Proposta didática baseada em elementos da música andina tradicional de Nariño

Autores

  • Jairo Enrique Ordoñez Enríquez Institución Educativa del Sur – Ipiales.

DOI:

https://doi.org/10.31948/Biumar7-1-art2

Palavras-chave:

educação, música, identidade, cultura

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa, responde à seguinte pergunta-problema: Qual é uma proposta didática relevante para a educação artístico-musical na sexta série da Institución Educativa del Sur, na cidade de Ipiales, que inclua elementos da música tradicional andina de Nariño? O objetivo desta pesquisa foi identificar os interesses e as necessidades da população estudantil do sexto ano em relação à educação musical, como insumo para a elaboração de uma proposta didática baseada na música tradicional andina de Nariño, uma vez que foi demonstrada a falta de estratégias pedagógicas que integrem os temas de forma transversal. Assim, a pesquisa segue o marco do paradigma qualitativo, com um enfoque hermenêutico-histórico e uma pesquisa do tipo diagnóstico-propositivo.

Biografia do Autor

Jairo Enrique Ordoñez Enríquez, Institución Educativa del Sur – Ipiales.

Candidato a Magíster en Pedagogía; licenciado en Música. Docente de la Institución Educativa del Sur – Ipiales.

Referências

Anderson, W. y Campbell, P. (1996). Multicultural Perspectives in music Education. R&L Education.

Bastidas, J. (2003). Son sureño. Ediciones Testimonio.

Costa, L (2003). Practica pedagógica y música tradicional. Revista Electrónica de LEEME, (12), 1-7. https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/9744

Criollo, D. (2014). Proyecto de pasantía "rescate de los valores de la identidad musical nariñense, a través de la enseñanza y creación de un ensamble instrumental con niños de tercero, cuarto y quinto de primaria de la institución Madre Caridad". [Tesis de pregrado, Universidad de Nariño]. SIRED. http://sired.udenar.edu.co/id/eprint/2161

Cruz, J. y Intxausti, N. (2013). La educación artística en Nicaragua: Una investigación en el marco de la cooperación educativa Iberoamericana. Revista iberoamericana de educación, 61, 143-158. https://doi.org/10.35362/rie610605

Davis, R. (2009). Educación musical e identidad cultural. En D. Lines (coord.), La educación musical para el nuevo milenio. El futuro de la teoría y la práctica de la enseñanza y del aprendizaje (pp. 71-90). Morata.

Fernández, A., Montenegro, B. y Salinas, J. (2017). La evaluación educativa como estrategia de aprendizaje: estudio realizado en la Escuela Normal José Martí. Matagalpa, 2016. https://repositorio.unan.edu.ni/7585/

Forero, C. (2010). La investigación en el aula como estrategia de acción docente: Aproximación desde el paradigma cualitativo. Revista Docencia Universitaria, 11(1), 13-54. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistadocencia/article/view/1910

Medina, C. (2001). Paradigmas de la investigación sobre lo Cuantitativo y lo Cualitativo. Revista Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 10, 79-84. https://doi.org/10.18359/rcin.1382

Rodríguez, V. (2021). Material didáctico musical complementario para el fortalecimiento del proceso de enseñanza y aprendizaje en las asignaturas de lenguaje, matemáticas e inglés del grado primero de la institución Educativa Sagrado Corazón de Jesús del municipio de San Lorenzo [Tesis de posgrado, Universidad Mariana]. Pasto.

Small, C. (1989). Música, sociedad y educación. Editorial Alianza.

Como Citar

Ordoñez Enríquez, J. E. (2023). Proposta didática baseada em elementos da música andina tradicional de Nariño. Revista Biumar, 7(1), 18–30. https://doi.org/10.31948/Biumar7-1-art2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-12

Edição

Seção

Artículos