Proposta didática baseada em elementos da música andina tradicional de Nariño
DOI:
https://doi.org/10.31948/Biumar7-1-art2Palavras-chave:
educação, música, identidade, culturaResumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa, responde à seguinte pergunta-problema: Qual é uma proposta didática relevante para a educação artístico-musical na sexta série da Institución Educativa del Sur, na cidade de Ipiales, que inclua elementos da música tradicional andina de Nariño? O objetivo desta pesquisa foi identificar os interesses e as necessidades da população estudantil do sexto ano em relação à educação musical, como insumo para a elaboração de uma proposta didática baseada na música tradicional andina de Nariño, uma vez que foi demonstrada a falta de estratégias pedagógicas que integrem os temas de forma transversal. Assim, a pesquisa segue o marco do paradigma qualitativo, com um enfoque hermenêutico-histórico e uma pesquisa do tipo diagnóstico-propositivo.
Biografia do Autor
Jairo Enrique Ordoñez Enríquez, Institución Educativa del Sur – Ipiales.
Candidato a Magíster en Pedagogía; licenciado en Música. Docente de la Institución Educativa del Sur – Ipiales.
Referências
Anderson, W. y Campbell, P. (1996). Multicultural Perspectives in music Education. R&L Education.
Bastidas, J. (2003). Son sureño. Ediciones Testimonio.
Costa, L (2003). Practica pedagógica y música tradicional. Revista Electrónica de LEEME, (12), 1-7. https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/9744
Criollo, D. (2014). Proyecto de pasantía "rescate de los valores de la identidad musical nariñense, a través de la enseñanza y creación de un ensamble instrumental con niños de tercero, cuarto y quinto de primaria de la institución Madre Caridad". [Tesis de pregrado, Universidad de Nariño]. SIRED. http://sired.udenar.edu.co/id/eprint/2161
Cruz, J. y Intxausti, N. (2013). La educación artística en Nicaragua: Una investigación en el marco de la cooperación educativa Iberoamericana. Revista iberoamericana de educación, 61, 143-158. https://doi.org/10.35362/rie610605
Davis, R. (2009). Educación musical e identidad cultural. En D. Lines (coord.), La educación musical para el nuevo milenio. El futuro de la teoría y la práctica de la enseñanza y del aprendizaje (pp. 71-90). Morata.
Fernández, A., Montenegro, B. y Salinas, J. (2017). La evaluación educativa como estrategia de aprendizaje: estudio realizado en la Escuela Normal José Martí. Matagalpa, 2016. https://repositorio.unan.edu.ni/7585/
Forero, C. (2010). La investigación en el aula como estrategia de acción docente: Aproximación desde el paradigma cualitativo. Revista Docencia Universitaria, 11(1), 13-54. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistadocencia/article/view/1910
Medina, C. (2001). Paradigmas de la investigación sobre lo Cuantitativo y lo Cualitativo. Revista Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 10, 79-84. https://doi.org/10.18359/rcin.1382
Rodríguez, V. (2021). Material didáctico musical complementario para el fortalecimiento del proceso de enseñanza y aprendizaje en las asignaturas de lenguaje, matemáticas e inglés del grado primero de la institución Educativa Sagrado Corazón de Jesús del municipio de San Lorenzo [Tesis de posgrado, Universidad Mariana]. Pasto.
Small, C. (1989). Música, sociedad y educación. Editorial Alianza.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Biumar es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)