htm

Latorre, A. (2005). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa (3.a ed.). Barcelona, España: Editorial Graó.

López, H. (2001). Un enfoque histórico-hermenéutico y crítico-social en psicología y educación ambiental. Medellín, Colombia: Editorial Universidad Pontificia Bolivariana.

Molina, A., Cuéllar, A. y González, B. (2009). La competencia comunicativa del estudiante de Psicología de la salud: Una propuesta de indicadores. Revista Científica de las Ciencias Médicas en Cienfuegos, 7(5), 20-28.

Orrego, C. (2008). La dimensión humana del emprendimiento. Revista Ciencias Estratégicas, 16(20), 225-235

Pérez, G. (2007). Desafíos de la Investigación Cualitativa. Chile: Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Sandoval, J. (2014). Los procesos de cambio organizacional y la generación de valor. Estudios gerenciales, 30, 162-171. https://doi.org/10.1016/j.estger.2014.04.005

Simón, J. (2013). Sistematizando experiencias sobre educación en emprendimiento en escuelas de nivel primaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(56), 159-190.

Tamayo, M. (2004). Diccionario de la investigación científica (2.a ed.). México: Limusa.

Taylor, S. y Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación (Trad. J. Piatigorsky) (2.a ed.) México: Ediciones Paidós.

Tec, R. (2011). Carta a Geertz. Reflexión sobre la posmodernidad y sus vías de exploración. Revista de Antropología Experimental, 11(15), 215-221.

Valverde, Y. y Valverde, O. (2016). Anexo 25. Documento Línea de investigación Grupo Indagar. Universidad Mariana. Recuperado de http://www.umariana.edu.co/pedagogia/5-INVESTIGACION/ANEXO%2025.%20Documento%20Linea%20investigaci%C3%B3n%20Grupo%20INDAGAR.pdf

Varela, R. (2008). Innovación empresarial: arte y ciencia en la creación de empresa (3.a ed.). Colombia: Pearson Educación.

Ventura, J. y Barboza, M. (2017). Carta al Editor. Tamaño de la muestra: ¿Cuántos participantes son necesarios en estudios cualitativos? Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 28(3), 1-2.

Como Citar

Muñoz-Realpe, M. I., & Valverde-Riascos, Y. del S. (2020). Feira de Negócios: uma estratégia didática para fortalecer a cultura do empreendedorismo. Revista Criterios, 27(1), 189–216. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: