Guia de postura terapêutica para estudantes quinta série

Autores

  • Eunice Yarce Pinzón Universidad Mariana
  • Jesús Andrés Martínez Herrera
  • Karol Guisell Muñoz Enríquez
  • Imelda Villota Ramírez

Palavras-chave:

hábitos posturais, prevenção das doenças, promoção da saúde, avaliação postural

Resumo

A pesquisa foi de natureza mista; a população constou de 30 alunos da quinta série do Ensino Luis Eduardo Romo no corregimento de Buesaquillo. Para realizar a análise de informações, foi aplicado um instrumento de Avaliação Postural em estudantes, resultando em hábitos posturais inadequados e constantes, tais como: costas curvadas,
a carga e as forças suportadas superiores a 3 kg, posição sentada que eles adotam a maior parte do tempo na jornada escolar.

Biografia do Autor

Eunice Yarce Pinzón, Universidad Mariana

Terapeuta Ocupacional; Especialista en Gestión para el Desarrollo Empresarial. Docente asesora de investigación, Universidad Mariana; integrante del grupo de investigación B.I.O.H. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Jesús Andrés Martínez Herrera

Terapeuta Ocupacional, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Karol Guisell Muñoz Enríquez

Terapeuta Ocupacional, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Imelda Villota Ramírez

Terapeuta Ocupacional, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Alberola, S., Pérez, I., Casares, I., Cano, A. y Andrés, J. (2010). Mochilas escolares y dolor de espalda en la población infantil. Rev Pediatr Aten Primaria, 12(3), 85-97. https://doi.org/10.4321/S1139-76322010000400002

Barría, R. y Méndez, F. (2014). Justicia social y justicia ocupacional en psiquiatría forense. Una perspectiva desde la terapia ocupacional. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 14(2), 161-172. https://doi.org/10.5354/0719-5346.2014.35719

Castro, A. (2013). Posturas viciosas y su relación con patologías funcionales de la columna vertebral en los niños de sexto año “c” de educación básica de la Escuela Fiscal Liceo Juan Montalvo del Cantón Ambato periodo enero-junio 2012. (Trabajo de Grado). Ecuador.

Congreso de la Republica de Colommbia. (2005). Ley 949 del 2005. Diario Oficial. Bogotá. Espinoza-Navarro, O., Valle, S., Berrios, G.,

Horta, J., Rodríguez, H. y Rodríguez, M. (2009). Prevalencia de alteraciones posturales en niños de Arica-Chile. Efectos de un

programa de mejoramiento de la postura. Int. J. Morphol., 27(1), 25-30.

Goyes, D. (2012). Implementación de una propuesta en higiene postural desde terapia ocupacional para favorecer el desempeño escolar en los niños y niñas de segundo de primaria de la IEM Ciudad de Pasto. (Tesis de Pregrado). Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Hernández, R., Fernández, C., Baptista, P. (1991). Metodología de la Investigación. México: McGraw-Hill.

Kendall, H. y Kendall, F. (1985). Músculos Pruebas y Funciones (2da. ed.). Barcelona: Wadsworth G.E. Editorial Jims.

Kielhofner, G. (2002). Modelo de la Ocupación Humana: Teoría y Aplicación (3ra. ed.). Madrid: Editorial Médica Panamericana.

Martínez, O., Gairin, E. y Sallan, J. (2007). El desarrollo profesional de los docentes de secundaria incidencias de algunas variables personales y de actuación profesional. (Tesis de Doctorado). Universidad Autónoma de Barcelona, España.

Miralles, R. (2002). Biomecánica clínica del aparato locomotor. Barcelona: Masson SA.

Ministerio de Salud. (1993). Resolución 8430 de 1993. Bogotá. Recuperado de http://www.dib.unal.edu.co/promocion/etica_res_8430_1993.pdf

Morán, F., Carrasco, M. y Merejildo, K. (2013). Influencia de la higiene postural en la presencia de escoliosis en escolares de 8 a 13 años. Escuela “Dr. Otto Arosemena Gómez”. (Trabajo de Grado). Universidad Estatal Península de Santa Elena, La Libertad, Ecuador.

Sancho, M. y Núñez, M. (2010). Las mochilas escolares y el dolor de espalda. Asociación Española de Pediatría. Recuperado de http://www.madridsalud. Es/tema s/ las_mochilas_escolares.php

Vidal, J., Borràs, P., Cantallops, J., Ponseti, X. y Palou, P. (2010). Propuesta de intervención para la prevención del dolor de espalda en el ámbito escolar. Trances, 2(6), 536-551.

Prieto, M. (2011). La Percepción Corporal y Espacial. Revista Digital Innovación y Experiencias Educativas, (38), 1-8.

Rodríguez, P. (2006). Educación física y salud en primaria. Hacia una educación corporal, significativa y autónoma. Barcelona: INDE Publicaciones.

Como Citar

Yarce Pinzón, E., Martínez Herrera, J. A., Muñoz Enríquez, K. G., & Villota Ramírez, I. (2019). Guia de postura terapêutica para estudantes quinta série. Revista Criterios, 22(1), 317–326. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1825

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações