A competição cidadã de coexistência e paz com os alunos do nono série do Instituição de Ensino Municipal Cabrera - Pasto
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.1-art10Palavras-chave:
Competência , competência cívica, formação cívica, convivência, pazResumo
Este texto é resultado de uma pesquisa cujo problema foi: Como fortalecer o desenvolvimento da competência cidadã para a convivência e a paz com os alunos do 9º ano da Instituição de Ensino Municipal Cabrera de Pasto? O desenho metodológico da pesquisa foi proposto a partir de um paradigma qualitativo de abordagem hermenêutica e etnográfica. Foi tomada como unidade de trabalho 20 alunos e 6 professores da instituição. Como técnicas de coleta de informações foram utilizadas a análise documental, a entrevista etnográfica, a observação participante, o grupo focal e a oficina diagnóstica. Como resultados, apresenta-se a análise do nível de desempenho cognitivo, emocional, comunicativo e integrativo dos alunos com seus pontos fortes e fracos e a avaliação das estratégias de ensino-aprendizagem dos professores em relação à disciplina.
Biografia do Autor
Alberto Vianey Trujillo-Rodríguez, Universidad Mariana
Magíster en Filosofía. Docente Departamento de Humanidades, Universidad Mariana; docente de aula de la Secretaría de Educación Municipal de Pasto.
José Elías Champutiz-Guancha, Institución Educativa Colegio José Eusebio Caro
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana. Docente asesor de la Secretaría de Educación del Huila.
Referências
Alemany, I., Ortiz, M., Rojas, G. y Herrera, L. (2012). Convivencia escolar, percepciones de los profesores de primaria y secundaria de la ciudad autónoma de Melilla. Revista Iberoamericana de Educación, 60(1), 5. 10.35362/rie6011334
Badilla, L. (2006). Fundamentos del paradigma cualitativo en la investigación educativa. Revista de Ciencias del Ejercicio de la Salud, 4(1), 42-51.
Céspedes, C. y López, M. (2013). Comprensión de las prácticas educativas que median la convivencia escolar. Institución Educativa Augusto Zuluaga Patiño y Fundación Universitaria del Área Andina de la ciudad de Pereira. Universidad Tecnológica de Pereira.
Chaux, E., Lleras, J. y Velásquez, A. (Comp.). (2004). Competencias ciudadanas. De los estándares al aula: una propuesta de integración a las áreas académicas. Ministerio de Educación y Ediciones Uniandes.
Chaux, E. y Ruiz, A. (2005). La formación de competencias ciudadanas. ASCOFADE.
Chaux, E., Bustamante, A., Castellano, M., Jiménez, M., Nieto, A.M., Rodríguez, G.I., Blair, R., Molano, A., Ramos, C. y Velázquez, A.M. (2008). Aulas en paz 2. Estrategia pedagógica. Revista Interamericana de Educación para la Democracia, 1(2), 1-23.
Decreto 1038 de 2015. (2015, 25 de mayo). Ministerio de Educación Nacional. http://wp.presidencia.gov.co/sitios/normativa/decretos/2015/Decretos2015/DECRETO%201038%20DEL%2025%20DE%20MAYO%20DE%202015.pdf
García, J.Á. (2011). Modelo educativo basado en competencias: importancia y necesidad. Revista Electrónica ‘Actualidades investigativas en educación’, 11(3), 1-24.
Giraldo, M. (2011). Abordaje de la investigación cualitativa a través de la teoría fundamentada en los datos. Ingeniería Industrial. Actualidad y Nuevas Tendencias, 2(6), 79-86.
Gobernación de Nariño. (2012). Plan de Desarrollo Departamental 2012-2015 Nariño mejor. República de Colombia y Gobernación de Nariño.
Henao, R., López, D., Mosquera, E. y Pardo, N. (2014). Narrativas de jóvenes sobre los sentidos de convivencia pacífica en la escuela. Universidad de Manizales CINDE.
Hernández, D.F. (2016). Competencias ciudadanas de convivencia y paz en estudiantes de grado once del municipio de Girardota - Antioquia. Diseño, validación y aplicación de una escala sobre conocimientos y prácticas [Tesis de Maestría, Universidad de Antioquia]. http://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/5242
Jiménez, M., Lleras, J. y Nieto, A. (2010). La paz nace en las aulas: evaluación del programa de reducción de la violencia en Colombia. Universidad de la Sabana.
Marina, J.A. (2010). La competencia de emprender. Revista de Educación, (351), 49-71.
Martínez, R. (s.f.). Los estados del conocimiento de la investigación educativa: su objeto, método y su epistemología. https://www.academia.edu/24445585/Los_estados_de_conocimiento_de_la_investigaci%C3%B3n_educativa_Su_objeto_su_m%C3%A9todo_y_su_epistemolog%C3%ADa
Marroquín, M., Trejo, H., Guerrero, L.A. y Valverde, Ó. (2016). Modelo pedagógico de la Universidad Mariana. Editorial UNIMAR.
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2004). Estándares básicos de competencias ciudadanas. Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Estándares básicos de competencias en Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciudadanas. Ministerio de Educación Nacional.
Ramos, A. (2013). El juego como estrategia didáctica para la enseñanza de las competencias ciudadanas en los estudiantes de 4-2 de la I.E.M. Marco Fidel Suarez de la ciudad de San Juan de Pasto [Tesis de Pregrado, Universidad de Nariño]. http://sired.udenar.edu.co/2327/
Rebollo, A., Ruiz, E. y García, R. (2017). Preferencias relacionales en la adolescencia según el género. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(1), 58-72.
Restrepo, E. (2016). El proceso de investigación etnográfica. Consideraciones éticas. Etnografías Contemporáneas, 1(1), 162- 179.
Ruiz, J. (2012). Metodología de la investigación cualitativa. Universidad de Deusto.
Sánchez, A. (2005). La relación maestro-alumno: ejercicio del poder y saber en el aula universitaria. Revista de Educación y Desarrollo, (4) 20-27.
Tamayo y Tamayo, M. (2004). El proceso de la investigación científica (4.ª ed.). Limusa Noriega Editores.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2009). Conferencia Mundial sobre Educación Superior 2009: La nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo. UNESCO. http://www.unesco.org/education/WCHE2009/comunicado_es.pdf
Zabalza, M.Á. (2009). Ser profesor universitario hoy. La cuestión universitaria, 5, 68-80.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Criterios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |