Responsabilidade Social Empresarial como abordagem de gestão (Norma ISO 26000): Empresa Prestadora de Saúde, Dimensão Interna
Palavras-chave:
Práticas, Responsabilidade Social Empresarial, saúdeResumo
Este estudo é parte de uma pesquisa de professores levada a cabo pelo grupo CONTAR da Universidade Mariana, com o objetivo de determinar o estatuto de responsabilidade social empresarial (RSE), nas empresas no departamento de Nariño, considerando neste caso, o sector da saúde. O objetivo principal é determinar as percepções, práticas e expectativas de Responsabilidade Social Corporativa na dimensão interna do objeto de estudo, de acordo com a Norma ISO 26000. A pesquisa adotou uma abordagem mista, onde o qualitativo faz referência às expectativas do grupo focal; e o quantitativo determina as percepções e práticas de RSE; a abordagem foi experimental, o tipo de estudo foi descritivo, desenvolvido através de estudo de caso como método de pesquisa. O instrumento de coleta de dados identificou as percepções e determinou as práticas de RSE, faz sua análise e sistematização no pacote estatístico SPSS. Os resultados sugerem a necessidade de executar políticas, programas, projetos e atividades relacionadas com o cumprimento da RSE, uma vez que a adoção dessas práticas vai ajudar a melhorar o nível de compromisso que a organização tem.
Biografia do Autor
Amanda Taimal Puetate
Diseñadora Industrial, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Referências
Alonso, L. (2003). La mirada cualitativa en sociología. Madrid: Fundamentos.
Argandoña, A. y Silva, R. (2011). ISO 26000, Una Guía Para La Responsabilidad Social De Las Organizaciones. Cuadernos de la Cátedra “la Caixa” de Responsabilidad Social de la Empresa y Gobierno Corporativo” Caixa” de Responsabilidad Social
de la Empresa y Gobierno Corporativo. Recuperado de http://comunicarseweb.com.ar/download.php?tipo=acrobat&view=1&dato=1308234290_catedralacaixa_vol11_Final_tcm5-6 No 11.
Buelvas, E., Jost, S. y Restrepo, M. (2010). Más allá de la seguridad democrática: Agenda hacia nuevos horizontes. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
Cancino, C., Morales y Bonilla, C. (2008). Gestión responsable del negocio. Revista Estudio de Información y Control de Gestión, 14(1), 8-25.
Carroll, A. (1999). Corporate Social Responsibility. Business & Society, 38(3), 268-295. https://doi.org/10.1177/000765039903800303
Carneiro, M. (2004). La Responsabilidad social corporativa interna. La nueva frontera de los recursos humanos. ESIC Editorial.
Coller, X. (2000). Estudio de Casos. Cuadernos Metodológicos No 30. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS).
Díaz, N. (2014). Responsabilidad Social Empresarial y Creación de Valor Compartido, Sostenibilidad Gerencial. Daena: International Journal of Good Conscience, 9(3), 127-144.
Galindo, L. (1998). Técnicas de investigación en sociedad, cultura y comunicación. Pearson Educación.
Garriga, E. y Melé, D. (2004). Corporate Social Responsibility Theories: Mapping the Territory. Journal of Business Ethics, 53(1-2), 51-71. https://doi.org/10.1023/B:BUSI.0000039399.90587.34
Gawande, A. (2011). El efecto Checklist: Cómo una simple lista de comprobación elimina errores y salva vidas. A. Bosch (Ed.). Barcelona.
Gómez, E. y Loyola, L. (2004). Responsabilidad Social empresarial en materia de relaciones laborales. (Seminario de Título). Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Económicas y Administración, Escuela de Economía, Santiago de Chile. Recuperado de http://www.cybertesis.cl/tesis/uchile/2004/gomezj_c/sources/gomezj_c.pdf
Freeman, E. (1984). Strategic Management: A Stakeholder Approach. Boston: Pitman.
Lara, M. (2003). La responsabilidad social de la empresa. Implicaciones Contables. Madrid: Edisofer.
Neiman, G. y Quaranta, G. (2006). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En: Vasilachis de Gialdino (Comp.), Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa.
Organización Internacional del Trabajo, OIT, Asociación Nacional de Industriales, ANDI y Cámara Junior de Colombia
Capítulo Antioquia, JCI. (2002). Manual para la elaboración de un Balance Social.
Rodríguez, G., Gil, J. y García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Aljibe.
Rodríguez, H. y Malaver, M. (2011). La organización: los stakeholders y la responsabilidad social. Documento de investigación No. 97. Recuperado de http://www.urosario.edu.co/urosario_files/a0/a019d4bc-3670-4966-881c-ccaabf47d85c.pdf
Rojas, A. y Olaya, J. (s.f.). Responsabilidad Social Empresarial: Su origen, evolución y desarrollo en Colombia. Recuperado de http://notaria1tuquerres.com.co/sitio/sites/default/files/normativa/responsabilidad_social_empresarial_su_origen_evolucion_y_desarrollo_en_colombia.pdf
Stake, R. (1988). Investigación con estudio de caso (4ta. Ed.). Madrid: Editorial Morata. Server, R. y Villalonga, I. (2005). La Responsabilidad Social Corporativa (RSC) y su gestión integrada. CIRIEC-ESPAÑA, (53), 137-161.
Toro, D. (2006). El enfoque estratégico de la responsabilidad social corporativa: revisión de la literatura académica. Intangible Capital, 2(14), 338-358.
Zadek, S. (2005). El camino hacia la responsabilidad corporativa. Harvard Business Review, 83(8), 60-69.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |