La calistenia, una estrategia fundamental para disminuir el sedentarismo en los estudiantes de la I.E.M. Liceo José Félix Jiménez sede Madre Caridad grado cuarto
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.fedumar10-1.art-7Palavras-chave:
calistenia, capacidades fisicas, fuerza, resistencia, flexibilidadResumo
O objetivo principal do projeto de pesquisa foi usar a calistenia como estratégia fundamental para reduzir o sedentarismo nos alunos da instituição educacional municipal José Félix Jiménez, sede de Madre Caridad, portanto, propõe-se identificar os fatores físicos, emocionais e sociais que provocar o sedentarismo nesta população, para posteriormente conceber e implementar a calistenia como estratégia pedagógica. Foi através de um estudo qualitativo com uma abordagem social crítica suportada por um tipo de investigação-ação (IA), aplicada a 30 alunos do ensino básico (15 rapazes e 15 raparigas). Além disso, foram consideradas técnicas de coleta de informações como observação participante; e como instrumentos: o diário pedagógico. Os resultados obtidos mostram uma instituição com um determinado número de alunos que apresentam um estilo de vida sedentário, com os quais é trabalhado um processo de atividades físicas, mas é necessário implementar alguma formação para os professores que lhes permita uma formação adequada no sentido de promover a prática de exercício, com vista à melhoria contínua do processo de ensino e/ou aprendizagem da instituição. Ainda, cabe especificar que a estratégia obteve impacto positivo ao favorecer o desenvolvimento físico, emocional e competitivo, despertando o espírito esportivo e contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.
Biografia do Autor
Julián David Burbano Palacios
Universidad Mariana. Licenciado en Educación Básica Primaria.
Estefanny Melissa Bravo Belalcázar
Universidad Mariana. Licenciada en Educación Básica Primaria.
Ángela Gabriela Segura Pabón
Universidad Mariana. Licenciada en Educación Básica Primaria.
Maria Victoria Villacrez Oliva, Universidad Mariana
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana. Licenciada en Educación Básica con Énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Universidad de Nariño. Asesora de la investigación.
Referências
Celdrán, A., Valero, A. y Sánchez-Alcaraz, B. J. (2016). La importancia de la educación física en el sistema educativo. EmásF, Revista Digital de Educación Física, (43), 83-96.
Cigarroa, I., Sarqui, C. y Zapata-Lamana, R. (2016). Efectos del sedentarismo y obesidad en el desarrollo psicomotor en niños y niñas: Una revisión de la actualidad latinoamericana. Revista Universidad y Salud, 18(1), 156-169. https://doi.org/10.22267/rus.161801.27 DOI: https://doi.org/10.22267/rus.161801.27
Del Río-Alijas, R. y Díaz-Torre, A. H. (2015). Calistenia. Volviendo a los orígenes. EmásF, Revista Digital de Educación Física, (33), 87-96.
Jiménez-Simón, C. A. (2021). El entrenamiento de las capacidades físicas condicionales de los salvavidas. Un enfoque teórico-metodológico. Ciencia y Deporte, 6(2), 122-137.
Medina, S. V., Mocha, J. A., Naranjo, M. T. y Lozada, A. F. (2019). Eating disorders that impact sports performance. Ciencia Digital, 3(2.5), 46-58. https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i2.5.529 DOI: https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i2.5.529
Organización Mundial de la Salud (OMS). (s.f.). Estrategia mundial sobre el régimen alimentario, actividad física y salud. https://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA57/A57_R17-sp.pdf
Ossorio, D. (2012). Deporte, contexto social y familia. La cuestión de las actitudes de los padres. https://www.efdeportes.com/efd165/deporte-contexto-social-y-familia.htm
Parlebas, P. (2001). Juegos, deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Paidotribo.
Pérez-Navero, J. L. y Tejero, M. Á. (s.f.). Actividad física y deporte en la infancia y adolescencia: recomendaciones e investigación en nuestro medio. https://acortar.link/9e5ThK
Ruiz, O. (2012). Metodología de la investigación cualitativa (5.a ed.). Universidad de Deusto.
Sáenz-López, P., Duque, V. H., Almagro, B. J. y Conde, C. (2020). Baloncesto y emociones: una revisión sistemática. Revista de Ciencias del Deporte 16(1), 73-84.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fedumar Pedagogía y Educación
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Fedumar Pedagogía y Educación es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)