La calistenia, una estrategia fundamental para disminuir el sedentarismo en los estudiantes de la I.E.M. Liceo José Félix Jiménez sede Madre Caridad grado cuarto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.fedumar10-1.art-7

Palavras-chave:

calistenia, capacidades fisicas, fuerza, resistencia, flexibilidad

Resumo

O objetivo principal do projeto de pesquisa foi usar a calistenia como estratégia fundamental para reduzir o sedentarismo nos alunos da instituição educacional municipal José Félix Jiménez, sede de Madre Caridad, portanto, propõe-se identificar os fatores físicos, emocionais e sociais que provocar o sedentarismo nesta população, para posteriormente conceber e implementar a calistenia como estratégia pedagógica. Foi através de um estudo qualitativo com uma abordagem social crítica suportada por um tipo de investigação-ação (IA), aplicada a 30 alunos do ensino básico (15 rapazes e 15 raparigas). Além disso, foram consideradas técnicas de coleta de informações como observação participante; e como instrumentos: o diário pedagógico. Os resultados obtidos mostram uma instituição com um determinado número de alunos que apresentam um estilo de vida sedentário, com os quais é trabalhado um processo de atividades físicas, mas é necessário implementar alguma formação para os professores que lhes permita uma formação adequada no sentido de promover a prática de exercício, com vista à melhoria contínua do processo de ensino e/ou aprendizagem da instituição. Ainda, cabe especificar que a estratégia obteve impacto positivo ao favorecer o desenvolvimento físico, emocional e competitivo, despertando o espírito esportivo e contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Julián David Burbano Palacios

Universidad Mariana. Licenciado en Educación Básica Primaria.

Estefanny Melissa Bravo Belalcázar

Universidad Mariana. Licenciada en Educación Básica Primaria.

Ángela Gabriela Segura Pabón

Universidad Mariana. Licenciada en Educación Básica Primaria.

Maria Victoria Villacrez Oliva, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana. Licenciada en Educación Básica con Énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Universidad de Nariño. Asesora de la investigación.

Referências

Celdrán, A., Valero, A. y Sánchez-Alcaraz, B. J. (2016). La importancia de la educación física en el sistema educativo. EmásF, Revista Digital de Educación Física, (43), 83-96.

Cigarroa, I., Sarqui, C. y Zapata-Lamana, R. (2016). Efectos del sedentarismo y obesidad en el desarrollo psicomotor en niños y niñas: Una revisión de la actualidad latinoamericana. Revista Universidad y Salud, 18(1), 156-169. https://doi.org/10.22267/rus.161801.27 DOI: https://doi.org/10.22267/rus.161801.27

Del Río-Alijas, R. y Díaz-Torre, A. H. (2015). Calistenia. Volviendo a los orígenes. EmásF, Revista Digital de Educación Física, (33), 87-96.

Jiménez-Simón, C. A. (2021). El entrenamiento de las capacidades físicas condicionales de los salvavidas. Un enfoque teórico-metodológico. Ciencia y Deporte, 6(2), 122-137.

Medina, S. V., Mocha, J. A., Naranjo, M. T. y Lozada, A. F. (2019). Eating disorders that impact sports performance. Ciencia Digital, 3(2.5), 46-58. https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i2.5.529 DOI: https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i2.5.529

Organización Mundial de la Salud (OMS). (s.f.). Estrategia mundial sobre el régimen alimentario, actividad física y salud. https://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA57/A57_R17-sp.pdf

Ossorio, D. (2012). Deporte, contexto social y familia. La cuestión de las actitudes de los padres. https://www.efdeportes.com/efd165/deporte-contexto-social-y-familia.htm

Parlebas, P. (2001). Juegos, deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Paidotribo.

Pérez-Navero, J. L. y Tejero, M. Á. (s.f.). Actividad física y deporte en la infancia y adolescencia: recomendaciones e investigación en nuestro medio. https://acortar.link/9e5ThK

Ruiz, O. (2012). Metodología de la investigación cualitativa (5.a ed.). Universidad de Deusto.

Sáenz-López, P., Duque, V. H., Almagro, B. J. y Conde, C. (2020). Baloncesto y emociones: una revisión sistemática. Revista de Ciencias del Deporte 16(1), 73-84.

Como Citar

Burbano Palacios, J. D., Bravo Belalcázar, E. M., Segura Pabón, Ángela G., & Villacrez Oliva, M. V. (2023). La calistenia, una estrategia fundamental para disminuir el sedentarismo en los estudiantes de la I.E.M. Liceo José Félix Jiménez sede Madre Caridad grado cuarto. Fedumar Pedagogí­a Y Educación, 10(1), 79–95. https://doi.org/10.31948/rev.fedumar10-1.art-7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-12

Edição

Seção

Artículos