Práticas pedagógicas interculturais nos licenciados en formação da Faculdade de Belas Artes da Universidade Popular del Cesar

Autores

  • José Omar Varela Herrera Básica Primaria Universidad Mariana CAT Valledupar, Cesar.
  • Leiden Liseth Márquez Rodríguez Institución Educativa Alfonso López Pumarejo, Valledupar, Colombia. https://orcid.org/0000-0003-3720-9978

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.2-art10

Palavras-chave:

interculturalidade, práticas pedagogicas, licenciados en formação

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar as práticas pedagógicas interculturais dos licenciados en formação da Faculdade de Belas Artes da Universidad Popular del Cesar. Metodologicamente, enquadrou-se na tradição qualitativa a partir de uma perspectiva fenomenológica, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de informações. Os dados revelaram fragilidades dos docentes e discentes como informantes do processo de pesquisa quanto ao seu conhecimento sobre a abordagem educacional intercultural, além disso, a entrevista mostrou que eles atribuem significado às práticas pedagógicas interculturais na formação docente. As conclusões apontaram para a necessidade de fornecer uma série de diretrizes para a ação pedagógica para potencializar e otimizar as práticas interculturais que atualmente são utilizadas por professores e alunos para contribuir com a abordagem da interculturalidade no cenário educacional.

Biografia do Autor

José Omar Varela Herrera, Básica Primaria Universidad Mariana CAT Valledupar, Cesar.

Maestrante en Pedagogía; Socióloga. Labora en la Asociación de Autoridades Tradicionales, Indígenas AWA, Cabildo Mayor Awa de Ricaurte - CAMAWARI. Profesor de la Básica Primaria Universidad Mariana CAT Valledupar, Cesar.

Leiden Liseth Márquez Rodríguez, Institución Educativa Alfonso López Pumarejo, Valledupar, Colombia.

Doctorante en Educación UBJ (México); Magíster en la enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales; Bióloga. Docente Institución Educativa Alfonso López Pumarejo, Valledupar, Colombia.

Referências

Aguado, T. (2003). La educación intercultural: concepto, paradigmas, realizaciones. En Lecturas de pedagogía diferencial (pp. 89-104). Editorial Dykinson.

Aguado, T. y del Olmo, M. (Coord.). (2009). Educación intercultural, perspectivas y propuestas. Editorial Centro de Estudios Ramón Areces S. A.

Aliendres, J. y Mejía, I. (2020). La formación del docente de educación intercultural bilingüe desde la perspectiva de los actores pedagógicos [Tesis de Pregrado, Universidad San Ignacio de Loyola]. https://repositorio.usil.edu.pe/server/api/core/bitstreams/ab3a7420-94ac-44be-8453-4f929e79cb5d/content

Álvarez-Gayou, J. L. (2003). Cómo hacer investigación cualitativa. Fundamentos y metodología. Paidós Ecuador.

Andrade, M. C. y Muñoz, C. (2004). El taller crítico: una propuesta de trabajo interactivo. Tábula Rasa, (2), 251-262. https://doi.org/10.25058/20112742.216 DOI: https://doi.org/10.25058/20112742.216

Arias-Odón, F. G. (2006). El proyecto de la investigación. Introducción a la metodología científica (5.a ed.). Editorial Episteme.

Artavia, C. y Cascante, L. (2009). Componentes teóricos para la comprensión de la pedagogía intercultural como práctica. Revista Electrónic@ Educare, 13(1), 53-73. https://doi.org/10.15359/ree.13-1.5 DOI: https://doi.org/10.15359/ree.13-1.5

Barragán, D. F., Gamboa, A. A. y Urbina, J. E. (Comp.). (2012). Práctica pedagógica. Perspectivas teóricas. Universidad Francisco de Paula Santander y Ecoé Ediciones.

Cid-García, M. (2010). Educación e interculturalidad en sociedades complejas. Tensiones y alternativas. http://didacticaylenguaje.blogspot.com/2010/08/educacion-e-interculturalidad-en.html

Corbetta, S., Bonetti, C., Bustamante, F. y Vergara, A. (2018). Enfoque de interculturalidad Educación intercultural bilingüe en los sistemas educativos latinoamericanos. CEPAL, UNICEF.

Díez, M. L. (2004). Reflexiones en torno a la interculturalidad. Cuadernos de Antropología Social, (19), 191-213.

Flick, U. (2007). Introducción a la Investigación Cualitativa (2.a ed.). Editorial Morata.

Fuster, D. E. (2019). Investigación cualitativa: método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), 201-229. DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2019.v7n1.267

García, D. P. y Jutinico, M. S. (2018). La educación intercultural: una mirada desde las experiencias educativas. Innovación, interculturalidad pedagógica. https://magisterio.com.co/articulo/la-educacion-intercultural-una-mirada-desde-las-experiencias-educativas/

García, R. (2003). Formación del profesorado en pedagogía intercultural: contenidos actitudinales. ESE, Estudios sobre Educación, (4), 47- 66.

Guido, S. P., García, D. P., Lara, G. A., Jutinico, M. S., Benavides, A. L., Delgadillo, I. S., Sandoval, B. y Bonilla, H. A. (2013). Experiencias de educación indígena en Colombia: entre prácticas pedagógicas y políticas para la educación de grupos étnicos. Universidad Pedagógica Nacional.

Guzmán, N. Y. y Muñoz, A. (2020). Tejiendo interculturalidad en una escuela para todos [Tesis de Maestría, Fundación Universitaria Los Libertadores]. https://repository.libertadores.edu.co/bitstream/handle/11371/3224/Guzman_Mu%C3%B1oz_2020.pdf?sequence=4&isAllowed=y

Heidegger, M. (1998). Introducción a la fenomenología de la religión. Fondo de Cultura Económica.

Leiva, J. J. (2012). La formación en educación intercultural del profesorado y la comunidad educativa. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 8-31.

López, L. E. (Ed.). (2009). Interculturalidad, educación y ciudadanía. Perspectivas latinoamericanas. Plural Editores.

Martínez, M. (1996). Comportamiento Humano. Nuevos Métodos de investigación. Editorial Trillas.

Martínez, M. (2004). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Editorial Trillas.

Medina, P. (2009). Repensar la educación intercultural en nuestras Américas. Decisio, (24), 3-12.

Pérez Serrano, G. (2004). Investigación cualitativa. Retos e interrogantes y Métodos. Editorial La Muralla.

Pineda, E. B., De Alvarado, E. L. y De Canales, F. H. (1994). Metodología de la investigación (2.a ed.). Organización Panamericana de la Salud.

Ramírez, J. (10 de agosto de 2013). Indígenas del Cesar sin calidad de vida. El Pilón. https://elpilon.com.co/indigenas-del-cesar-sin-calidad-de-vida/

Strauss, A. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquia.

Universidad Popular del Cesar. (2016). Políticas institucionales. Educación Inclusiva. Universidad Popular del Cesar.

Valverde, A. (2010). La formación docente para una educación intercultural en la escuela secundaria. Cuicuilco, 17(48), 133-146.

Como Citar

Varela Herrera, J. O., & Márquez Rodríguez, L. L. (2022). Práticas pedagógicas interculturais nos licenciados en formação da Faculdade de Belas Artes da Universidade Popular del Cesar. Revista Criterios, 29(2), 161–180. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.2-art10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-22

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações