Responsabilidade Social Empresarial como abordagem de gestão (Norma ISO 26000): Empresa Prestadora de Saúde, Dimensão Interna

Autores

  • Amanda Taimal Puetate

Palavras-chave:

Práticas, Responsabilidade Social Empresarial, saúde

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de professores levada a cabo pelo grupo CONTAR da Universidade Mariana, com o objetivo de determinar o estatuto de responsabilidade social empresarial (RSE), nas empresas no departamento de Nariño, considerando neste caso, o sector da saúde. O objetivo principal é determinar as percepções, práticas e expectativas de Responsabilidade Social Corporativa na dimensão interna do objeto de estudo, de acordo com a Norma ISO 26000. A pesquisa adotou uma abordagem mista, onde o qualitativo faz referência às expectativas do grupo focal; e o quantitativo determina as percepções e práticas de RSE; a abordagem foi experimental, o tipo de estudo foi descritivo, desenvolvido através de estudo de caso como método de pesquisa. O instrumento de coleta de dados identificou as percepções e determinou as práticas de RSE, faz sua análise e sistematização no pacote estatístico SPSS. Os resultados sugerem a necessidade de executar políticas, programas, projetos e atividades relacionadas com o cumprimento da RSE, uma vez que a adoção dessas práticas vai ajudar a melhorar o nível de compromisso que a organização tem.

Biografia do Autor

Amanda Taimal Puetate

Diseñadora Industrial, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Alonso, L. (2003). La mirada cualitativa en sociología. Madrid: Fundamentos.

Argandoña, A. y Silva, R. (2011). ISO 26000, Una Guía Para La Responsabilidad Social De Las Organizaciones. Cuadernos de la Cátedra “la Caixa” de Responsabilidad Social de la Empresa y Gobierno Corporativo” Caixa” de Responsabilidad Social

de la Empresa y Gobierno Corporativo. Recuperado de http://comunicarseweb.com.ar/download.php?tipo=acrobat&view=1&dato=1308234290_catedralacaixa_vol11_Final_tcm5-6 No 11.

Buelvas, E., Jost, S. y Restrepo, M. (2010). Más allá de la seguridad democrática: Agenda hacia nuevos horizontes. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Cancino, C., Morales y Bonilla, C. (2008). Gestión responsable del negocio. Revista Estudio de Información y Control de Gestión, 14(1), 8-25.

Carroll, A. (1999). Corporate Social Responsibility. Business & Society, 38(3), 268-295. https://doi.org/10.1177/000765039903800303

Carneiro, M. (2004). La Responsabilidad social corporativa interna. La nueva frontera de los recursos humanos. ESIC Editorial.

Coller, X. (2000). Estudio de Casos. Cuadernos Metodológicos No 30. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS).

Díaz, N. (2014). Responsabilidad Social Empresarial y Creación de Valor Compartido, Sostenibilidad Gerencial. Daena: International Journal of Good Conscience, 9(3), 127-144.

Galindo, L. (1998). Técnicas de investigación en sociedad, cultura y comunicación. Pearson Educación.

Garriga, E. y Melé, D. (2004). Corporate Social Responsibility Theories: Mapping the Territory. Journal of Business Ethics, 53(1-2), 51-71. https://doi.org/10.1023/B:BUSI.0000039399.90587.34

Gawande, A. (2011). El efecto Checklist: Cómo una simple lista de comprobación elimina errores y salva vidas. A. Bosch (Ed.). Barcelona.

Gómez, E. y Loyola, L. (2004). Responsabilidad Social empresarial en materia de relaciones laborales. (Seminario de Título). Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Económicas y Administración, Escuela de Economía, Santiago de Chile. Recuperado de http://www.cybertesis.cl/tesis/uchile/2004/gomezj_c/sources/gomezj_c.pdf

Freeman, E. (1984). Strategic Management: A Stakeholder Approach. Boston: Pitman.

Lara, M. (2003). La responsabilidad social de la empresa. Implicaciones Contables. Madrid: Edisofer.

Neiman, G. y Quaranta, G. (2006). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En: Vasilachis de Gialdino (Comp.), Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa.

Organización Internacional del Trabajo, OIT, Asociación Nacional de Industriales, ANDI y Cámara Junior de Colombia

Capítulo Antioquia, JCI. (2002). Manual para la elaboración de un Balance Social.

Rodríguez, G., Gil, J. y García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Aljibe.

Rodríguez, H. y Malaver, M. (2011). La organización: los stakeholders y la responsabilidad social. Documento de investigación No. 97. Recuperado de http://www.urosario.edu.co/urosario_files/a0/a019d4bc-3670-4966-881c-ccaabf47d85c.pdf

Rojas, A. y Olaya, J. (s.f.). Responsabilidad Social Empresarial: Su origen, evolución y desarrollo en Colombia. Recuperado de http://notaria1tuquerres.com.co/sitio/sites/default/files/normativa/responsabilidad_social_empresarial_su_origen_evolucion_y_desarrollo_en_colombia.pdf

Stake, R. (1988). Investigación con estudio de caso (4ta. Ed.). Madrid: Editorial Morata. Server, R. y Villalonga, I. (2005). La Responsabilidad Social Corporativa (RSC) y su gestión integrada. CIRIEC-ESPAÑA, (53), 137-161.

Toro, D. (2006). El enfoque estratégico de la responsabilidad social corporativa: revisión de la literatura académica. Intangible Capital, 2(14), 338-358.

Zadek, S. (2005). El camino hacia la responsabilidad corporativa. Harvard Business Review, 83(8), 60-69.

Como Citar

Taimal Puetate, A. (2019). Responsabilidade Social Empresarial como abordagem de gestão (Norma ISO 26000): Empresa Prestadora de Saúde, Dimensão Interna. Revista Criterios, 21(1), 283–307. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1846

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: