La competencia expresiva corporal en la enseñanza de la educación física a través de la danza en los estudiantes de segundo grado del Liceo Ronditas de San Juan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.fedumar10-1.art-1

Palavras-chave:

Educación física, competencia expresiva corporal, danza nariñense.

Resumo

O objetivo principal do projeto de pesquisa foi desenvolver a competência expressiva corporal em alunos do segundo ano, portanto, buscou identificar características de competência expressiva corporal presentes neles e então desenhar uma proposta pedagógica que permitisse fortalecê-la. Este projeto foi realizado através de um estudo qualitativo com uma abordagem social crítica suportada por um tipo de investigação-ação (IA), aplicada a 15 alunos do ensino básico (9 raparigas e 6 rapazes). Além disso, considerou-se a observação participante como técnica de coleta de dados e o diário de campo como instrumento. Os resultados obtidos mostram na população a trabalhar que 47% dos alunos têm dificuldade na lateralidade também na comunicação gestual e expressão de emoções, mas graças à proposta pedagógica que foi desenvolvida e aplicada, foi possível incorporar atividades pedagógicas lúdicas nas quais os alunos vivenciaram diferentes momentos que lhes permitiram fortalecer habilidades e habilidades corporais, faciais e de comunicação dentro de um espaço lúdico e fora do convencional.

Biografia do Autor

Dania Fernanda López Cueltán

Licenciada en Educación Básica Primaria, Universidad Mariana.

Maria Victoria Villacréz Oliva, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana. Licenciada en Ciencias Naturales, Universidad de Nariño. Asesora de la investigación.

Referências

Bermúdez-Torres, C. y Sáenz-López, P. (2019). Emociones en educación física: una revisión bibliográfica. Retos, nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (36), 597-603. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.70447 DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.70447

Cristancho, L. F., Toro, J. S. y Durán, C. (2022). Neuromarketing: los sentidos como oportunidad de potencializar la industria textil en Colombia [Trabajo de Especialización, Universidad EAN]. http://hdl.handle.net/10882/11993

García, E. (2018). La comunicación gestual. Teoría de la mente y neuronas espejo. Anales Ranm, 2(135), 22-33. https://doi.org/10.32440/ar.2018.135.02.supl01.art02 DOI: https://doi.org/10.32440/ar.2018.135.02.supl01.art02

Garzón-Palomino, Y. A. (2018). Afianzamiento de la lateralidad mediante la expresión corporal [Tesis de Pregrado, Universidad Libre]. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/17617

Juajibioy, H., Oviero, J. A., Huertas, H. D., Gallego, N. S., Gómez, F. C. y Bernal, O.A. (2022). Investigar e innovar en ambientes diversos con sustento en el desarrollo humano sostenible. Editorial UNIMAR. https://doi.org/10.31948/editorialunimar.172 DOI: https://doi.org/10.31948/editorialunimar.172

Luna, J. L. y Pérez, J. S. (2019). Guía para el desarrollo de la expresión corporal en la clase de educación física, en estudiantes de 7 a 9 años del Liceo Campestre Crecer [Tesis de Pregrado, Universidad del Valle]. https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/entities/publication/6f9f7a2f-d127-4f3b-ac4a-db3f1c3149d0

Maigual, A. J., Bucheli, M. C. y Villacrez, M. V. (2020). Runaykachay de ser pastuso: hacia el fortalecimiento de la identidad cultural. Revista Fedumar, Pedagogía y Educación, 7(1), 151-169. https://doi.org/10.31948/10.31948/rev.fedumar7-1.art10 DOI: https://doi.org/10.31948/10.31948/rev.fedumar7-1.art10

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2010). Documento N°. 15. Orientaciones Pedagógicas para la Educación Física Recreación y Deporte. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-340033_archivo_pdf_Orientaciones_EduFisica_Rec_Deporte.pdf

Martínez, A. E. y Martínez, W. A. (2017). Análisis correlacional entre educación física y danza contemporánea para fortalecer la competencia expresiva corporal [Tesis de Pregrado, Corporación Universitaria Minuto de Dios]. https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/5945

Ortiz, A., Jiménez, I. y Priego, J. I. (2022). Validez y reproducibilidad de una rúbrica para el análisis de la expresividad en la danza. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (45), 943-952. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91197 DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91197

Paiz-Varela, R. (2020). Comienzo y origen de la filosofía: el asombro. Revista Ciencia Multidisciplinaria Cunori, 4(2), 163-170. https://doi.org/10.36314/cunori.v4i2.141 DOI: https://doi.org/10.36314/cunori.v4i2.141

Porras, M. y Salazar, P. (2017). La danza como medio de rescate de la identidad cultural [Tesis de Pregrado, Universidad Técnica de Cotopaxi]. http://repositorio.utc.edu.ec/bitstream/27000/3939/1/T-UTC-0375.pdf

Ramírez, L. E., Arcila, A., Buriticá, L. E. y Castrillón, J. (2004). Paradigmas y modelos de investigación. Guía didáctica y módulo (2.a ed.). Fundación Universitaria Luis Amigó.

Rodríguez, S., García, N., Herráiz, D., Prieto, M., Martínez, M., Picazo, S. M., Castro, I. y Bernal, S. (2010). Métodos de investigación en educación especial. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/97/o/IA._Madrid.pdf

Saiz-Colomina, P., Giménez-Meseguer, J., García-Martínez, S. y Ferriz-Valero, A. (2021). Beneficios de la danza sobre las habilidades sociales y emocionales en Educación Física en la etapa de Educación Primaria. Un análisis cualitativo. Revista Electrónica Transformar, 2(4), 35-46.

Strauss, A. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. https://diversidadlocal.files.wordpress.com/2012/09/bases-investigacion-cualitativa.pdf

Vera, A. y Jara-Coatt, P. A. (2017). El paradigma sociocrítico y su contribución al prácticum en la formación inicial docente. https://www.researchgate.net/publication/353830474_El_paradigma_socio_critico_y_su_contribucion_al_Practicum_en_la_formacion_inicial_docente

Zapateiro, J., Poloche, S. y Camargo, L. (2018). Orientación espacial: una ruta de enseñanza y aprendizaje centrada en ubicaciones y trayectorias. Revistas Universidad Pedagógica Nacional, (43), 119-136. https://doi.org/10.17227/ted.num43-8654 DOI: https://doi.org/10.17227/ted.num43-8654

Como Citar

López Cueltán, D. F., & Villacréz Oliva, M. V. (2024). La competencia expresiva corporal en la enseñanza de la educación física a través de la danza en los estudiantes de segundo grado del Liceo Ronditas de San Juan. Fedumar Pedagogí­a Y Educación, 10(1), 9–25. https://doi.org/10.31948/rev.fedumar10-1.art-1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-01-25

Edição

Seção

Artículos