A música tradicional da zona rural do município de Pasto
DOI:
https://doi.org/10.31948/Biumar6-1-art6Palavras-chave:
música tradicional, zona rural de Pasto, ritmos tradicionais, o papel das mulheresResumo
A pesquisa foi realizada sob o paradigma qualitativo e seu escopo foi descritivo, o que implicou identificar músicos, grupos, diretores musicais e compositores em contextos sociais e culturais onde eles interagem, em torno dos concursos de música rural do município de Pasto de 2007 a 2011 Como parte da discussão deste trabalho, expõe-se que a identidade musical da área rural não se limita a temas musicais populares ou obras conhecidas como ‘sonsureños’; pelo contrário, a pesquisa revela que existe uma identidade musical com vários gêneros musicais tradicionais na zona rural do município, que geram mais identidades que convivem e interagem em um mesmo território geográfico-cultural. Com os resultados, foi possível identificar a localização geográfica das aldeias e povoados, a música executada pelos músicos, diretores musicais e compositores e os formatos instrumentais mais comuns.
Biografia do Autor
Luis Alfonso Caicedo Rodríguez, Universidad de Nariño
Magíster en Educación, Universidad de Nariño. Especialista en Pedagogía, Universidad Mariana.
Licenciado en Música con énfasis en dirección de Banda, Universidad de Nariño. Profesor de Tiempo
Completo, Universidad de Nariño.
Referências
Acuerdo Número 013. (2002, 31 de julio). Consejo Municipal de Pasto. https://concejodepasto.gov.co/wp-content/uploads/2018/08/Acuerdo-013-1.pdf
Alcaldía de Pasto y Programa de las Naciones Unidad para el Desarrollo (PNUD). (2009). Pasto Ciudad Región, Bases para una política de inclusión productiva para la población en situación de pobreza y vulnerabilidad. Impresol Ediciones Ltda.
Bastidas, J. (2003). Son Sureño. Ediciones Testimonio.
Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá del dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3.ª ed.). Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.
Galindo-Morales, L. (2015). Equidad de género en las orquestas profesionales de Colombia. Revista Folios, 1(42), 3-15. https://doi.org/10.17227/01234870.42folios3.15
Intendencia de Montevideo. (2019). Desigualdades de género en la música. En Reflexiones a partir del II Simposio Internacional de Mujeres Directoras de Orquesta. https://issuu.com/lateraldiseno/docs/im_ii_simposio
Jurado, J. (2017, 2 de octubre). Quisindi quindi, una expresión que personifica los sonidos del sur del país. Radio Nacional Pasto. https://www.radionacional.co/cultura/quisindi-quindi-unaexpresion-que-personifica-los-sonidos-del-surdel-pais
Ministerio de Cultura. (2003). Plan Nacional de Música para la Convivencia. Escuelas de música tradicional. https://docplayer.es/15192297-Iii-parametros-de-formacionpara-las-escuelas-de-musica-tradicional-11-niveles-y-componentes-en-la-propuesta-deescuela-de-musicas-tradicionales.html
Miñana, C. (2000). Entre el folklore y la etnomusicología. 60 años de estudios sobre la música popular tradicional en Colombia. A Contratiempo, Revista de música en la cultura, 1(11), 36-49.
Sachs, C. & Erich, V. (1914). Systematik der Musikinstrumente. Ethnologie und Urgeschichte, 1(66),4-5.
Secretaría Municipal de Cultura. (2012). Programación del 10° Concurso de música campesina de Pasto. file:///C:/Users/UMARIANA/Downloads/10_concurso_musica_campesina_programacion.pdf
Sevilla, M. (2009). Las músicas tradicionales como instancias de producción cultural: el caso de Villa Rica (Cauca). Signo y Pensamiento, 28(55), 218-232.
Valencia, V., Ministerio de Cultura, PNMC y Programa Nacional de Músicas Populares. (2004). Cartilla de iniciación musical “Pitos y Tambores”. https://www.mincultura.gov.co/proyectoeditorial/Pages/Cartilla-de-iniciaci%C3%B3n-musical-Pitos-y-tambores.aspx
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Biumar es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)