Prática profissional e impacto emocional

Autores

  • Mireya Elizabeth Vallejo Erazo Universidad Mariana

Palavras-chave:

impacto emocional, pr

Resumo

O presente artigo reflete o impacto emocional dos alunos de Trabalho social,
ao início da prática profissional nas instituições de ensino da cidade de Pasto,
de modo que a partir dele, é possível identificar alguns elementos significativos
acadêmicos e emocionais, que podem servir de referência ao processo letrado
que é ensinado na Academia, destinado a lograr uma educação integral. A
este propósito, as referências foram o currículo do programa, o conceito de
mudança como um gerador de crises nas pessoas, entre outros conceitos e
abordagens epistemológicos, ligados ao processo de adaptação do aluno ao
contexto educacional da prática profissional.

Biografia do Autor

Mireya Elizabeth Vallejo Erazo, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía. Docente Programa Trabajo Social, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Anderson, R. (1994). La conducta humana en el medio social: enfoque sistémico de la sociedad. Gedisa Editorial.

Bolinches, A. (1996). El Cambio Psicológico. Un camino para la superación personal. DEBOLSILLO.

Bowler, P. y Morus, I. (2007). Introducción: Ciencia, sociedad e historia. En: Panorama general de la ciencia moderna (pp. 1-27). Madrid: Crítica.

Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro: Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el siglo XXI, presidida por Jacques Delors. Correo de la UNESCO.

Diccionario Soviético de Filosofía. (1965). Montevideo: Ediciones Pueblos Unidos. Recuperado de http://www.filosofia.org/enc/ros/cambio.htm

Domínguez, M. (2006). La formación para la práctica profesional del trabajador social. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2002396.pdf

Diccionario interactivo ABC. (2007-2015). Recuperado de http://www.definicionabc.com/general/interactivo.php

Erikson, E. (1968). Identity: youth and crisis. Nueva York: W.W. Norton. Federación Internacional de Trabajadores

Sociales (FITS). (2000). Definición del Trabajo Social, Asamblea General de Montreal (Canadá). Recuperado de www. Ifsw.org

Mayor, F. (2010). La paz es el camino. Recuperado de www.fund-culturadepaz.org/spa/03/2010/FMZ_UNED_feb2010.pdf

Pérez, L., Pérez, C., Gómez, F. y Munuera, F. (1989). Reflexiones sobre las prácticas de Trabajo Social. ESC. U. de Trabajo Social, (2), 143-157.

Poveda, P. (2003). El poder de la autoestima: como potencializar este importante proceso psicológico. México: Paidós.

Simó Algado, S. y Thibeau, R. (2007). La torre de marfil: educación para el mundo contemporáneo. Revista Informativa de la Asociación Profesional Española de Teraputas Ocupacionales, 41, 57-68.

Universidad Mariana. (s.f.). Programa de Trabajo Social. Recuperado de www.unimar.edu.co

Vázquez, A. (2007). Psicóloga Clínica. San Juan, Puerto Rico.

Como Citar

Vallejo Erazo, M. E. (2019). Prática profissional e impacto emocional. Revista Criterios, 22(1), 281–192. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1822

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações