Ensino superior inclusivo e diversidade, um olhar psicanalítico no ensino superior

Autores

  • Esteban Ruiz Moreno Universidad Mariana

Palavras-chave:

diversidade, ensino superior, inclusão, psicanálise lacaniana, subjetividade

Resumo

Existem alguns fenômenos que vão além das questões curriculares, pedagógicas,
didáticas, metodológicas, etc., no atual ensino superior. Subjetividade geralmente
é excluída, buscando que o ensino envolve homogeneização, padronização,
fazendo com que a totalidade dos alunos reproduza o mesmo. Diante disso,
emergiram propostas interessantes nos últimos anos, que levam a abordagem
da diversidade e, em menor grau, a inclusão, para dar um lugar diferente aos
agentes do ensino superior. Por outro lado, a psicanálise lacaniana contribui
significativamente para a problemática da subjetividade, conceito que permite
retomar em certa medida os termos diversidade e inclusão.
Tendo em conta o que precede, pode-se perguntar: Como compreender as
possibilidades de diversidade e inclusão no ensino superior colombiano? Que
contribuições podem fornecer a psicanálise para apoiar algum tipo de proposta
nesse sentido? As questões levantadas em primeiro lugar orientarão a presente reflexão sobre o ensino superior e a psicanálise, a fim de proporcionar
algumas contribuições à diversidade, em maior medida, e à inclusão como um
construto de solidariedade com a primeira.
As abordagens da psicanálise são propostas com referência às teorias e
desenvolvimentos de Jacques Lacan, autor de grande relevância da história
da psicanálise, a ponto de originar uma tendência da psicanálise chamada
psicanálise lacaniana. Em relação à diversidade no campo educacional, alguns
autores de relevância internacional são retomados por sua relevância no
momento presente.

Biografia do Autor

Esteban Ruiz Moreno, Universidad Mariana

Psicoanalista, Foro de Psicoanálisis del Campo Lacaniano de Pasto - IF; Psicólogo. Profesor tiempo
completo de Psicología, profesor investigador Maestría en Pedagogía, Universidad Mariana. Integrante del grupo de investigación INDAGAR. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Arnaiz, P. (2000). Educar en y para la diversidad. Recuperado de http://diversidad.murciaeduca.es/tecnoneet/docs/2000/4-2000.pdf.

Descartes, R. (1992). Discurso del método. Bogotá: Planeta.

Echeita, G. y Ainscow, M. (2008). La educación inclusiva como derecho. Marco de referencia y pautas de acción para el desarrollo de una revolución pendiente. Recuperado de https://www.uam.es/personal_pdi/stmaria/sarrio/DOCUMENTOS,%20ARTICULOS,%20PONENECIAS,/Educacion%20inclusiva%20como%20derecho.%20Ainscow%20y%20Echeita.pdf.

Eggen, P. y Kauchat, D. (1999). Estrategias Docentes. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Freud, S. (1992). ¿Debe el psicoanálisis enseñarse en la universidad? Obras Completas. Vol. XVII. Buenos Aires: Amorrortu.

Freud, S. (1993). Análisis terminable e interminable. Obras Completas. Vol. XXIII. Buenos Aires: Amorrortu.

Kant, I. (1999). Respuesta a la pregunta: ¿Qué es la ilustración? Filosofía de la historia. Buenos Aires: Editorial Nova.

Lacan, J. (1995). El Seminario de Jacques Lacan. Libro 11. Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis. Buenos Aires: Paidós.

Lacan, J. (2003a). La ciencia y la verdad. Escritos II. Ciudad de México: Siglo XXI.

Lacan, J. (2003b). Variantes de la cura-tipo. Escritos I. Ciudad de México: Siglo XXI.

Lacan, J. (2008a). El Seminario de Jacques Lacan. Libro 17. El reverso del psicoanálisis. Buenos Aires: Paidós.

Lacan, J. (2008b). El Seminario de Jacques Lacan. Libro 16. De un Otro al otro. Buenos Aires: Paidós.

Magendzo, A. (2004). Educar para la diversidad. En la construcción de una sociedad democrática es imperativo reconocer la legitimidad del Otro-Otra. Altablero, (28). Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-87388.html.

Millot, C. (1990). Freud anti-pedagogo. Ciudad de México. Paidós.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2013) Lineamientos. Política de educación superior inclusiva. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-340146_recurso_1.pdf.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (s.f.). Pedagogía. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-80185.html.

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2005). Guidelines for inclusion: Ensuring Access to Education for All. Recuperado de http://unesco.org/educacion/inclusive.

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2006). La diversidad cultural. Recuperado de http://www.unesco.org/bpi/pdf/memobpi36_culturaldiversity_es.pdf.

Palacio, L. (2011). El psicoanálisis y su enseñanza. El asunto del método en la investigación psicoanalítica. Medellín: Departamento de Psicoanálisis de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanas de la Universidad de Antioquia.

Suárez, M. (2000). Las corrientes pedagógicas contemporáneas y sus implicaciones en las tareas del docente y en el desarrollo curricular. Revista Acción pedagógica, 9(1 y 2), 42-51.

Uribe, J. (2009). Comentario de texto a la sesión del 26 de noviembre de 1969: Producción de los 4 discursos. Revista Indecible, (4). Los cuatro discursos en cuestión. Medellín: Asociación Foro del Campo Lacaniano de Medellín.

Zuleta, E. (2007). Educación y Democracia: un campo de combate. Bogotá: Fundación Estanislao Zuleta.

Como Citar

Ruiz Moreno, E. (2016). Ensino superior inclusivo e diversidade, um olhar psicanalítico no ensino superior. Revista Criterios, 23(1), 15–29. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1783

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações