Práticas de planejamento e interação de ensino dos professores da Universidad Mariana
Palavras-chave:
ensino, prática de interação, práticas de planejamentoResumo
O objetivo deste estudo era a caracterização das práticas de planejamento e interação de ensino dos professores da Universidad Mariana, o que exigiu a descrição de suas visões, a descoberta de sua contribuição e a identificação de seu relacionamento. O paradigma qualitativo orientado a pesquisa, sob um tipo exploratório e descritivo e um método baseado em grupos focais. As estratégias utilizadas para a coleta de informações foram: entrevistas por meio de grupos focais e observação não participante; uma amostragem significativa foi feita com professores novos e peritos e, finalmente, uma análise do uso de matrizes, taxonomias e gráficos.
O principal resultado foi a evidência de que o pensamento do professor foi orientado por práticas de planejamento, pois eles fortalecem os níveis de exigência, criatividade, trabalho e reflexão. Além disso, fatores acadêmicos e sócio-emocionais são chaves para fazer efetiva a interação, e eles são refletidos em sala de aula. A fim de reforçar plano de capacitação e desenvolvimento dos professores, algumas alternativas foram propostas, como: incluir umas estratégias objetivas e muitas relacionadas com o planejamento, interação e avaliação acadêmica de estudantes, sugerir uma política institucional que articula a parte administrativa e progresso acadêmico, e avançar na investigação relacionada com o pensamento de ensino.
Biografia do Autor
Oscar Olmedo Valverde Riascos, Universidad Mariana
Doctor en Educación, Universidad de Valencia, Departamento de Educación Comparada e Historia de la Educación de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación, España; Magíster en Educación, Universidad Pedagógica Nacional; Especialista en Computación para la Docencia; Licenciado en Educación con Énfasis en Matemáticas, Universidad Mariana; Economista, Universidad de Nariño; Decano Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Nancy Andrea Belalcázar Benavides, Universidad Mariana
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Especialista en Orientación Educativa y Desarrollo Humano, Universidad de Nariño; Trabajadora So-cial, Universidad Mariana; Directora Programa de Trabajo Social, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Carmen Alicia Mora
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Trabajadora Social, Universidad Mariana, Docente Programa de Trabajo Social, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Referências
Bonilla, E. & Rodríguez, P. (2000). Más allá del dilema de los métodos. Santa Fe de Bogotá, Colombia: Grupo Editorial Norma.
Clark, C. & Peterson, P. (1985). Antecedentes, Evolución y aportaciones de la Investigación del Pensamiento y Conocimiento del Profesor de Educación Física. En: H. García. ADAXE, Revista de Estudios y Experiencia Educativas, 19, 105-133.
Fandiño, C. (2007). “El pensamiento del profesor sobre la planificación en el trabajo por proyectos”. Grado de transición. Santa Fe de Bogotá, Colombia: Editora Géminis Ltda.
García, C. (1993). “Pensamientos pedagógicos y toma de decisiones de los profesores en la planificación de la enseñanza”. Departamento de Didáctica. Facultad de Filosofía y Letras. Campus Cartuja 18011 Granada.
Gimeno, J. & Pérez, Á. (1988). Pensamiento y Acción en el profesor: de los estudios sobre la planificación, al pensamiento práctico. Infancia y Aprendizaje: Journal for the Study of Education and Development, (42), 37-64. https://doi.org/10.1080/02103702.1988.10822201
López, T. (2010). Teorías Curriculares. Recuperado el 28 de junio de 2010, en: www.revistas.ucm.es/edu/11302496/artículos/RCE-D9494120315B.PDF-Google Chrome
Luna, C. (2011). “Metodología del trabajo académico”. Universidad Nacional Abierta y a Distancia. Escuelas de Ciencias Administrativas Contables, Económicas y de Negocios. Tecnología en Gestión Comercial y de Negocios. Yopal, Casanare.
Valverde, O. (2011). Las creencias de autoeficacia en la práctica pedagógica del docente universitario de Humanidades, Ciencias Sociales, Educación y Ciencias Administrativas”. Tesis Doctoral. Universidad de Valencia, Valencia, España.
Zabalza, M. (2003). Competencias docentes del profesorado universitario. Madrid, España: Narcea.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |