Gamificação educacional como uma estratégia didática para o desenvolvimento de habilidades artísticas
DOI:
https://doi.org/10.31948/Biumar7-1-art5Palavras-chave:
gamificação educacional, habilidades artísticas, sentimentos, emoções, criatividade, maginação, processos de ensino-aprendizagemResumo
A gamificação educacional é uma estratégia para aprimorar as habilidades artísticas das crianças em transição, levando em conta que essa é uma parte fundamental de seu crescimento, ajudando-as a expressar seus sentimentos e emoções, desenvolver seu pensamento criativo, resolver problemas e se relacionar melhor com os outros ao longo da vida. Com a ajuda da gamificação educacional, os processos de ensino e aprendizagem são aprimorados, motivando as crianças da primeira infância por meio de atividades que atraem sua atenção e aperfeiçoam sua aprendizagem no campo acadêmico.
Biografia do Autor
Leidy Alejandra Álvarez Ibarra
Correo: leialvarez@umariana.edu.co
Referências
Alvarado, L. y García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Revista Universitaria de Investigación, 9(2), 187-202. https://www.redalyc.org/pdf/410/41011837011.pdf
Cabrera, M. F. (2019). Gamificación como estrategia didáctica para la enseñanza-aprendizaje del inglés en el grado transición del Colegio Nuestra Señora del Carmen en Villavicencio, (Meta) [Tesis de pregrado, Corporación Universitaria Iberoamericana]. Ibero. https://repositorio.ibero.edu.co/entities/publication/52c6e565-fe14-4dc3-bbe1-3e473c26f38c
Calvache, D. M. (2020). Proyecto pedagógico de aula una herramienta para fortalecer el clima escolar en el grado de preescolar del colegio Nueva Colombia en Llorente Nariño [Tesis de pregrado, Universidad Santo Tomás]. CRAiusTA. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/29351
Espinoza, R. y Ríos, S. (2017). El diario de campo como instrumento para lograr una práctica reflexiva [Memoria]. XIV Congreso Nacional de Investigación - COMIE, San Luis Potosí.
Fernández, J. (2001). Elementos que consolidad el concepto de profesión. Notas para su reflexión. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 3(2), 23-39. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/40
Gallegos-Trejo, B. V. (2022). Arte en preescolar. Acervo digital educativo. https://ade.edugem.gob.mx/handle/acervodigitaledu/65018?show=full
García, J., Pacheco, D., Díez, M. y García, E. (2010). La metodología observacional como desarrollo de competencias en el aprendizaje. International Journal of Developmental and Educational Psychology, (3), 211-218.
Gómez-Díaz, R. y García-Rodríguez, A. (2018). Bibliotecas, juegos y gamificación: una tendencia de presente con mucho futuro. Anuario ThinkEPI, 12, 125-135. https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.13 DOI: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.13
Gutiérrez, J. y Garzón, N. (2022). Sistematización de una experiencia de innovación para animar la oraliteratura entre infantes y familias [Tesis de pregrado, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. RIUD. https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/30678
Jiménez, A., Rivera, J. y Valencia, M. (2015). El arte una estrategia para descubrir el mundo interior del niño. [Tesis de pregrado, Universidad del Tolima] RIUT. https://repository.ut.edu.co/entities/publication/81d2e850-1cd5-4178-b6ca-e32f4b347a4a
Kuhn, T. (2006). La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica.
Ley 115 de 1994. (1994, 8 de febrero). Congreso de Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf
Ley 1804 de 2016. (2016, 2 de agosto). Congreso de Colombia. Diario oficial No. 49.953. https://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/30021778
Mendivel, L. (2011). El arte en la educación de la primera infancia: una necesidad impostergable. Educación, 20(39), 23-36. https://doi.org/10.18800/educacion.201102.002 DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.201102.002
Microsoft. (2023). Bing (versión 11 diciembre).[Animales de granja]. https://acortar.link/uLiMIx
Microsoft. (2023). designer (versión 11 diciembre).[Animales de granja]. https://designer.microsoft.com/image-creator
Pérez. Y., Pinzón, A. y Porras, M. (2014). Desarrollo de habilidades artísticas en preescolar, mediante modelo e-learning, usando un blog. Revista Perspectivas Educativas, 7(1), 79-93. https://revistas.ut.edu.co/index.php/perspectivasedu/article/view/669
Pineda, M. E. y Orozco P. A. (2018). Habilidades de pensamiento creativo a través de la educación artística en los estudiantes de 4to y 5to grado de la I.E. San Gerardo del municipio de Leiva- Nariño [Tesis de maestría no publicada]. Universidad Mariana.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Biumar es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)