Gamificação educacional como uma estratégia didática para o desenvolvimento de habilidades artísticas

Autores

  • Leidy Alejandra Álvarez Ibarra

DOI:

https://doi.org/10.31948/Biumar7-1-art5

Palavras-chave:

gamificação educacional, habilidades artísticas, sentimentos, emoções, criatividade, maginação, processos de ensino-aprendizagem

Resumo

A gamificação educacional é uma estratégia para aprimorar as habilidades artísticas das crianças em transição, levando em conta que essa é uma parte fundamental de seu crescimento, ajudando-as a expressar seus sentimentos e emoções, desenvolver seu pensamento criativo, resolver problemas e se relacionar melhor com os outros ao longo da vida. Com a ajuda da gamificação educacional, os processos de ensino e aprendizagem são aprimorados, motivando as crianças da primeira infância por meio de atividades que atraem sua atenção e aperfeiçoam sua aprendizagem no campo acadêmico.

Biografia do Autor

Leidy Alejandra Álvarez Ibarra

Correo: leialvarez@umariana.edu.co

Referências

Alvarado, L. y García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Revista Universitaria de Investigación, 9(2), 187-202. https://www.redalyc.org/pdf/410/41011837011.pdf

Cabrera, M. F. (2019). Gamificación como estrategia didáctica para la enseñanza-aprendizaje del inglés en el grado transición del Colegio Nuestra Señora del Carmen en Villavicencio, (Meta) [Tesis de pregrado, Corporación Universitaria Iberoamericana]. Ibero. https://repositorio.ibero.edu.co/entities/publication/52c6e565-fe14-4dc3-bbe1-3e473c26f38c

Calvache, D. M. (2020). Proyecto pedagógico de aula una herramienta para fortalecer el clima escolar en el grado de preescolar del colegio Nueva Colombia en Llorente Nariño [Tesis de pregrado, Universidad Santo Tomás]. CRAiusTA. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/29351

Espinoza, R. y Ríos, S. (2017). El diario de campo como instrumento para lograr una práctica reflexiva [Memoria]. XIV Congreso Nacional de Investigación - COMIE, San Luis Potosí.

Fernández, J. (2001). Elementos que consolidad el concepto de profesión. Notas para su reflexión. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 3(2), 23-39. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/40

Gallegos-Trejo, B. V. (2022). Arte en preescolar. Acervo digital educativo. https://ade.edugem.gob.mx/handle/acervodigitaledu/65018?show=full

García, J., Pacheco, D., Díez, M. y García, E. (2010). La metodología observacional como desarrollo de competencias en el aprendizaje. International Journal of Developmental and Educational Psychology, (3), 211-218.

Gómez-Díaz, R. y García-Rodríguez, A. (2018). Bibliotecas, juegos y gamificación: una tendencia de presente con mucho futuro. Anuario ThinkEPI, 12, 125-135. https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.13 DOI: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.13

Gutiérrez, J. y Garzón, N. (2022). Sistematización de una experiencia de innovación para animar la oraliteratura entre infantes y familias [Tesis de pregrado, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. RIUD. https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/30678

Jiménez, A., Rivera, J. y Valencia, M. (2015). El arte una estrategia para descubrir el mundo interior del niño. [Tesis de pregrado, Universidad del Tolima] RIUT. https://repository.ut.edu.co/entities/publication/81d2e850-1cd5-4178-b6ca-e32f4b347a4a

Kuhn, T. (2006). La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica.

Ley 115 de 1994. (1994, 8 de febrero). Congreso de Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Ley 1804 de 2016. (2016, 2 de agosto). Congreso de Colombia. Diario oficial No. 49.953. https://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/30021778

Mendivel, L. (2011). El arte en la educación de la primera infancia: una necesidad impostergable. Educación, 20(39), 23-36. https://doi.org/10.18800/educacion.201102.002 DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.201102.002

Microsoft. (2023). Bing (versión 11 diciembre).[Animales de granja]. https://acortar.link/uLiMIx

Microsoft. (2023). designer (versión 11 diciembre).[Animales de granja]. https://designer.microsoft.com/image-creator

Pérez. Y., Pinzón, A. y Porras, M. (2014). Desarrollo de habilidades artísticas en preescolar, mediante modelo e-learning, usando un blog. Revista Perspectivas Educativas, 7(1), 79-93. https://revistas.ut.edu.co/index.php/perspectivasedu/article/view/669

Pineda, M. E. y Orozco P. A. (2018). Habilidades de pensamiento creativo a través de la educación artística en los estudiantes de 4to y 5to grado de la I.E. San Gerardo del municipio de Leiva- Nariño [Tesis de maestría no publicada]. Universidad Mariana.

Como Citar

Álvarez Ibarra, L. A. (2023). Gamificação educacional como uma estratégia didática para o desenvolvimento de habilidades artísticas. Revista Biumar, 7(1), 56–67. https://doi.org/10.31948/Biumar7-1-art5

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-12

Edição

Seção

Artículos